Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 11 of 28Next

Neste caso a situação descrita apresenta um caso em que a interação se dá por meio da mediação. Isso ocorre porque o comportamento do professor Pedro é impactado pelo comportamento do aluno André. Ou seja, André participa do comportamento como um organismo vivo, o que caracteriza a interação por meio da mediação.

 

Os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação podem ser identificados quando se analisam as relações entre as tríplices contingências do comportamento do professor Pedro e do aluno André.  As consequências do comportamento de Pedro (André aprender frações) são mediadas pelas ações de André e suas consequências (estudar e aprender frações). Essas interações entre as consequências do comportamento de Pedro e ações e consequências do comportamento de André são chamadas de "sistemas entrelaçados de resposta” ou “sistemas entrelaçados de comportamento” e são características dos comportamentos sociais.

a)É um caso de interação social por meio de participação; o professor quer ensinar e o aluno quer aprender, participação mutua.

b) Interação face a face: nesse caso a relação ocorre entre duas ou mais pessoas de forma presencial. Um exemplo é a interação entre um professor em sala de aula e os alunos. Interação mediada: refere-se a interação feita por meio de um objeto mediador como o telefone e o computador.

c) o processo de interação humana é complexo e ocorre permanentemente entre pessoas, sendo a forma mais frequente e usual representada pelo processo de comunicação, seja verbal ou não verbal.

Meditação.  Os comportamentos sócias são mediados, pela resposta comportamental, de outra pessoa, e pelas consequências dessa resposta. No caso do comportamento agregado o aluno, terá um comportamento de resolver as frações, estimuladas pelo comportamento do professor.

comportamento fo aluno se da pelo estimulo do professor que segue uma sequencia do meio escolar de pedagogia em que sao interacoes meio qie esperadas nesse sistema entrelacado de resposta sendo a resposta o comportamento.

A) A situação descrita demonstra um caso em que a interação é através do meio da mediação. Isso ocorre porque o comportamento do educador é abalado pelo comportamento do estudante André. Isto é, o estudante participa do comportamento como um organismo vivo, o que caracteriza a interação por meio da mediação.

B) Devemos identificar o tipo de interação porque, de acordo com Skinner, que foi um psicólogo behaviorista, para que um comportamento seja tido como social, a interação entre os indivíduos deve ser realizada através da mediação. O que caracteriza o comportamento apresentado como um comportamento social.

C) Os sistemas entrelaçados de comportamento podem ser facilmente reconhecidos quando realizamos as análises da relação entre as hipóteses do comportamento do educador e do estudante. As consequências do comportamento do educador são sob mediação das ações do aluno e seus resultados, que como descrito no texto é estudar e aprender as frações.

De acordo com Skinner (2003), os Sistemas Entrelaçados de Resposta são uma abordagem da psicologia comportamental que busca compreender a interação complexa entre os comportamentos de um indivíduo e o ambiente em que ele está inserido. Skinner propõe que os comportamentos são influenciados por uma rede de estímulos e respostas, formando padrões de comportamento que são moldados e reforçados pelo ambiente. Esses sistemas entrelaçados de resposta são compostos por três elementos principais: estímulo antecedente, comportamento e consequência. O estímulo antecedente é o evento ou contexto que precede o comportamento e pode desencadear a resposta. O comportamento é a ação ou reação do indivíduo em relação ao estímulo antecedente. E a consequência é o evento que ocorre após o comportamento e que pode influenciar sua ocorrência futura.

Skinner enfatiza a importância das consequências na modelagem do comportamento. Se um comportamento é seguido por uma consequência positiva ou recompensadora, é mais provável que seja repetido no futuro. Por outro lado, se um comportamento é seguido por uma consequência negativa ou punitiva, é menos provável que seja repetido. Essa abordagem de sistemas entrelaçados de resposta destaca a complexidade das interações comportamentais e como o ambiente desempenha um papel fundamental na determinação dos comportamentos de um indivíduo. Skinner defende a ideia de que os comportamentos são aprendidos e podem ser modificados por meio de técnicas de condicionamento, como o reforço positivo e negativo.

A relação entre professores e aluno, ambos em posições diferentes,mais necessário para se chegar a um denominador comum.

UM ENSINA OUTRO APRENDE

O professor ensina frações para o aluno. A ação analisada é o processo de ensino realizado pelo professor. A ação do professor é mediada pela ação do aluno; conforme o aluno vai aprendendo ou manifestando dificuldades, o professor vai elaborando as suas estratégias de ensino. Desse modo, o comportamento do aluno impacta a ação do professor (estímulo, resposta e consequência) e vice-versa, o que define um sistema entrelaçado de comportamento.

A; Apresenta um caso de mediação, pois  o professor depende da resposta do aluno para analisar a consequencia dessa resposta.

B:A identificação desses casos é importante para entender como agir dependendo de cada resposta ( no caso do aluno), para assim criar novas estratégias de acordo com as consequencias apresentadas em cada parte do aprendizado.

C: Professor fala, aluno não entende, expressão de indiferença. professor fala aluno entende: expresssão de satisfação.

PreviousPage 11 of 28Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱