Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 12 of 22Next

a) De acordo com a imagem, a situação apresentada pode ser descrita como mediação, levando em consideração que uma outra pessoa está sendo analisada. Um professor ensinando uma nova língua para um aprendiz. Nesse caso, a ação analisada é o processo de ensino realizado pelo professor. Nesse processo, a ação do professor é mediada pela ação do aluno (conforme o aluno vai aprendendo ou demonstrando dificuldades, o professor vai elaborando sua estratégia de ensino). Ou seja, o comportamento da outra pessoa (aluno) impacta no comportamento do indivíduo analisado (professor).

b)Para que possa ser identificado o evento comportamental, o estado e os processos comportamentais. Nessas interações, o comportamento operante (voluntário) de um indivíduo é influenciado pelo comportamento operante de outro. Assim, diferente do que ocorre no processo de interação através da participação, as pessoas que se relacionam sob essas condições são consideradas como organismos vivos.

c)Os sistemas entrelaçados podemos observar a tríplice contingência como o estímulo, resposta e consequência. Essa compreensão é válida para qualquer tipo de comportamento. Entretanto, no caso específico do comportamento social, a tríplice contingência do comportamento de um indivíduo é mediada pela resposta e pela consequência do comportamento de outro.

A Interação Social é uma relação complexa que se desenvolve com a participação não somente dos su- jeitos diretamente envolvidos, mas dos instrumentos de mediação inseridos no contexto sócio-cultural ao qual tais sujeitos pertencem.

Os processos de interação estão estreitamente ligados ao de mediação, pois sempre acontecem mediados por signos ou símbolos, sendo a palavra e a linguagem os principais, assim os conhecimentos são transferidos e internalizados. É devido a esses processos que ocorre a internalização dos saberes, internalização esta que faz com que as crianças que primeiramente precisavam de auxílio para desenvolver tal atividade, comecem a aprender aos poucos como fazê-la sozinha, de forma autônoma.

É o que acontece entre o professor e o aluno no processo de aprendizagem.

Respostas:

a. Interação social por meio de mediação. A mediação é, portanto, um elo que se realiza numa interação constante no processo de aprendizagem. Pode-se dizer, também, que o ato de educar é nutrido pelas relações estabelecidas entre professor-aluno. Muitos fatores influenciam as relações entre os alunos e o professor no cotidiano da sala de aula.

b. O mediador deve ser objetivo para facilitar a organização do diálogo entre os mediados que normalmente, está tão confuso, leva a equívocos e a conclusões precipitadas, não os permitindo compreender a complexidade do conflito, do que está sendo dito e da importância desse momento para as suas vidas.

c. Produção agregada com mediação/controle e contingências entrelaçadas.

O comportamento social é um tipo específico de fenômeno social. Entender como o comportamento de outra pessoa se entrelaça ao comportamento de outra, amplia o entendimento da ação das pessoas no mundo e ajuda a explicar fenônemos complexos como os fenômenos sociais.

A tríplice contingência é uma descrição de relações entre eventos, um estímulo (ou contexto), uma resposta (ou comportamento) e consequência ao ambiente, o estímulo pode ser, basicamente, dividido em: reforçador e punitivo.

Há um um processo de interação em que o professor como educador transmite conhecimento e o aluno como receptor se beneficia de tal aprendizado.

Aprende-se consigo mesmo, ou a partir da interação com outros. Neste caso ocorreu a mediação, onde o professor agiu como mediador nesse processo com André, de ensino-aprendizagem.

De acordo com os pensadores do comportamento social, a interação se deu pelo fato de gerar uma terceira ação dentro daquilo que foi realizado. Um processo dialético entre Pedro e André, onde é Tese, o André a antítese e o conhecimento a síntese.

O comportamento social acontece na relação entre professor e aluno, o que é importante para ambos, por estarem socializando entre sociedade. O estímulo do professor em ensinar o aluno, gera uma resposta que é o aprendizado.

O aprender é adquirido não só biologicamente como naturalmente e ou artificialmente (de forma controlada) por nossas relações no geral (sociocultural) assim como a relação aluno e professor.

De forma que seja uma relação com estimulo, ação e consequência que ajude o aluno a aprender da melhor forma possível.

Um loop é necessário onde o aluno aprende e professor ensina em conjunto até que um dos dois saia do loop, no caso o aluno.

O intermedio ira se fazer muito útil em varios momentos da vida, visto que até o professor pode se tornar um melhor professor assim como o aluno um melhor aluno.

Na situação descrita no desafio, há uma interação social por participação onde o professor participa com a ação de ensinar e o aluno aprendendo.

É importante entender o tipo de interação, para que se possa entender a ação do individuo e a consequência de sua ação no meio.

O sistema entrelaçado de comportamento se dá devido a ação do professor (ensinar frações), que gera uma consequência (comportamento) do aluno(estudar frações), sendo que este também gera outra consequência, que é aprender frações

PreviousPage 12 of 22Next