Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 13 of 22Next

Nesse caso André não funciona com um objeto físico, ele age como um organismo vivo e as consequências são produzidas apenas por meio de uma ação, que na situação apresentada é  estudar/aprender frações.

De acordo com o desafio proposto, a ação do Professor ao ensinar e a ação do Aluno em aprender Matemática, matéria "Frações", gera uma interação social de "Mediação".

A relação entre professor e aluno através dessa intereção social estabelecida por padrões (ensinar/aprender) trás como consequência a transformação intelectual do aluno e isso pode ser caracterizado como sistema entrelaçado de resposta.

O prf está ensinado , o aluno aprendendo , ou seja existe uma resposta social.

Em um jornal ou um filme , também temos  uma interação , lógico a um prazo maior e dependendo de quem ouve, pois a mesma notícia pode ser devastadora pra um e prazer para outro.

A situação descrita apresenta um caso em que a interação se dá por meio da mediação. Isso ocorre porque o comportamento do professor Pedro é impactado pelo comportamento do aluno André. Ou seja, André participa do comportamento como um organismo vivo, o que caracteriza a interação por meio da mediação. Caso fosse uma interação de mera participação, o comportamento de André não seria relevante (André teria o mesmo papel que outro objeto físico qualquer).

É importante identificar o tipo de interação porque, de acordo com Skinner (2003), para que um comportamento seja considerado social, o tipo de interação entre as pessoas deve ser a mediação. Logo, o exemplo acima retrata um comportamento social.

Os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação podem ser identificados quando se analisam as relações entre as tríplices contingências do comportamento do professor Pedro e do aluno André. As consequências do comportamento de Pedro (André aprender frações) são mediadas pelas ações de André e suas consequências (estudar e aprender frações). Essas interações entre as consequências do comportamento de Pedro e ações e consequências do comportamento de André são chamadas de "sistemas entrelaçados de resposta" ou "sistemas entrelaçados de comportamento" e são características dos comportamentos sociais.

Resposta Questão A: A situação descrita mostra um caso de interação social  por meio de mediação, que se dá com o professor Pedro que ensina frações, com o estudante André que aprende frações, cuja consequências deste ensino dependerá da resposta do aluno que tem por objetivo aprender frações.

Resposta Questão B: A importância de identificar o tipo de interação auxilia na compreensão de como comportamentos individuais são influenciados pela ação dos outros, o que torna fundamental para a análise e entendimento da dinâmica que envolve as interações sociais.

Resposta Questão C: Os sistemas entrelaçados de comportamento, podem ser assim descritos,

  1. Sistema Pedro: Contexto: Aula de Matemática           Ação: Ensinar Frações               Consequência: André aprender Frações
  2. Sistema André:                     Aula de Matemática                         Estudar Frações                                              Aprender Frações

A , B e C

A) Mediação

B) É importante para que nao se confunda a Mediação com a participação.

C )Nesse processo, a ação
do professor é mediada pela ação do aluno (conforme o aluno vai aprendendo ou
demonstrando dificuldades, o professor vai elaborando sua estratégia de ensino). Ou
seja, nesse exemplo, o comportamento da outra pessoa (aluno) impacta no compor-
tamento do indivíduo analisado (professor). No caso específico do comportamento social, a tríplice contingência do
comportamento de um indivíduo é mediada pela resposta e pela consequência
do comportamento de outro. Essa relação entre as tríplices contingências de
duas ou mais pessoas é conhecida como “‘sistemas entrelaçados de resposta’
ou ‘sistemas entrelaçados de comportamento’

Na prática

Esteticista

ação analisada necessita da participação da outra pessoa (só se pode realizar a limpeza de pele porque há interação entre esteticista e cliente). Entretanto, essa pessoa (cliente) funciona da mesma forma que um objeto físico qualquer, sua ação não interfere na produção das consequências da ação analisada.

 

OS SERES HUMANOS ESTÃO EM CONSTANTE APRENDIZAGEM. NO CASO, DO ALUNO E PROFESSOR, ELES APRENDEM JUNTOS. O PROFESSOR PASSA O SEU CONHECIMENTO E O ALUNO APRENDE AQUILO QUE É PASSADO. ESSA INTERAÇÃO FAZ COM HAJA TROCA DE EXPERIÊNCIA ENTRE OS DOIS INDIVÍDUOS.

A. Na situação apresentada, a interação social ocorre por meio da mediação, porque o comportamento do professor é correspondido pelo comportamento de André enquanto aluno, logo, o aluno participa do comportamento como um organismo vivo e por isso é considerado uma interação por meio da mediação.

B. Ao identificar qual tipo de interação em caso como este, nós reconhecemos o que Skinner defendeu em sua Teoria Behaviorista: "Para que um comportamento seja tido como social, a interação entre os indivíduos deve ser realizada através da mediação.

C. Os sistemas entrelaçados são percebidos nesse situação ao fazermos análise das relações presentes (considerando as hipóteses do comportamento do professor e do aluno).  As consequências do comportamento do professor estão sob a mediação das ações do aluno e seus resultados.

PreviousPage 13 of 22Next