Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 14 of 22Next

Resposta 1) A situação descrita acontece por meio de mediação, a medida que o aluno vai aprendendo o professor vai elaborando novas formas de ensinar o conteúdo da matéria de matematica, sendo assim a mediação acontece gerando a triplice contingencia.

Resposta 2) A necessidade da identificação da interação  nestes casos se faz necessário pois é preciso identificar a forma que se dá o comportamento social e suas influencias no meio.

Resposta 3) Os sistemas entrelaçados nesta situação são: a interação entre os dois a medida que se dá o conhecimento de um passado pra outro na forma de ensino.

Existe uma mediação pois as ações de um professor são adaptadas conforme a dinâmica da aula que depende do comportamento do aluno.

a-) A interação ocorre por meio da mediação, o estudante participa ativamente da aula, e o professor interage com o aluno , é uma situação ambígua.                                                                                                                                                                  b-)  A relação e interação entre os indivíduos é feita por meio da mediação, ocorrendo um comportamento social.               c-) Os comportamentos sociais são sistemas entrelaçados de reposta.

Está acontecendo um interação social entre professor e aluno e através dessa interação cria a possibilidade do professor ensinar e o aluno aprender.

Neste caso em particular, a Interação Social é uma relação complexa que se desenvolve com a participação não somente dos sujeitos diretamente envolvidos, mas dos instrumentos de mediação inseridos no contexto sócio-cultural ao qual tais sujeitos pertencem.

Nestes casos, a identificação do tipo de interação é importante para que possamos avaliar a efetividade da interação.

 

Interação social por meio de participação.

A) A ação do professor é mediada pela ação do aluno, conforme ele vai aprendendo ou demonstrando dificuldade, o professor vai elaborando sua estratégia de ensino, pois o comportamento do aluno impacta no comportamento do professor.

B) Porque é importante saber as consequências que determinado comportamento irá acarretar.

C) Quando as consequências comportamentais que geram os produtos agregados são influenciadas pelas ações de outras pessoas, ocorre o entrelaçamento de contingências, sendo caracterizado pelo impacto da ação de um indivíduo no comportamento de outro.

Mediação, pois o professor adapta suas ações segundo o comportamento do aluno diante da dinâmica da aula

A situação descrita parece envolver uma interação social por meio de participação.

a) A interação social por meio de participação ocorre quando duas ou mais pessoas interagem diretamente umas com as outras, sem a presença de um mediador ou uma entidade externa. Na situação apresentada, o professor Pedro está ensinando frações diretamente a André, e André está estudando frações diretamente com a orientação de Pedro. Não há uma terceira pessoa ou entidade atuando como mediadora nesse processo. Portanto, essa é uma interação direta entre Pedro e André, caracterizando uma interação social por meio de participação.

b) Identificar o tipo de interação é importante por várias razões:

- Planejamento Educacional: Compreender o tipo de interação social que está ocorrendo permite que os educadores adaptem suas estratégias de ensino e comunicação de acordo com as necessidades e características específicas da interação. Isso ajuda a melhorar o processo educacional.

- Avaliação e Intervenção: Saber como as pessoas interagem em um ambiente de aprendizado permite aos educadores avaliar o progresso e as dificuldades dos alunos. Eles podem intervir de maneira mais eficaz para resolver problemas ou fornecer suporte adicional.

- Melhoria das Relações Sociais: A identificação da natureza da interação social ajuda a promover relações sociais positivas. Se os educadores perceberem que a interação está ocorrendo de maneira inadequada, podem tomar medidas para melhorar o relacionamento entre os alunos e o professor.

c) Os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação podem ser descritos da seguinte forma:

Para o professor Pedro:
- Contexto: Aula de matemática.
- Ação: Ensinar frações.
- Consequência: André aprender frações.

Para o aluno André:
- Contexto: Aula de matemática.
- Ação: Estudar frações.
- Consequência: Aprender frações.

Nesse cenário, o professor Pedro está engajado em uma ação de ensino, enquanto o aluno André está envolvido na ação de aprender. As ações de ambos ocorrem no contexto da aula de matemática e têm consequências específicas relacionadas ao aprendizado das frações. Esses sistemas entrelaçados de comportamento demonstram como o ensino e a aprendizagem estão interligados nessa situação educacional.

A relação estabelecida é de interação, o ato de dar aula é visto como um estuimulo que resulta na resposta de estudar e culmina no comportamento de aprender.

PreviousPage 14 of 22Next