Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 15 of 28Next

a) Ao meu entender, o caso em questão é uma interação por meio da mediação. E acontece porque o comportamento do professor é impactado pelo comportamento do aluno. André é participante do comportamento como um organismo vivo, o qual é caracterizado pela interação por meio da mediação.

b) É importante identificar o tipo de interação porque, de acordo com Skinner (2003), para que um comportamento seja considerado social, o tipo de interação entre as pessoas deve ser a mediação. Logo, o exemplo acima retrata um comportamento social entre duas pessoas.

c) "sistemas entrelaçados de resposta” ou “sistemas entrelaçados de comportamento” são características dos comportamentos sociais. Os quais descrevem as consequências do comportamento do professor como o do aluno As consequências do comportamento de Pedro – Professor (André aprender frações) e as consequências do aluno André ( estudar e aprender frações).

a) A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de participação ou mediação? Justifique
“Quando existe a participação de outra pessoa, a interação entre o indivíduo que realiza a ação e a outra pessoa funciona da mesma forma como a interação entre o indivíduo e um objeto físico qualquer. Ou seja, nesse tipo de comportamento, em que a interação se dá através da mera participação, a ação da outra pessoa não se faz relevante.
Por outro lado, quando a interação entre a outra pessoa e o indivíduo que realiza a ação analisada se dá por meio da mediação, o comportamento operante de um indivíduo é influenciado pelo comportamento operante de outro.”

Sendo assim, na situação descrita a interação se dá por meio de mediação já que o aluno precisa ter alguma reação (no caso, o aprendizado) à ação do professor (ensinar).

b) Por que é importante identificar o tipo de interação em casos como esse?

Em casos como esse é importante identificar o tipo de interação porque interfere diretamente no objetivo dessa interação. Neste caso, se o indivíduo agir como mero participante o objetivo dessa interação, que é o aprendizado, não se concretiza.

c) Descreva os sistemas entrelaçados de comportamento nesse situação.

“Contingências entrelaçadas é um sistema complexo de contingências em que o comportamento de um indivíduo funciona como ambiente (conseqüências e/ou antecedentes) para o comportamento de outros indivíduos, sendo que o comportamento verbal é parte essencial no entendimento dessas contingências e a ligação fundamental necessária para mantê-lo (Glenn, 1991).”

“Contingências entrelaçadas é um sistema complexo de contingências em que o comportamento de um indivíduo funciona como ambiente (conseqüências e/ou antecedentes) para o comportamento de outros indivíduos, sendo que o comportamento verbal é parte essencial no entendimento dessas contingências e a ligação fundamental necessária para mantê-lo (Glenn, 1991).”

As relações sociais internalizadas se convergem em funções mentais. Assim, a partir da mediação do outro ocorre o desenvolvimento dos níveis superiores da mente. Através da mediação a criança se apropria dos modos de comportamento e da cultura, representativos da história da humanidade

O comportamento social, assim como qualquer comportamento, se caracteriza pela interação entre o organismo e o ambiente. Como se trata de comportamento social há duas possibilidades de interpretação: ou se considera o comportamento de grupos de pessoas, ou o comportamento de indivíduos em contato com outras pessoas.

a)Mediação,a consequência de aprender frações de André influi no comportamento do professor ocorrendo a mediação.

b)Sendo uma interação por meio da mediação,o professor deve estar atento as respostas do aluno referente a aprendizagem que devem ser levadas em conta na aula.

c)As consequências de ensinar frações do Pedro são as respostas do aluno,a mediação entre as consequências de ensinar e aprender dentro do contexto da aula de matemática.

No caso apresentado, trata-se de interação social por meio de mediação. Nesse processo, o ato de ensinar frações é o mediador.

A interação entre o indivíduo que realiza a ação e a outra pessoa funciona da mesma forma como a interação entre o indivíduo e um objeto físico qualquer. Ou seja, nesse tipo de comportamento, em que interação se dá através da mera participação, a ação da outra pessoa não se faz relevante.

a) A situação mostrada retrata a participação.

b) É importante identificar o tipo de interação para oferecer melhor resposta e compreensão ao que acontece.

c) De acordo com o e-book de apoio: Essa compreensão é válida para qualquer tipo de comportamento. Entretanto, no caso específico do comportamento social, a tríplice contingência do comportamento de um indivíduo é mediada pela resposta e pela consequênciado comportamento de outro. Essa relação entre as tríplices contingências deduas ou mais pessoas é conhecida como “‘sistemas entrelaçados de resposta’ou ‘sistemas entrelaçados de comportamento’” (SAMPAIO; ANDERY, 2010, p. 184; SKINNER, 2003).

O entrelaçamento de comportamentos refere-se à interconexão e interdependência entre diferentes comportamentos em um sistema complexo, onde as ações individuais afetam e são afetadas por outras ações dentro desse sistema. Isso pode ser observado em uma ampla variedade de contextos, desde ecossistemas naturais até dinâmicas sociais e redes neurais.

Nos sistemas sociais, por exemplo, os comportamentos individuais das pessoas estão frequentemente interligados e influenciam uns aos outros. Um exemplo disso é a difusão de ideias ou comportamentos em uma comunidade. Quando uma pessoa adota uma nova ideia ou comportamento, isso pode influenciar outras pessoas ao seu redor, criando um efeito de propagação.

Da mesma forma, em ecossistemas naturais, os diferentes comportamentos dos organismos estão interligados. Alterações no comportamento de uma espécie podem ter efeitos significativos na cadeia alimentar ou na dinâmica populacional de outras espécies no mesmo ambiente.

Além disso, o entrelaçamento de comportamentos também pode ser observado em sistemas mais complexos, como em algoritmos de inteligência artificial ou em redes neurais, onde diferentes unidades ou partes do sistema interagem e influenciam o comportamento umas das outras para produzir um resultado final.

Essa interconexão entre comportamentos destaca a natureza complexa e dinâmica dos sistemas, onde pequenas mudanças ou ações podem desencadear efeitos em cascata, resultando em consequências significativas em todo o sistema. Compreender o entrelaçamento de comportamentos é fundamental em muitos campos, pois permite antecipar e entender melhor como as mudanças em uma parte do sistema podem impactar o sistema como um todo.

PreviousPage 15 of 28Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱