Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 16 of 28Next

a)Percebe-se neste caso o fenômeno da participação, pois não apresenta um comportamento mediador, esperando apenas a resposta do outro sujeito.

b)É fundamental a identificação das interações para entender de forma comportamental as ações humanas identificando as contingências.

c)Indivíduo 1: Professor, com a tríplice contingência – estímulo, resposta e consequência.

Indivíduo 2: André, com a tríplice contingência – estímulo, resposta e consequência.

Na situação não aparece comportamento mediador.

Na descrição apresentada é um caso de interação que se acontece por meio da mediação. Isso acontece porque o comportamento do professor Pedro, sofre um impacto, uma chamada de atenção ao foco da aula e o aluno André, participa desse conportamento, dessa chamada como organismo vivo, que é uma característica da mediação. Se fosse uma interação sonente dada pela sinpkes participação o comportamento do André não significaria nada, ou não teria sentido, ele seria ou teria o objetivo de outro objeto físico.

Existe um processo de interação de aprendizagem entre professor e aluno, onde a ligação, ali há uma qualificação desse tipo de relação se dá devido aos mesmos objetivos propostos entre as duas pessoas. E nota-se que a interação por mediação, onde o professor reage ao comportamento do aluno, ele sendo uma pessoa participativa trás a interação a ação.

Os sistemas entrelaçados de comportamento de interação, participação e mediação referem-se às complexas relações entre indivíduos em contextos sociais. A interação destaca como as pessoas se envolvem e se comunicam uma com as outras. A participação refere-se à presença ativa e envolvimento em atividades sociais. A mediação envolve influências externas, como normas culturais ou dispositivos de comunicação, que moldam a interação e participação. Esses sistemas entrelaçados demonstram a dinâmica interconectada entre indivíduos, suas atividades sociais e os fatores mediadores que moldam suas experiências psicológicas em contextos sociais.

Vejo uma dupla interação, o professor com o aluno e o aluno com o professor, aluno aprendendo e professor ensinando e ambos saem felizes nessa interação social.

a) A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de mediação. Isso porque tanto o professor Pedro quanto Andre estão envolvidos em um processo de ensino e aprendizagem mediado pela aula de matemática. O professor Pedro media o aprendizado de Andre ao ensinar frações, e Andre, por sua vez, é mediado pelo conteúdo ensinado para aprender frações.
b) É importante identificar o tipo de interação em casos como esse para compreender como as ações de um indivíduo influenciam as ações do outro e como a mediação social afeta o comportamento e aprendizado. Isso permite uma melhor compreensão do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando ajustes e intervenções para melhorar a eficácia do ensino.
c) Os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação envolvem o professor Pedro e Andre. O comportamento de Pedro de ensinar frações está entrelaçado com o comportamento de Andre de estudar frações, resultando na consequência de Andre aprender frações. Esses comportamentos estão interligados em um sistema de interação social mediado pela aula de matemática.

Resp.1: a situação descrita apresenta um caso de interação social por meio da mediação pois há um individuo condicionando a capacidade do ensino  a dinâmica das relações sociais.

 

Resp.2: é de suma importância porque ao identificar padrões, é possível promover um resultado eficaz da análise, colaborando para uma sociedade mais coesa.

 

Resp.3: os sistemas entrelaçados consistem na triplice do ensinar, aprender e interagir e ao final com ambas trocas, todos os sujeitos aprendem.

a) A interação social entre o professor e o aluno é por meio da mediação. Pois o comportamento do professor vai depender diretamente do aluno. Pois o professor precisa criar aulas, estratégias e formas para que o seu aluno aprenda a matéria, fazendo com que esse interação não seja por mera participação.

 

b) É importante saber o tipo de interação para podermos melhor estudar o comportamento de cada individuo perante a situação. Se é por mediação de outras pessoas, e que tipo de situação.

 

c) O tipo de entrelaçamento é estimulo, resposta e consequência. Onde o comportamento do aluno impacta no comportamento do professor, gerando assim resposta ao estímulo do ensinar/estudar e a consequência se o aluno aprendeu ou não.

No caso em discussão, temos a mediação promovida pela ação de ensinar do professor, entrelaçada pela reação do aluno no ato de estudar/aprender. No contexto das interações sociais, todo comportamento é inerente à ação promovida por um indivíduo em relação a outro indivíduo (ou a outros). Inclusive, ao tratarmos da questão ação/reação ou resposta e ainda consequência, há que se considerar que a inércia de um segundo indivíduo, deve ser considerada como reação (ação de não reagir).

Para ensinar, é necessário que se aprenda!

Um comportamento dependerá da resposta do outro,mesmo que este esteja sozinho. Ao executar determinada função, a resposta dos outros gerará um impacto sobre nossa ação futura, e isso dependerá muito do estado emocional e do alcance que aquela ação conseguiu atingir.

PreviousPage 16 of 28Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱