Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 17 of 28Next

a) A situação descrita apresenta um caso em que a interação se dá por meio da mediação. Isso ocorre porque o comportamento do professor Pedro é impactado pelo comportamento do aluno André. Ou seja, André participa do comportamento como um organismo vivo, o que caracteriza a interação por meio da mediação. Caso fosse uma interação de mera participação, o comportamento de André não seria relevante (André teria o mesmo papel que outro objeto físico qualquer).

b) É importante identificar o tipo de interação porque, de acordo com Skinner (2003), para que um comportamento seja considerado social, o tipo de interação entre as pessoas deve ser a mediação. Logo, o exemplo acima retrata um comportamento social.

c) Os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação podem ser identificados quando se analisam as relações entre as tríplices contingências do comportamento do professor Pedro e do aluno André.  As consequências do comportamento de Pedro (André aprender frações) são mediadas pelas ações de André e suas consequências (estudar e aprender frações). Essas interações entre as consequências do comportamento de Pedro e ações e consequências do comportamento de André são chamadas de "sistemas entrelaçados de resposta” ou “sistemas entrelaçados de comportamento” e são características dos comportamentos sociais.

Devido ao aprendizado necessário

A teoria de Skinner baseia-se na ideia que o aprendizado ocorre em função de mudanças no comportamento manifesto. As mudanças no comportamento são o resultado de uma resposta individual eventos (estímulos) que ocorrem no meio. Assim, uma resposta produz uma consequência. Quando um padrão particular Estímulo-Resposta (R-S) é reforçado (recompensado), o indivíduo é condicionado a reagir. A característica que define o  condicionamento operante em relação as formas anteriores de behaviorismo é que o organismo pode emitir respostas, em vez de só obter respostas devido a um estímulo externo.

.

há uma interação por mediação, pois o professor está explicando e o aluno está atento a aprender, Quando o aluno responde e ambos se comunica em um fator comum, existe a interação por participação, contato de pergunta e resposta.

Identificar a interação é saudável para ambas as partes, pois se intensifica de acordo com o retorno ofertado.

A partir de duas ou mais pessoas podemos considerar que ali possa haver uma interação social, coletiva participativa ou não.

 

A) A interação é através do meio da mediação, onde o aluno participa do comportamento como um ser humano.

 

B) Porque a interação entre os indivíduos deve ser realizada através da mediação, o que caracteriza o comportamento apresentado como um comportamento social.

 

C) As consequências do comportamento do educador são sob mediação das ações do aluno e seus resultados, que como descrito no texto é estudar e aprender as frações.

 

 

o comportamento social pode ser entendido a partir da interação entre dois seres, resultando em atitudes que afetam, seja de maneira saudável ou não, o comportamento ou até mesmo a vida do outro.

A partir dessa interação, nasce a importância de entendermos o funcionamento dos nossos comportamentos, pois eles podem impactar não apenas nossa vida, mas também a vida de outras pessoas.

 

Analisando o contexto aplicado, pode-se dizer que o comportamento social precisa haver interação entre dois seres envolvidos havendo assim a interação. Sendo assim, quando há a interação entre aluno e professor, faz do ato ensinar que desencadeie uma resposta, com intuito do aluno compreender o que foi explicado. Demonstrando assim, a tríplice contingência entre o professor e o aluno.

  1. De fato, o caso apresentado é uma situação de interação social se utilizando da medicação. Isso corre, pois devido a ação do professor, terá como resultado mediador a reação do aluno.
  2. Neste caso, é preciso ficar atento para poder diferenciar na interação social por meio da mediação de outra pessoa, tendo como relevância seu resultado final.
  3. Diante deste contexto, a situação entre professor e aluno, claramente descreve uma sistema entrelaçado, com base na relação da tríplice contingência entre duas pessoas, gerando interação, resposta e consequência.

O Comportamento social pode ser entendido como interação, ambas afetam a vida dos envolvidos; ação, reação.

PreviousPage 17 of 28Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱