Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 18 of 27Next

A ação descrita apresenta um caso de mediação e interação, porque o professor faz esse papel de mediador do conhecimento de matemática e interage para que o aluno aprenda sobre frações. É importante identificar o tipo de interação em casos como o de André e o professor, para entender o comportamento e o papel de ambos no contexto. Sobre os sistemas entrelaçados podemos considerar que existe um estímulo por parte do professor que é ensinar matemática, existe resposta por parte do aluno que é receber e assimilar o conteúdo, e por último a consequência que é o aluno aprender, dentro da matemática, o conteúdo de frações. O comportamento social exigido do professor é que ele precisa conseguir transmitir esse conhecimento de uma forma que o aluno consiga compreender. O comportamento social exigido do aluno é ser um observador atento, na condição de alguém que depende do professor para conseguir aprender um novo conhecimento.

Segundo Skiner, o termo "comportamento" descreve uma relação entre organismo e ambiente. Mas especificamente na relação entre as atividades do organismo, que são respostas, e os eventos ambientais que são os estímulos. Assim, o comportamento é a relação entre estímulo resposta.

Na psicologia, o comportamento é o conjunto de atividades e reações de um indivíduo ao ambiente em que está inserido. Pode indicar um grupo de ações ou uma ação singular. A maneira como nos comportamos passa por diversas metamorfoses ao longo de nossa existência. Contingências entrelaçadas é um sistema complexo de contingências em que o comportamento de um indivíduo funciona como ambiente para o comportamento de outros indivíduos, sendo que o comportamento verbal é parte essencial no entendimento dessas contingências.

O contexto exposto nos da a compressão da relação social entre o professor e o aluno.

O comportamento do professor influencia a vida do aluno

O aprendizado é a consequência

 

A mediação depende de vários fatores, como professor, ambiente, socialização, motivação, incentivo à crítica, etc. A mediação se estabelece de modo que haja duas partes, ou seja, uma interação do que aprende que seria o mediado e o que ensina, o mediador que oferece motivações que favorecem o aprendizado. Analisar como é a interação com o seu meio se o ambiente está de acordo, onde tudo está interligado se relacionando mutuamente, estímulo - resposta - consequência, ou Contexto - Comportamento e consequência, sendo importante para que ocorra uma reposta, ou motivações que favoreçam.

Segue através da mediação.

Acontece uma interação social por meio de mediação, onde o professor é o mediador do que será estudado pele aluno. A importância em compreender qual a interação está acontecedendo está em perceber o envolvimento no comportamento social e como ele irá influenciar a resposta a essa interação.

No caso apresentado o sistema entrelaçado apresenta a tríplice contingência - estímulo - resposta - consequência da acção comportamental entre o professor e o aluno.  Nesse caso ocorrem os ssitemas entrelaçados de comportamento , onde através de uma interação mediada pelo professor o aluno dará uma resposta que terá consequência. Sendo estímulo a aula de matemática , a resposta estudar fração e a consequência aprender fração.

A) A situação apresentada no exemplo é uma interação por mediação  devido o comportamento do professor ser impactado pelo do aluno, ou seja o aluno participa diretamente da reação do professor.

B) Importante identificar a interação , porque para ser um comportamento social o tipo de interação entre as pessoas deve ser  o de mediação  levando então a conclusão que no exemplo apresentado é um comportamento social.

C) A situação descreve um sistema entrelaçado porque é uma relação de tríplice contingencia entre duas pessoas.

a) A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de mediação. Isso ocorre porque o comportamento do professor Pedro (ensinar frações) está diretamente relacionado à consequência desejada, que é André (aluno) aprender frações. Nesse caso, o professor age como um mediador no processo de aprendizagem, facilitando a aquisição de conhecimento pelo aluno por meio da sua ação de ensino.

b) Identificar o tipo de interação, seja por participação direta ou mediação, é importante porque isso influencia a compreensão do papel dos diferentes agentes envolvidos na situação. Saber que o professor age como um mediador destaca a importância de suas ações na promoção do aprendizado do aluno. Essa compreensão mais clara pode orientar estratégias de ensino mais eficazes e contribuir para o desenvolvimento de intervenções educacionais mais direcionadas.

c) Os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação envolvem:

Professor Pedro (mediador) - Ação: Ensinar Frações:

Contexto: Aula de matemática.

Consequência: André (aluno) aprender frações.

André (Aluno) - Ação: Aprender Frações:

Contexto: Aula de matemática.

Consequência: Resultado positivo do ensino do professor Pedro.

Esses sistemas entrelaçados destacam a interdependência entre o comportamento do professor ao ensinar e o comportamento do aluno ao aprender, ambos inseridos no contexto da aula de matemática. A consequência desejada é a aprendizagem efetiva do aluno, o que depende diretamente da qualidade da ação do professor como mediador no processo educacional.

Professor ensina aluno aprende interação.

Aluno aprende a matéria q o professorencina ação.

As funções mentais são convergidas pelas relações sociais que o sujeito internaliza. Diante disto, a mediação pode ser o mecanismo pelo qual o sujeito se apropriará da cultura e modos de comportamento. E a interação contribuirá para o processo de aprendizagem.

PreviousPage 18 of 27Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱