Desafio
Citação de ELISANGELA DE SA MUNIZ COSTA em fevereiro 25, 2024, 2:01 ama. Mediação: O comportamento do aluno influencia no comportamento analisado que o professor.
- Esta afirmação sugere que o comportamento dos alunos pode ter um impacto no comportamento dos professores. Por exemplo, se os alunos estiverem atentos e participativos, isso pode motivar o professor a se envolver mais ativamente na aula. Da mesma forma, comportamentos disruptivos dos alunos podem afetar a maneira como o professor conduz a aula.
b. É importante identificar essa interação porque nos ajuda a compreender o comportamento através das interações, estímulos, respostas e consequências.
- Esta afirmação destaca a importância de reconhecer e entender a interação dinâmica entre o comportamento do aluno e do professor. Ao observar como os alunos respondem aos estímulos do professor e como o professor responde às ações dos alunos, podemos obter insights sobre o processo de ensino e aprendizagem. Isso pode ajudar os educadores a ajustar suas abordagens pedagógicas para melhor atender às necessidades dos alunos.
c. A ação do professor é mediada pela do aluno; o professor elabora a matéria para o aluno conforme ele vai aprendendo.
- Essa afirmação sugere que a prática pedagógica do professor é influenciada pelo feedback e pela resposta dos alunos. À medida que o professor percebe como os alunos estão absorvendo o conteúdo, ele pode adaptar sua abordagem de ensino, ajustando o ritmo, a profundidade e o estilo de instrução para melhor atender às necessidades e ao nível de compreensão dos alunos.
Em resumo, essas afirmações destacam a importância da interação entre o comportamento do aluno e do professor no contexto educacional e como essa interação pode influenciar o processo de ensino e aprendizagem. Reconhecer essa dinâmica pode ajudar os educadores a desenvolver estratégias mais eficazes para promover o engajamento dos alunos e facilitar a compreensão e a assimilação do conteúdo.
a. Mediação: O comportamento do aluno influencia no comportamento analisado que o professor.
- Esta afirmação sugere que o comportamento dos alunos pode ter um impacto no comportamento dos professores. Por exemplo, se os alunos estiverem atentos e participativos, isso pode motivar o professor a se envolver mais ativamente na aula. Da mesma forma, comportamentos disruptivos dos alunos podem afetar a maneira como o professor conduz a aula.
b. É importante identificar essa interação porque nos ajuda a compreender o comportamento através das interações, estímulos, respostas e consequências.
- Esta afirmação destaca a importância de reconhecer e entender a interação dinâmica entre o comportamento do aluno e do professor. Ao observar como os alunos respondem aos estímulos do professor e como o professor responde às ações dos alunos, podemos obter insights sobre o processo de ensino e aprendizagem. Isso pode ajudar os educadores a ajustar suas abordagens pedagógicas para melhor atender às necessidades dos alunos.
c. A ação do professor é mediada pela do aluno; o professor elabora a matéria para o aluno conforme ele vai aprendendo.
- Essa afirmação sugere que a prática pedagógica do professor é influenciada pelo feedback e pela resposta dos alunos. À medida que o professor percebe como os alunos estão absorvendo o conteúdo, ele pode adaptar sua abordagem de ensino, ajustando o ritmo, a profundidade e o estilo de instrução para melhor atender às necessidades e ao nível de compreensão dos alunos.
Em resumo, essas afirmações destacam a importância da interação entre o comportamento do aluno e do professor no contexto educacional e como essa interação pode influenciar o processo de ensino e aprendizagem. Reconhecer essa dinâmica pode ajudar os educadores a desenvolver estratégias mais eficazes para promover o engajamento dos alunos e facilitar a compreensão e a assimilação do conteúdo.
Citação de Cely Regiane em março 2, 2024, 11:55 amOs sistemas entrelaçados de interação em casos como esse, e possível se criar lassos de alegria entre o professor e o aluno interação de ensinar e aprender.
Os sistemas entrelaçados de interação em casos como esse, e possível se criar lassos de alegria entre o professor e o aluno interação de ensinar e aprender.
Citação de Cely Regiane em março 3, 2024, 1:11 amE importante estarem juntos,por meio de interação social e participação ou mediação.
E importante estarem juntos,por meio de interação social e participação ou mediação.
Citação de Maria Isabel Mariano de Souza Sa em março 12, 2024, 1:33 pmÉ um caso de interação, onde o professor interage com o aluno por meio do ensino e da aprendizagem. O sistema de entrelaçamento de comportamentos ou respostas caracterizam esse comportamento social.
É um caso de interação, onde o professor interage com o aluno por meio do ensino e da aprendizagem. O sistema de entrelaçamento de comportamentos ou respostas caracterizam esse comportamento social.
Citação de Edicléya em março 20, 2024, 12:34 ama) A situação descrita apresenta um caso em que a interação se dá por meio da mediação. Isso ocorre porque o comportamento do professor Pedro é impactado pelo comportamento do aluno André. Ou seja, André participa do comportamento como um organismo vivo, o que caracteriza a interação por meio da mediação. Caso fosse uma interação de mera participação, o comportamento de André não seria relevante (André teria o mesmo papel que outro objeto físico qualquer).
a) A situação descrita apresenta um caso em que a interação se dá por meio da mediação. Isso ocorre porque o comportamento do professor Pedro é impactado pelo comportamento do aluno André. Ou seja, André participa do comportamento como um organismo vivo, o que caracteriza a interação por meio da mediação. Caso fosse uma interação de mera participação, o comportamento de André não seria relevante (André teria o mesmo papel que outro objeto físico qualquer).
Citação de Marcos Antonio Duarte Silva em março 20, 2024, 1:22 pmSim na questão apresentada há um processo interativo, pois o professor Pedro tem a disposição na aula de ensinar frações e conseguir que André aprenda, contudo, na cena imaginada há a sujeição do comportamento social a situação de destaque; ou seja a representação da tríplice contingência no que tange professor e aluno. Há o elemento estímulo que desencadeará uma resposta que surtirá numa consequência.
Sim na questão apresentada há um processo interativo, pois o professor Pedro tem a disposição na aula de ensinar frações e conseguir que André aprenda, contudo, na cena imaginada há a sujeição do comportamento social a situação de destaque; ou seja a representação da tríplice contingência no que tange professor e aluno. Há o elemento estímulo que desencadeará uma resposta que surtirá numa consequência.
Citação de Robson Machado Silveira em março 21, 2024, 9:31 pmA) A situação descrita demonstra um caso em que a interação é através do meio da mediação. Isso ocorre porque o comportamento do educador é abalado pelo comportamento do estudante André. Isto é, o estudante participa do comportamento como um organismo vivo, o que caracteriza a interação por meio da mediação. Se o comportamento do estudante fosse uma interação de mera participação, ele não seria relevante para a situação.
B) Devemos identificar o tipo de interação porque, de acordo com Skinner, para que um comportamento seja tido como social, a interação entre os indivíduos deve ser realizada através da mediação. O que caracteriza o comportamento apresentado como um comportamento social.
C) Os sistemas entrelaçados de comportamento podem ser facilmente reconhecidos quando realizamos as análises da relação entre as hipóteses do comportamento do educador e do estudante. As consequências do comportamento do educador são sob mediação das ações do aluno e seus resultados, que como descrito no texto é estudar e aprender as frações. Essas interações entre os dois são chamadas de "sistemas entrelaçados de resposta” ou “sistemas entrelaçados de comportamento” e fazem parte das propriedades dos comportamentos sociais existentes.
A) A situação descrita demonstra um caso em que a interação é através do meio da mediação. Isso ocorre porque o comportamento do educador é abalado pelo comportamento do estudante André. Isto é, o estudante participa do comportamento como um organismo vivo, o que caracteriza a interação por meio da mediação. Se o comportamento do estudante fosse uma interação de mera participação, ele não seria relevante para a situação.
B) Devemos identificar o tipo de interação porque, de acordo com Skinner, para que um comportamento seja tido como social, a interação entre os indivíduos deve ser realizada através da mediação. O que caracteriza o comportamento apresentado como um comportamento social.
C) Os sistemas entrelaçados de comportamento podem ser facilmente reconhecidos quando realizamos as análises da relação entre as hipóteses do comportamento do educador e do estudante. As consequências do comportamento do educador são sob mediação das ações do aluno e seus resultados, que como descrito no texto é estudar e aprender as frações. Essas interações entre os dois são chamadas de "sistemas entrelaçados de resposta” ou “sistemas entrelaçados de comportamento” e fazem parte das propriedades dos comportamentos sociais existentes.
Citação de Simoni Vaz em abril 1, 2024, 1:36 amEm relação ao desafio proposto, segue abaixo das respostas:
a) A interação social se deu por meio da mediação, pois o comportamento operante do aluno é influenciado pelo comportamento operante do professor haja visto que ambos são considerados organismos vivos e ações do professor em ensinar fração é mediada pelas ações do aluno conforme o aprendizado vai ocorrendo e ou o aluno vai demonstrando dificuldades, o que permite que o professor elabore estratégias de ensino para que o aluno possa enfim aprender frações.
b) É fundamental compreender o tipo de interação para ficar claro o entendimento, como por exemplo nesse caso, de que o comportamento do aluno em relação ao seu aprendizado impacta no comportamento do professor enquanto facilitador do conhecimento de matemática.
c) Trata-se da contingência tríplice que engloba: a) a situação presente ou antecessora (entendida como estímulo); b) a ação do indivíduo (entendida
como resposta) e c) a alteração no ambiente consequente àquela resposta. O que engloba a interação entre estímulo (professor ensinando); resposta (aluno interagindo com dúvidas) e consequência (aprendizado do aluno).
Em relação ao desafio proposto, segue abaixo das respostas:
a) A interação social se deu por meio da mediação, pois o comportamento operante do aluno é influenciado pelo comportamento operante do professor haja visto que ambos são considerados organismos vivos e ações do professor em ensinar fração é mediada pelas ações do aluno conforme o aprendizado vai ocorrendo e ou o aluno vai demonstrando dificuldades, o que permite que o professor elabore estratégias de ensino para que o aluno possa enfim aprender frações.
b) É fundamental compreender o tipo de interação para ficar claro o entendimento, como por exemplo nesse caso, de que o comportamento do aluno em relação ao seu aprendizado impacta no comportamento do professor enquanto facilitador do conhecimento de matemática.
c) Trata-se da contingência tríplice que engloba: a) a situação presente ou antecessora (entendida como estímulo); b) a ação do indivíduo (entendida
como resposta) e c) a alteração no ambiente consequente àquela resposta. O que engloba a interação entre estímulo (professor ensinando); resposta (aluno interagindo com dúvidas) e consequência (aprendizado do aluno).
Citação de Iracema da silva Moura em abril 2, 2024, 11:32 pmA- Respondendo ao questionário, ocorreu uma interação de mediação, segundo Skinner interações conforme o gráfico Professor x Aluno o comportamento operante (voluntário) de um indivíduo é influenciado pelo comportamento operante de outro.
B- A importância é pelo fato das pessoas que se relacionam sob essas condições, são consideradas como organismos vivos (não como um objeto físico qualquer).
C- Ocorreu uma mediação entre um professor ensinando matemática para um aluno, esse processo ocorre uma ação que é mediada pela ação do aluno (conforme o aluno vai aprendendo ou demonstrando dificuldades, o professor vai elaborando sua estratégia de ensino). Ou seja, nesse exemplo, o comportamento da outra pessoa (aluno) impacta no comportamento do indivíduo analisado (professor).
A- Respondendo ao questionário, ocorreu uma interação de mediação, segundo Skinner interações conforme o gráfico Professor x Aluno o comportamento operante (voluntário) de um indivíduo é influenciado pelo comportamento operante de outro.
B- A importância é pelo fato das pessoas que se relacionam sob essas condições, são consideradas como organismos vivos (não como um objeto físico qualquer).
C- Ocorreu uma mediação entre um professor ensinando matemática para um aluno, esse processo ocorre uma ação que é mediada pela ação do aluno (conforme o aluno vai aprendendo ou demonstrando dificuldades, o professor vai elaborando sua estratégia de ensino). Ou seja, nesse exemplo, o comportamento da outra pessoa (aluno) impacta no comportamento do indivíduo analisado (professor).