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Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
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Desafio

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A situação sitada é de mediação, entre o aluno e o professor pois a medida que o aluno aprende o professor ensina algo novo . No caso citado acima a interação entre os dois é extremamente importante e necessária porque é uma relação de interdependência onde o aluno depende do que o professor ensina e o professor precisa que o aluno aprenda o que está sendo ensinado .

1 - ocorre mediação caso o aluno aprenda ou nao o que o professor esta ensinando. por exemplo se o aluno aprende de uma vez, o professor tem um comportamento x. se o aluno tem dificuldades, o professor adotara um comportamento y.

2- é importante justamente para se ajustar o tipo de comportamento a situação vivenciada.

3- o comportamento do professor - dar aula, envolve o comportamento entrelaçado do aluno aprender ou nao a materia.

A- Mediador da situação é o professor, que está entre a matéria de matemática e o aluno.

B- Uma vez que identificamos essa interação temos a compreensão do comportamento.

C- Já na mediação pelo aluno, o professor dará continuidade a matéria conforme o aprendizado.

Os sistemas entrelaçados podem ser tidos como reflexo da complexidade humana na qual as diversas redes sociais naturais se comunicam e se retroinfluenciam

Mediação, pois o comportamento do aluno influência o comportamento do professor.

A interação entre professor e aluno faz com que o estímulo ensinar frações, desencadeia uma resposta o aprendizado a partir do conteúdo ensinado em aula (consequência)

No contexto apresentado, temos duas interações sociais distintas ocorrendo: uma é a interação por mediação e a outra é a interação por participação.

  1. Interação por Mediação: O professor ensina frações na aula de matemática para André. Nesse caso, o professor atua como mediador, fornecendo informações, orientações e recursos necessários para que André aprenda sobre frações. O professor desempenha um papel ativo no processo de aprendizagem, fornecendo suporte e facilitando a compreensão do conteúdo.
  2. Interação por Participação: André deve aprender frações na aula de matemática. Aqui, André é o participante ativo no processo de aprendizagem. Ele está envolvido diretamente na atividade de aprendizagem, interagindo com o conteúdo, fazendo perguntas, resolvendo problemas e engajando-se nas atividades propostas pelo professor.

É importante identificar o tipo de interação social, pois isso influencia diretamente a dinâmica da aprendizagem. A interação por mediação permite que o aprendiz receba orientação e suporte do mediador, facilitando a compreensão e a aquisição de novos conhecimentos. Por outro lado, a interação por participação coloca o aprendiz no centro do processo de aprendizagem, promovendo a autonomia, o engajamento e a construção ativa do conhecimento.

Ao reconhecer o tipo de interação envolvida, os educadores podem adaptar suas estratégias de ensino para atender às necessidades individuais dos alunos e promover um ambiente de aprendizagem mais eficaz e inclusivo. Além disso, entender como os diferentes tipos de interação social influenciam o processo de aprendizagem pode ajudar os educadores a criar experiências de ensino mais significativas e envolventes para os alunos.

  1. Participação, em razão das ações serem correspondentes
  2. É importante por que  identifica a relação de assimilação
  3. No caso busca-se o aprendizado  de operações matemáticas, logo esse é um sistema entrelaçado em que os dois participam, um ensinando e o outro aprendendo.

A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de mediação. Isso porque o professor Pedro está mediando o aprendizado de André, fornecendo instruções e orientações para que ele possa aprender sobre frações.

 

É importante identificar o tipo de interação em casos como esse para compreender melhor como as pessoas influenciam umas às outras e como o ambiente pode afetar o comportamento. Isso nos ajuda a desenvolver estratégias mais eficazes para ensino e aprendizagem, além de promover relações sociais mais saudáveis.

 

Os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação incluem o comportamento do professor Pedro (ensinar frações), o comportamento do André (estudar frações) e as consequências dessas ações, como o aprendizado de frações por parte do André. Esses comportamentos estão interligados e influenciam uns aos outros dentro do contexto da aula de matemática.

  1. Participação em razão das ações serem correspondentes;
  2. É importante para identificar a assimilação;
  3. No caso busca-se o aprendizado de cálculos de frações, logo esse é um entrelaçamento em que os dois participam, um ensinando e outro apreendendo.
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