Desafio
Citação de Roseli Gabriel em maio 11, 2024, 12:54 pmNa psicologia, o comportamento é o conjunto de atividades e reações de um indivíduo ao ambiente em que está inserido. Pode indicar um grupo de ações ou uma ação singular. A maneira como nos comportamos passa por diversas metamorfoses ao longo de nossa existência.
Entre a infância e a adolescência, mudamos drasticamente. Reagimos abruptamente ao súbito conhecimento das complexidades do mundo bem como ao desenvolvimento das emoções que surgem com a puberdade.
O nosso “eu” de hoje tem muito a ver com como o “eu” do passado. Em alguns casos, são formados traumas nestes períodos e, durante a vida adulta, a pessoa depende do tratamento psicológico para curá-los.
abraços
Na psicologia, o comportamento é o conjunto de atividades e reações de um indivíduo ao ambiente em que está inserido. Pode indicar um grupo de ações ou uma ação singular. A maneira como nos comportamos passa por diversas metamorfoses ao longo de nossa existência.
Entre a infância e a adolescência, mudamos drasticamente. Reagimos abruptamente ao súbito conhecimento das complexidades do mundo bem como ao desenvolvimento das emoções que surgem com a puberdade.
O nosso “eu” de hoje tem muito a ver com como o “eu” do passado. Em alguns casos, são formados traumas nestes períodos e, durante a vida adulta, a pessoa depende do tratamento psicológico para curá-los.
abraços
Citação de Roseli Gabriel em maio 11, 2024, 12:59 pmPara Skinner (1938), a tríplice contingência é uma descrição de relações entre eventos, um estímulo (ou contexto), uma resposta (ou comportamento) e consequência ao ambiente (Millenson, 1967). Especialistas definem que o estímulo pode ser, basicamente, dividido em: reforçador e punitivo.
O conceito de contingência é corretamente aplicado quando os três termos inter-relacionados são identificados: estímulo discriminativo, resposta e conseqüência. A partir dessa identificação, algumas previsões podem ser feitas a respeito da interação detectada.
Para Skinner (1938), a tríplice contingência é uma descrição de relações entre eventos, um estímulo (ou contexto), uma resposta (ou comportamento) e consequência ao ambiente (Millenson, 1967). Especialistas definem que o estímulo pode ser, basicamente, dividido em: reforçador e punitivo.
O conceito de contingência é corretamente aplicado quando os três termos inter-relacionados são identificados: estímulo discriminativo, resposta e conseqüência. A partir dessa identificação, algumas previsões podem ser feitas a respeito da interação detectada.
Citação de Adauana Barbosa Hilario de Sousa em maio 11, 2024, 6:05 pmNesta situação a abordagem deste tríplice é de contingente de participação, onde o aluno interage de acordo com o estímulo dado pelo professor através do ensino e material didático usado.
Nesta situação a abordagem deste tríplice é de contingente de participação, onde o aluno interage de acordo com o estímulo dado pelo professor através do ensino e material didático usado.
Citação de Thaís Thabata de Lima da Cruz em maio 12, 2024, 9:19 amA relação social entre os dois indivíduos professor e aluno traz interação e mediação entre ambos e como resultado gera consequências
A relação social entre os dois indivíduos professor e aluno traz interação e mediação entre ambos e como resultado gera consequências
Citação de @garcez131313 em maio 13, 2024, 1:10 pma situação apresenta um caso de interação social por meio da participação, considerando que é necessária a participação do aluno em relação as aulas de matemática. A importancia de identificar o tipo de interação é para explicar a reação do indivíduo ao ambiente cultural em que está inserido. Produções agregadas nesse exemplo e que afetam o comportamento individual das pessoas envolvidas:
produção agregada com mediação e contingências entrelaçadas;
produção agregada com contingências entrelaçadas;
a situação apresenta um caso de interação social por meio da participação, considerando que é necessária a participação do aluno em relação as aulas de matemática. A importancia de identificar o tipo de interação é para explicar a reação do indivíduo ao ambiente cultural em que está inserido. Produções agregadas nesse exemplo e que afetam o comportamento individual das pessoas envolvidas:
produção agregada com mediação e contingências entrelaçadas;
produção agregada com contingências entrelaçadas;
Citação de Andréa El em maio 20, 2024, 10:38 pmNesta situação entre aluno e professor:
Respostas
a) Sistema de interação e mediação; o professór neste caso é o mediador, o comportmento do professor vai se ajustando de acordo com a demanda ou aprendizagem do aluno. (quando a interação entre a outra pessoa e o indivíduo que realiza a ação analisada se dá por meio da mediação, o papel desse outro indivíduo é bastante diferenciado. Nessas interações, o comportamento operante (voluntário) de um indivíduo é influenciado pelo comportamento operante do outro.
b) É importante a identificação deste tipo de interação "mediação" pois pois podemos perceber os momentos e ações desempenhadas pelo estimulo, resposta e as consequencias. As pessoas que se relacionam sob essas condições são consideradas
como organismos vivos (não como um objeto físico qualquer), e suas ações atuam na mediação das ações de outra(s) pessoas(s)c) Os comportamentos individuais são influenciados e interconectados pelo ambiente e por outros indivíduos
Nesta situação entre aluno e professor:
Respostas
a) Sistema de interação e mediação; o professór neste caso é o mediador, o comportmento do professor vai se ajustando de acordo com a demanda ou aprendizagem do aluno. (quando a interação entre a outra pessoa e o indivíduo que realiza a ação analisada se dá por meio da mediação, o papel desse outro indivíduo é bastante diferenciado. Nessas interações, o comportamento operante (voluntário) de um indivíduo é influenciado pelo comportamento operante do outro.
b) É importante a identificação deste tipo de interação "mediação" pois pois podemos perceber os momentos e ações desempenhadas pelo estimulo, resposta e as consequencias. As pessoas que se relacionam sob essas condições são consideradas
como organismos vivos (não como um objeto físico qualquer), e suas ações atuam na mediação das ações de outra(s) pessoas(s)
c) Os comportamentos individuais são influenciados e interconectados pelo ambiente e por outros indivíduos
Citação de Ana Medeiros em maio 22, 2024, 7:53 pma) A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de mediação.
Na interação social por mediação, um indivíduo (o mediador) influencia o comportamento de outro indivíduo através de suas ações. No exemplo dado, o professor Pedro atua como mediador ao ensinar frações a André. O comportamento de Pedro (ensinar frações) tem a intenção de produzir uma consequência específica (André aprender frações). Por outro lado, o comportamento de André (estudar frações) ocorre dentro do mesmo contexto (aula de matemática) e resulta na consequência desejada (aprender frações).
Essa mediação é evidente porque Pedro, ao ensinar, está diretamente influenciando e facilitando o aprendizado de André. Portanto, a ação de Pedro como professor está mediando o processo de aprendizado de André, configurando-se como uma interação social mediada, onde o comportamento de um (Pedro) modifica ou orienta o comportamento do outro (André).
b) Identificar o tipo de interação, é fundamental para otimizar o processo educacional, tornando-o mais adaptativo e eficaz para todos os envolvidos
c) Entrelaçamento 1:
- Comportamento do Professor (Pedro):
- Ação: Ensinar frações
- Consequência: André estuda frações (ação de André)
O ensino de frações por Pedro serve como antecedente para o comportamento de André de estudar frações. A eficácia do ensino de Pedro (como ele explica, os métodos que usa, etc.) diretamente influencia o comportamento de André em termos de atenção, engajamento e compreensão.
Entrelaçamento 2:
- Comportamento do Aluno (André):
- Ação: Estudar frações
- Consequência: Aprender frações (resultado de André) e feedback para Pedro
Quando André estuda frações, ele está respondendo à ação de ensino de Pedro. O sucesso ou dificuldade que André encontra ao estudar frações fornece feedback a Pedro sobre a eficácia de seu ensino. Esse feedback pode ser verbal (perguntas, respostas) ou não verbal (expressões faciais, linguagem corporal).
a) A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de mediação.
Na interação social por mediação, um indivíduo (o mediador) influencia o comportamento de outro indivíduo através de suas ações. No exemplo dado, o professor Pedro atua como mediador ao ensinar frações a André. O comportamento de Pedro (ensinar frações) tem a intenção de produzir uma consequência específica (André aprender frações). Por outro lado, o comportamento de André (estudar frações) ocorre dentro do mesmo contexto (aula de matemática) e resulta na consequência desejada (aprender frações).
Essa mediação é evidente porque Pedro, ao ensinar, está diretamente influenciando e facilitando o aprendizado de André. Portanto, a ação de Pedro como professor está mediando o processo de aprendizado de André, configurando-se como uma interação social mediada, onde o comportamento de um (Pedro) modifica ou orienta o comportamento do outro (André).
b) Identificar o tipo de interação, é fundamental para otimizar o processo educacional, tornando-o mais adaptativo e eficaz para todos os envolvidos
c) Entrelaçamento 1:
- Comportamento do Professor (Pedro):
- Ação: Ensinar frações
- Consequência: André estuda frações (ação de André)
O ensino de frações por Pedro serve como antecedente para o comportamento de André de estudar frações. A eficácia do ensino de Pedro (como ele explica, os métodos que usa, etc.) diretamente influencia o comportamento de André em termos de atenção, engajamento e compreensão.
Entrelaçamento 2:
- Comportamento do Aluno (André):
- Ação: Estudar frações
- Consequência: Aprender frações (resultado de André) e feedback para Pedro
Quando André estuda frações, ele está respondendo à ação de ensino de Pedro. O sucesso ou dificuldade que André encontra ao estudar frações fornece feedback a Pedro sobre a eficácia de seu ensino. Esse feedback pode ser verbal (perguntas, respostas) ou não verbal (expressões faciais, linguagem corporal).
Citação de Maria de Jesus Tavares Valadares em maio 22, 2024, 8:17 pmSegundo Skinner, o comportamento social pode ser estudado como um fenômeno do indivíduo, com propriedades distintas, tomando-se a contingência tríplice como unidade de análise. Muitos problemas sociais são definidos não pelo que os indivíduos fazem, mas pelo resultado gerado por suas ações, que podem ser realizadas conjuntamente ou não, podem envolver comportamentos semelhantes ou não, podem ser controlados pelas mesmas consequencias ou não.
Segundo Skinner, o comportamento social pode ser estudado como um fenômeno do indivíduo, com propriedades distintas, tomando-se a contingência tríplice como unidade de análise. Muitos problemas sociais são definidos não pelo que os indivíduos fazem, mas pelo resultado gerado por suas ações, que podem ser realizadas conjuntamente ou não, podem envolver comportamentos semelhantes ou não, podem ser controlados pelas mesmas consequencias ou não.
Citação de Maria em maio 23, 2024, 6:33 pmE preciso ter nessa situação um modo de aprendizagem e sem a interação o aluna nao vai conseguir presta atenção que e fundamental para que ele aprenda fração
Para quem está ensinando ou seja e preciso ver o comportamento e ter uma interação para que cause comportamento social
E preciso ter nessa situação um modo de aprendizagem e sem a interação o aluna nao vai conseguir presta atenção que e fundamental para que ele aprenda fração
Para quem está ensinando ou seja e preciso ver o comportamento e ter uma interação para que cause comportamento social
Citação de geovanirbarros em maio 28, 2024, 9:08 pmEstímulo resposta consequência
Estímulo resposta consequência