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Desafio

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O professor ensinou a matéria e o aluno demonstrou ser receptivo a aula com entusiasmo e demonstrou interesse e reciprocidade pra aprender o conteúdo e o professor foi agradável mostrando alegria ao ensina

A situação descrita apresenta um caso em que a interação se da por meio da mediação. Isso ocorre pq o comportamento do Prof. Pedro é impactado pelo comportamento do aluno. Ou seja, o aluno participa do comportamento como um organismo vivo, o que caracteriza a interação por meio de mediação.

Entre participação e mediação, a mediação é mais adequada para descrever o mecanismo de interação social existente entre um professor que ensina e um aluno que aprende.

Mediação refere-se ao papel do professor como facilitador da aprendizagem, onde ele ou ela não apenas transmite conhecimento, mas também guia, orienta e apoia os alunos no processo de aprender. A mediação envolve:
1. Facilitação do Conhecimento: O professor ajuda os alunos a entender e internalizar novos conceitos, muitas vezes contextualizando o conhecimento de forma que faça sentido para o aluno.
2. Encaminhamento e Orientação: O professor orienta os alunos sobre como abordar problemas, desenvolver habilidades críticas e aplicar o conhecimento adquirido.
3. Suporte Emocional e Motivacional: O professor também oferece suporte emocional, ajudando a motivar os alunos e criando um ambiente de aprendizagem positivo.
4. Avaliação e Feedback: O professor constantemente avalia o progresso dos alunos e fornece feedback construtivo para orientar o processo de aprendizagem.

Já a Participação se refere ao envolvimento ativo dos alunos no processo de aprendizagem. Enquanto a participação é crucial para a aprendizagem eficaz, ela é mais uma característica do aluno do que do mecanismo de interação social. A participação inclui:
1. Engajamento Ativo: Os alunos se envolvem ativamente nas atividades de aprendizagem, seja em sala de aula ou em ambientes virtuais.
2. Colaboração: Os alunos trabalham juntos em atividades de grupo, discutem e compartilham ideias, contribuindo para a construção coletiva do conhecimento.
3. Autonomia e Responsabilidade: Os alunos assumem responsabilidade por sua própria aprendizagem, participando de discussões, fazendo perguntas e buscando informações adicionais.

Portanto, mediação descreve melhor o mecanismo de interação social entre professor e aluno, pois abrange o papel ativo do professor em facilitar e orientar o processo de aprendizagem. A participação, embora importante, é uma parte do comportamento dos alunos dentro desse processo mediado.

Na relação aluno e professor temos sempre a situação de mediação e participação. O professor media as situações pelas quais os alunos irão interagir com os conceitos, lidar com as situações problema, entrar em conflito com as dúvidas e procurar solucioná-las com a mediação do professor. Nessa relação de troca em que o aluno apresenta a dúvida e o professor aponta os caminhos de solução temos a participação dos dois personagens. O que configura o sucesso da relação ensino aprendizagem é a superação dessas situações conflitantes e a acomodação do aluno ao conteúdo aprendido.

A situação descrita representa um sistema entrelaçado de comportamento, pois há caso de interação por meio de mediação e participação. O professor exerce uma mediação,  já que ensina e viabiliza o conhecimento. O aluno representa essa interação sob forma de participação, assiste a aula.

Há uma importância significativa na identificação do tipo de interação numa situação para identificar quem conduz de fato a situação e influencia o comportamento do outro.

Na aula, o professor explica o assunto de fração, o aluno se esforça em prestar atenção e entender. Logo em seguida, faz exercícios de aptidão, como consequência ocorre a aprendizagem.

No contexto do professor e aluno, a interação social pode ser vista como mediação, pois a mediação ocorre quando um indivíduo influencia diretamente o comportamento do outro, ajudando a estabelecer uma relação entre o comportamento e suas consequências. No caso, Pedro  está diretamente facilitando o aprendizado de André ao ensinar frações. Ele media a relação entre o contexto (aula de matemática) e o aprendizado de frações por André.

Identificar o tipo de interação é crucial por várias razões:

1- Planejamento Educacional, e nesse caso o foco está em como o professor pode melhor suportar o aprendizado individual dos alunos;

2-Avaliação de métodos de ensino, ou seja, avaliar a clareza e eficácia do ensino direto do professor é fundamental;

3- Desenvolvimento de habilidades sociais, onde na mediação elas podem focar mais na assimilação individual de conteúdo;

4- Ajustes pedagógicos: Dependendo do tipo de interação predominante, professores podem ajustar suas abordagens para melhor atender às necessidades dos alunos, seja através de mais apoio individualizado ou promovendo mais trabalho em grupo e discussão.

Os sistemas de entrelaçamento podem ser descritos assim:

No sistema de Pedro o ensino é ajustado com base nas respostas e progresso de André. Se André demonstra entendimento ou dificuldade, Pedro pode adaptar suas explicações, fazendo com que o comportamento de Pedro seja uma resposta ao comportamento de André.

E no sistema 2 de André,  é diretamente influenciado pela forma que Pedro ensina. Se Pedro explica claramente e de forma compreensível, André tem maior probabilidade de aprender. Se André faz perguntas ou demonstra falta de compreensão, isso serve como feedback para Pedro ajustar suas abordagens de ensino.

 

a) A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de participação ou mediação? Justifique.

A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de mediação. O professor Pedro está mediando o processo de aprendizagem de André ao ensinar frações. Pedro utiliza seu conhecimento e habilidades para facilitar a compreensão de André, que por sua vez, está participando ativamente do processo ao estudar as frações. Essa mediação é essencial para que André possa aprender de maneira eficaz, mostrando que a interação social ocorre por meio da transmissão de conhecimento e suporte.

b) Por que é importante identificar o tipo de interação em casos como esse?

Identificar o tipo de interação é importante porque ajuda a compreender os papéis e dinâmicas envolvidas no processo de aprendizagem. Saber se a interação ocorre por meio de mediação ou participação direta permite ajustar as estratégias educacionais de acordo com as necessidades dos alunos. No caso de mediação, como o descrito, é fundamental que o mediador (professor) utilize métodos que facilitem a compreensão e engajem o aluno, enquanto que em situações de participação direta, o foco pode estar na autonomia do aluno e em sua capacidade de explorar e descobrir novos conhecimentos por conta própria.

c) Descreva os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação.

Os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação incluem:

  • Comportamento do professor Pedro:
    • Contexto: Aula de matemática.
    • Ação: Ensinar frações.
    • Consequência: André aprende frações.
  • Comportamento de André:
    • Contexto: Aula de matemática.
    • Ação: Estudar frações.
    • Consequência: Aprender frações.

Esses sistemas estão entrelaçados porque o comportamento do professor Pedro influencia diretamente o comportamento de André. A eficácia do ensino de Pedro (ação) resulta no aprendizado de André (consequência), enquanto o empenho de André em estudar (ação) resulta no sucesso do ensino de Pedro (consequência). Assim, ambos os comportamentos são interdependentes e formam um ciclo de interação contínuo e colaborativo.

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