Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 23 of 30Next

A) situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de mediação. Justificativa:

Mediador: Pedro, o professor, atua como mediador ao ensinar frações a André. Ele organiza o ambiente de aprendizagem e fornece instruções, exemplos e feedbacks, influenciando diretamente o comportamento de André.

Participação: Embora André esteja participando ativamente ao estudar frações, a principal característica que define essa interação é a mediação do professor Pedro, que facilita a aprendizagem de André. A ação de Pedro (ensinar frações) diretamente influencia a ação de André (estudar frações), criando um sistema entrelaçado de comportamento onde a mediação do professor é fundamental para o resultado (André aprender frações).

B) Importância de Identificar o Tipo de Interação:

-Planejamento Educacional: Entender se a interação é por mediação ou participação ajuda a planejar estratégias de ensino mais eficazes. No caso da mediação, o professor pode focar em métodos de ensino que melhor facilitem a aprendizagem do aluno.

-Avaliação do Processo: Identificar a interação permite avaliar o impacto do mediador (o professor) no processo de aprendizagem. Avaliar a eficácia da mediação ajuda a melhorar técnicas de ensino e a adaptar métodos às necessidades dos alunos.

-Desenvolvimento de Intervenções: Saber o tipo de interação pode orientar intervenções específicas para melhorar a aprendizagem. Em uma interação mediada, intervenções podem focar na capacitação dos professores e na melhoria de recursos didáticos.

-Dinâmica de Sala de Aula: Compreender a dinâmica da interação ajuda a manter um ambiente de aprendizagem produtivo e harmonioso, onde tanto o professor quanto os alunos sabem seus papéis e responsabilidades.

C) Sistemas Entrelaçados de Comportamento: Pedro explica um conceito de frações > André presta atenção e tenta resolver um exercício > Pedro fornece feedback positivo > André compreende o conceito e demonstra aprendizagem > Pedro se sente recompensado pelo sucesso do ensino e continua a fornecer instruções eficazes.

As interações necessitam de dinâmica dialógica objetiva para que o interesse das relações sejam produtivas.

De acordo com Skinner para que haja de fato um comportamento social é necessário haver respostas e estímulos que geram comportamentos condicionados dos sujeitos.

a. Nesse caso existe uma mediação, pois o professor está ensinando ao aluno, e o comportamento do professor interage com o aluno, que vai demonstrando o quanto está aprendendo.

b. É importante para que possamos identificar qual tipo de interação está ocorrendo e as transformações no comportamento social dos indivíduos. E nesse caso pode-se elaborar melhor a estratégia de ensino para atender as necessidades do aluno no processo de aprendizagem.

c.  No caso específico do comportamento social, a tríplice contingência do comportamento de um indivíduo é mediada pela resposta e pela consequência
do comportamento de outro. Essa relação entre as tríplices contingências de duas ou mais pessoas é conhecida como sistemas entrelaçados de resposta ou sistemas entrelaçados de comportamento.

A) Interação social por meio da mediação.

B) Importante para desenvolver programa educativo eficaz.

C) Existe a interdependência nos sistemas entrelaçados de "ensinar" e "aprender".

VERICAMOS QUE E UMA INTERAÇÃO POR MEDIAÇÃO.

É importante observarmos a interação entre professor X aluno. Aqui acontecesse o estímulo ( ensino das frações) buscando uma resposta de aprendizagem a partir do conteúdo da aula.

Interação e participação

O comportamento social é um termo que se refere às ações, atitudes e interações de indivíduos dentro de uma sociedade. É um aspecto fundamental da vida humana, pois influencia diretamente a forma como nos relacionamos com os outros e como nos adaptamos ao ambiente em que vivemos.

Estabelecer e manter relações sociais torna-se ao longo do nosso desenvolvimento uma de nossas mais importantes habilidades, já que por meio dela temos acesso a muitas possibilidades de reforço e também fornecemos reforçadores para os comportamentos dos que convivem conosco.

 

A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de participação ou mediação? Justifique.
A situação apresenta um caso de interação social por meio de mediação. No caso, o professor Pedro é o mediador, pois está ensinando frações a André, que é o participante.

Por que é importante identificar o tipo de interação em casos como esse?
Identificar o tipo de interação é relevante porque nos permite compreender como os comportamentos se relacionam. No caso da mediação, o professor atua como facilitador, transmitindo conhecimento e habilidades ao aluno.
Essa compreensão ajuda a adaptar estratégias de ensino, avaliar o progresso e promover uma aprendizagem eficaz.

Descreva os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação.

A tríplice contingência (contexto, ação e consequência) reflete essa interação mediada. A interação mediada entre o professor e o aluno é fundamental para o processo educacional, e a identificação desses sistemas de comportamento nos ajuda a compreender melhor essa dinâmica. A ação de Pedro é ensinar e a de André, aprender.

PreviousPage 23 of 30Next