Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 24 of 31Next

O aprendizado do aluno, ocorre quando há uma interação entre professor x aluno, que produz estímulo tanto do professor ensinar, quanto do aluno aprender, que gera como resposta uma boa aprendizagem.

Para Skinner, o comportamento tem lugar no mundo físico e social fora do organismo (ou melhor, somente aquelas interações que por aí terem lugar se constituem em eventos observáveis são legitimamente objetos de seu estudo).

interação participativa

O aluno e o professor estão interagindo num processo de ensino e aprendizado, tanto o aluno aprende com o professor quanto o professor com o aluno. Observando a facilidade ou a dificuldade do aluno, o professor busca novas maneiras pra ensina- lo.

RELAÇAO  , ESTIMULO , CONSEQUENCIA

AULA             ACAO           APRENDIZADO

A Análise do Comportamento deve e tem lidado com os fenômenos sociais: fatos ou eventos envolvendo as ações de mais de uma pessoa. A partir da literatura, buscou-se distinguir três eventos rotulados como fenômenos sociais: comportamento social - contingência tríplice cujas consequências são mediadas pelo comportamento operante de outro(s) indivíduo(s); produção agregada - conjunto de comportamentos de mais de um indivíduo que geram um produto agregado; e prática cultural - comportamentos aprendidos similares propagados por sucessivos indivíduos. Características e complexidades destes três fenômenos são discutidas. Possibilidades de diálogo com as Ciências Sociais são ressaltadas.

a ,ediação hoje em dia ao comportamento do individuo ao outro com fluides entrelacadas

 

A uma interação entre pedro e andre em sala de aula isso faz com que ele tenha um convivio social desenvolvendo uma ação.

Na interação social do exemplo, diante do seu contexto, ação e consequencia, podemos falar de uma interação por mediação onde um organismo vivo exerce influencia sobre o outro. Se um dos dois não fosse capaz de exercer influência sobre o outro, não teriamos o elemento base de uma interação social. Daí a importância de identificar o tipo de interação, posto que, se a interação fosse de participação não seria relevante por não haver influência entre os organismos envolvidos. Desta forma, dentro da dinâmica professor-aluno, temos o elementos básico necessário que caracteriza a existência de um comportamento social, onde a consequência da resposta comportamental varia de acordo com o reforçador (ou seja, depende de outro indivíduo). O comportamento social tem uma dinâmca complexa e seus esquemas de reforço levam em conta uma serie de fatores, no caso em questão, podemos citar os variáveis, no qual a reação depende de outra pessoa, que não é tão regular quanto o ambiente físico, podendo, assim,  alterar a consequência desejada. Essa relação entre as tríplices contingências de duas ou mais pessoas é conhecida como “‘sistemas entrelaçados de resposta’ ou ‘sistemas entrelaçados de comportamento’”, ancorados, aqui, na relação: contexto, ação e consequência do professor e do aluno.

Comportamento social depende de outra pessoa.

PreviousPage 24 of 31Next