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Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
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Desafio

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O professor é o mediador entre o aluno e a matemática, já o aluno utiliza a interação para aprender o que o professor está ensinando.

Sim, pois na psicanálise a interação social envolve a troca de experiências e significados entre indivíduos.  Essa interação pode ocorrer por meio da participação, onde os indivíduos se envolvem diretamente(no caso, o professor ensinando o aluno), ou da mediação, onde um terceiro facilita ou influencia a comunicação e os relacionamentos( no caso o aluno aprendendo para se comunicar com outras pessoas).

 

O caso apresenta o professor ensinando André, ou seja ele é o mediador, ou seja o professor é aquele que entrega o conteúdo e Andre recebe e põe em prática gerando aí a interação entre as partes.

grandes partes desses comportamentos humanos são determinados por outros comportamentos humanos. todo comportamento social, é um comportamento individual. portanto, é possível pensar que a noção de comportamento social se contrapõe ao comportamento individual, devido a sua conotação de coletividade.

A ação sempre vai depender de mais pessoas , com diferenças de pensamentos e ações

A interação social é importante para o desenvolvimento das crianças, pois permite que elas conheçam o outro, se conheçam, entendam as diferenças e construam relações afetivas. Para que as habilidades cognitivas, emocionais e sociais das crianças se efetivem, é necessária a mediação, que permite que a criança se aproprie de saberes e conhecimentos estimulados por alguém mais experiente.

A)A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de MEDIAÇÃO, pois o comportamento de uma poesia está sensível controlada pela ação.

B) é importante identificar o tipo de interação em casos como este para compreender como os comportamentos podem ser influenciados pelas ações de outras pessoas e assim suas

Mediação, na psicologia e na educação, mediação refere-se ao processo através do qual um indivíduo ou um ambiente facilita o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem. O mediador pode ser um adulto, um professor ou uma ferramenta pedagógica que ajuda o aprendiz a alcançar uma compreensão mais profunda e a desenvolver habilidades. Até porque diferenciar mediação de participação é importante porque cada conceito desempenha papéis distintos em contextos sociais, educacionais e de resolução de conflitos. 

A mediação é um processo de intervenção conduzido por um terceiro neutro (o mediador) que facilita a resolução de conflitos, promove a comunicação e ajuda as partes a alcançar um entendimento ou acordo. A participação refere-se ao envolvimento ativo de indivíduos ou grupos em processos de tomada de decisão, planejamento ou atividades coletivas. Não necessariamente envolve um terceiro neutro.

  

 

Identificar o tipo de interação de comportamentos entre professor e aluno é crucial por várias razões:

  1. Personalização do Ensino: Compreender como os alunos respondem a diferentes métodos de ensino permite que o professor adapte suas estratégias para atender melhor às necessidades individuais de cada aluno. Isso pode incluir ajustar o ritmo da aula, utilizar diferentes recursos didáticos ou oferecer suporte adicional.
  2. Promoção de um Ambiente Positivo: Identificar interações positivas e negativas ajuda a criar um ambiente de sala de aula mais acolhedor e produtivo. Interações positivas, como encorajamento e feedback construtivo, podem aumentar a motivação e o engajamento dos alunos.
  3. Desenvolvimento de Habilidades Sociais: A interação social na sala de aula não só promove o aprendizado acadêmico, mas também ajuda os alunos a desenvolverem habilidades sociais importantes, como comunicação, colaboração e resolução de conflitos.
  4. Avaliação e Melhoria Contínua: Monitorar e avaliar as interações permite que o professor identifique áreas de melhoria tanto em suas práticas de ensino quanto no comportamento dos alunos. Isso pode levar a um ensino mais eficaz e a melhores resultados de aprendizagem.
  5. Inclusão e Equidade: Entender as dinâmicas de interação ajuda a garantir que todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou origens, tenham oportunidades iguais de participar e aprender.

 

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