Desafio
Citação de Anielze Araujo Santos em maio 1, 2025, 3:51 amO comportamento social pode ser entendido como qualquer contingencia tríplice (estímulo -resposta -consequencia),cujas consequências são mediadas pelo o comportamento de outra pessoa.
O comportamento social pode ser entendido como qualquer contingencia tríplice (estímulo -resposta -consequencia),cujas consequências são mediadas pelo o comportamento de outra pessoa.
Citação de Alan Kardec em maio 3, 2025, 7:21 pma) Mediação (psicólogo modifica contingências).
b) Define estratégias de intervenção.
c) Sistemas: João ↔ colegas (aceitação) + psicólogo (regras).
a) Mediação (psicólogo modifica contingências).
b) Define estratégias de intervenção.
c) Sistemas: João ↔ colegas (aceitação) + psicólogo (regras).
Citação de Yasmin Dimedio em maio 6, 2025, 3:13 pmPara Skinner (2003), um comportamento é social quando há sistemas entrelaçados de resposta, ou seja, interações entre as tríplices contingências de duas ou mais pessoas, em que uma ação ocorre em um contexto e gera consequências.
Para Skinner (2003), um comportamento é social quando há sistemas entrelaçados de resposta, ou seja, interações entre as tríplices contingências de duas ou mais pessoas, em que uma ação ocorre em um contexto e gera consequências.
Citação de Maia Bjarup em maio 7, 2025, 12:18 amEssa situação apresenta um caso de interação social por meio de mediação.
Mediação: Pedro ensina → André aprende → há mudança favorecida pela ação planejada de Pedro
Não é participação porque não há simetria na ação, e sim um agente que atua sobre o outro.
Justificativa:
Na análise do comportamento, especialmente sob uma perspectiva educacional e interacional, a mediação ocorre quando um sujeito (neste caso, o professor Pedro) atua como agente que modifica o ambiente ou fornece estímulos que favorecem a aprendizagem de outro sujeito (André). Pedro não está apenas participando junto com André em uma atividade comum — ele atua diretamente para promover uma mudança comportamental em André, ou seja, seu comportamento de ensinar tem como consequência o comportamento de André aprender.
Ou seja, há um intermediário (Pedro) que organiza estímulos, conduz a instrução, apresenta modelos ou reforça respostas — tudo isso configura mediação. A ação é intencional, planejada e com foco no desenvolvimento do outro.
Por que é importante identificar o tipo de interação (mediação ou participação)?
Porque entender o papel que cada indivíduo exerce na relação permite:
Planejar intervenções mais eficazes:
Se sabemos que o professor atua como mediador, podemos estruturar melhor os estímulos, reforços e estratégias de ensino que ele deve aplicar. Isso é essencial para promover aprendizagem significativa.Atribuir responsabilidades de forma clara:
Em situações de mediação, o mediador é responsável por organizar o ambiente, apresentar estímulos discriminativos e reforçar respostas desejadas. Saber disso ajuda a evitar a falsa ideia de que o aluno “não aprende porque não quer”.Avaliar os efeitos sociais e pedagógicos da interação: Quando uma interação é de mediação, analisamos como o comportamento do mediador está diretamente relacionado com as mudanças no comportamento do outro. Isso é essencial em contextos de ensino, psicoterapia, orientação etc.
Quais são os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação?
Baseando-se na perspectiva da análise do comportamento e também no conceito de interações interdependentes, temos:
1. Sistema de comportamento do professor Pedro
Estímulo discriminativo (SD): Estar em aula, frente ao aluno, com conteúdo de frações preparado
Resposta: Ensinar fração (uso de exemplos, linguagem, gestos, perguntas)
Consequência para Pedro: Observa o engajamento de André, possíveis acertos, ou reforços verbais (“Ah, agora entendi, professor!”), o que reforça seu comportamento de ensinar
2. Sistema de comportamento do aluno André
Estímulo discriminativo (SD): Presença do professor, instruções claras sobre fração
Resposta: Engajar-se na tarefa, responder às perguntas, praticar
Consequência para André: Feedback positivo do professor, sensação de competência, reforço social (elogio, aprovação)
3. Sistema entrelaçado (interdependente)
O comportamento de Pedro funciona como estímulo para o comportamento de André
O comportamento de André (aprender/reagir/responder) funciona como reforçador ou discriminativo para Pedro ajustar sua mediação
Ambos retroalimentam os comportamentos um do outro em um sistema de reforço mútuo
Esse entrelaçamento é o que torna a mediação eficaz: o mediador não apenas transmite algo, mas observa, ajusta e responde aos comportamentos do mediado em tempo real.
Essa situação apresenta um caso de interação social por meio de mediação.
Mediação: Pedro ensina → André aprende → há mudança favorecida pela ação planejada de Pedro
Não é participação porque não há simetria na ação, e sim um agente que atua sobre o outro.
Justificativa:
Na análise do comportamento, especialmente sob uma perspectiva educacional e interacional, a mediação ocorre quando um sujeito (neste caso, o professor Pedro) atua como agente que modifica o ambiente ou fornece estímulos que favorecem a aprendizagem de outro sujeito (André). Pedro não está apenas participando junto com André em uma atividade comum — ele atua diretamente para promover uma mudança comportamental em André, ou seja, seu comportamento de ensinar tem como consequência o comportamento de André aprender.
Ou seja, há um intermediário (Pedro) que organiza estímulos, conduz a instrução, apresenta modelos ou reforça respostas — tudo isso configura mediação. A ação é intencional, planejada e com foco no desenvolvimento do outro.
Por que é importante identificar o tipo de interação (mediação ou participação)?
Porque entender o papel que cada indivíduo exerce na relação permite:
-
Planejar intervenções mais eficazes:
Se sabemos que o professor atua como mediador, podemos estruturar melhor os estímulos, reforços e estratégias de ensino que ele deve aplicar. Isso é essencial para promover aprendizagem significativa. -
Atribuir responsabilidades de forma clara:
Em situações de mediação, o mediador é responsável por organizar o ambiente, apresentar estímulos discriminativos e reforçar respostas desejadas. Saber disso ajuda a evitar a falsa ideia de que o aluno “não aprende porque não quer”. -
Avaliar os efeitos sociais e pedagógicos da interação: Quando uma interação é de mediação, analisamos como o comportamento do mediador está diretamente relacionado com as mudanças no comportamento do outro. Isso é essencial em contextos de ensino, psicoterapia, orientação etc.
Quais são os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação?
Baseando-se na perspectiva da análise do comportamento e também no conceito de interações interdependentes, temos:
1. Sistema de comportamento do professor Pedro
-
Estímulo discriminativo (SD): Estar em aula, frente ao aluno, com conteúdo de frações preparado
-
Resposta: Ensinar fração (uso de exemplos, linguagem, gestos, perguntas)
-
Consequência para Pedro: Observa o engajamento de André, possíveis acertos, ou reforços verbais (“Ah, agora entendi, professor!”), o que reforça seu comportamento de ensinar
2. Sistema de comportamento do aluno André
-
Estímulo discriminativo (SD): Presença do professor, instruções claras sobre fração
-
Resposta: Engajar-se na tarefa, responder às perguntas, praticar
-
Consequência para André: Feedback positivo do professor, sensação de competência, reforço social (elogio, aprovação)
3. Sistema entrelaçado (interdependente)
-
O comportamento de Pedro funciona como estímulo para o comportamento de André
-
O comportamento de André (aprender/reagir/responder) funciona como reforçador ou discriminativo para Pedro ajustar sua mediação
-
Ambos retroalimentam os comportamentos um do outro em um sistema de reforço mútuo
Esse entrelaçamento é o que torna a mediação eficaz: o mediador não apenas transmite algo, mas observa, ajusta e responde aos comportamentos do mediado em tempo real.
Citação de Adriano Jose Eduardo em maio 11, 2025, 3:11 pmA situação descrita é um caso de interação social por mediação, pois o professor influencia diretamente o comportamento do aluno ao ensinar frações. Identificar esse tipo de interação é importante para entender como ocorre a aprendizagem e melhorar as práticas pedagógicas. Os comportamentos de ambos estão entrelaçados: o professor ensina e o aluno aprende, formando um sistema em que um comportamento reforça o outro. Assim, a aprendizagem acontece por meio de uma relação mediada e intencional no ambiente escolar.
A situação descrita é um caso de interação social por mediação, pois o professor influencia diretamente o comportamento do aluno ao ensinar frações. Identificar esse tipo de interação é importante para entender como ocorre a aprendizagem e melhorar as práticas pedagógicas. Os comportamentos de ambos estão entrelaçados: o professor ensina e o aluno aprende, formando um sistema em que um comportamento reforça o outro. Assim, a aprendizagem acontece por meio de uma relação mediada e intencional no ambiente escolar.
Citação de AMANDAQUEIROZ em maio 12, 2025, 11:19 pmA - A SITUAÇAO DESCRITA APRESENTA UM CASO EM QUE A INTERAÇÃO SE DÁ POR MEDIAÇÃO. ISSO ACONTECE PORQUE O COMPORTAMENTO DO PROFESSOR É IMPACTADA PELO COMPORTAMENTO DO ALUNO ANDRÉ. OU SEJA,ANDRÉ PARTICIPA DO COMPORTAMENTO COMO UM ORGANISMO VIVO,O Q CARACTERIZA A INTERAÇÃO,O COMPORTAMENTO DE ANDRÉ NÃO SERIA RELEVANTE.
B - É IMPORTANTE IDENTIFICAR O TIPO DE INTERAÇÃO PARA QUE O COMPORTAMENTO SEJA CONSIDERADO SOCIAL, O TIPO DE INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS DEVE SER A MEDIAÇÃO. LOGO, O EXEMPLO ACIMA RETRATA UM COMPORTAMENTO SOCIAL.
C - OS SISTEMAS DE COMPORTAMENTOS PODEM IDENTIFICAR QUANDO SE ANALISAM AS RELAÇÕES ENTRE AS TRIPLICES CONTINGÊNCIAS DO COMPORTAMENTO DO PROF E DE ANDRÉ. AS CONSEQUENCIAS DO COMPORTAMENTO SÃO MEDIADAS PELAS AÇOÉS DE ANDRÉ. ESSAS INTERAÇÕES ENTRE AS CONSEQUENCIAS DE COMPORTAMENTO DE ANDRÉ SÃO CHAMADAS DE SISTEMAS ENTRELAÇADOS DE RESPOSTA OU SISTEMA ENTRELAÇADOS DE COMPORTAMENTO E SÃO CARACTERISTICAS DOS COMPORTAMENTOS SOCIAIS.
A - A SITUAÇAO DESCRITA APRESENTA UM CASO EM QUE A INTERAÇÃO SE DÁ POR MEDIAÇÃO. ISSO ACONTECE PORQUE O COMPORTAMENTO DO PROFESSOR É IMPACTADA PELO COMPORTAMENTO DO ALUNO ANDRÉ. OU SEJA,ANDRÉ PARTICIPA DO COMPORTAMENTO COMO UM ORGANISMO VIVO,O Q CARACTERIZA A INTERAÇÃO,O COMPORTAMENTO DE ANDRÉ NÃO SERIA RELEVANTE.
B - É IMPORTANTE IDENTIFICAR O TIPO DE INTERAÇÃO PARA QUE O COMPORTAMENTO SEJA CONSIDERADO SOCIAL, O TIPO DE INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS DEVE SER A MEDIAÇÃO. LOGO, O EXEMPLO ACIMA RETRATA UM COMPORTAMENTO SOCIAL.
C - OS SISTEMAS DE COMPORTAMENTOS PODEM IDENTIFICAR QUANDO SE ANALISAM AS RELAÇÕES ENTRE AS TRIPLICES CONTINGÊNCIAS DO COMPORTAMENTO DO PROF E DE ANDRÉ. AS CONSEQUENCIAS DO COMPORTAMENTO SÃO MEDIADAS PELAS AÇOÉS DE ANDRÉ. ESSAS INTERAÇÕES ENTRE AS CONSEQUENCIAS DE COMPORTAMENTO DE ANDRÉ SÃO CHAMADAS DE SISTEMAS ENTRELAÇADOS DE RESPOSTA OU SISTEMA ENTRELAÇADOS DE COMPORTAMENTO E SÃO CARACTERISTICAS DOS COMPORTAMENTOS SOCIAIS.
Citação de cldrocha em maio 22, 2025, 3:21 pma) A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de participação, pois mostra o interesse do professor Pedro em ensinar e o interesse do aluno André em aprender.
b) Porque se não há interação entre o professor e o aluno, não chegarão ao o objetivo, que é do aluno aprender a matéria que ele tem dificuldade.
c) O comportamento do professor é ensinar ao aluno, e o comportamento do aluno é o interesse em aprender
a) A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de participação, pois mostra o interesse do professor Pedro em ensinar e o interesse do aluno André em aprender.
b) Porque se não há interação entre o professor e o aluno, não chegarão ao o objetivo, que é do aluno aprender a matéria que ele tem dificuldade.
c) O comportamento do professor é ensinar ao aluno, e o comportamento do aluno é o interesse em aprender
Citação de Tathyana Pereira da Silva Toda em maio 22, 2025, 5:14 pmO comportamento de ambos interfere no outro.
O comportamento de ambos interfere no outro.
Citação de Jefferson em maio 25, 2025, 2:44 pmPara Skinner, o comportamento social ocorre quando os comportamentos de duas ou mais pessoas se entrelaçam por meio das contingências — cada ação de um indivíduo serve como parte do contexto (estímulo ou consequência) para a ação do outro. Isso caracteriza a interdependência das ações no contexto social.
Para Skinner, o comportamento social ocorre quando os comportamentos de duas ou mais pessoas se entrelaçam por meio das contingências — cada ação de um indivíduo serve como parte do contexto (estímulo ou consequência) para a ação do outro. Isso caracteriza a interdependência das ações no contexto social.
Citação de Jefferson em maio 25, 2025, 2:45 pmPara Skinner, o comportamento social ocorre quando os comportamentos de duas ou mais pessoas se entrelaçam por meio das contingências — cada ação de um indivíduo serve como parte do contexto (estímulo ou consequência) para a ação do outro. Isso caracteriza a interdependência das ações no contexto social.
Para Skinner, o comportamento social ocorre quando os comportamentos de duas ou mais pessoas se entrelaçam por meio das contingências — cada ação de um indivíduo serve como parte do contexto (estímulo ou consequência) para a ação do outro. Isso caracteriza a interdependência das ações no contexto social.