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Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Comportamento socialDesafio
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Desafio

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A situação apresentada caracteriza um caso de interpretação social por meio de mediação. Isso ocorre porque o professor Pedro atua como um mediador do conhecimento, utilizando sua experiência e domínio do conteúdo para ensinar frações a André. A aprendizagem de André ocorre com base na mediação do professor, ou seja, ele não aprende sozinho, mas a partir da intervenção pedagógica e didática do professor em um contexto.
Identificar o tipo de interação é fundamental porque ajuda a compreender como o processo de ensino-aprendizagem ocorre. Saber se a aprendizagem se dá por mediação ou por participação possibilita ao educador adotar estratégias pedagógicas mais eficazes, respeitando o ritmo, o contexto e a forma como o aluno interage com o conhecimento. Além disso, permite avaliar o papel do professor e do aluno na construção do saber, promovendo intervenções mais adequadas para melhorar o desempenho escolar.

Esses sistemas estão entrelaçados porque o comportamento de Pedro influencia diretamente o de André e vice-versa. A ação de ensinar só ocorre porque há um aluno disposto a aprender, e a aprendizagem do aluno só acontece porque há uma mediação ativa do professor. Esse entrelaçamento é típico das interações sociais mediadas no processo educativo.

a) MEDIAÇÃO:

]Nesse processo, a ação do professor é mediada pela ação do aluno (conforme o aluno vai aprendendo ou demonstrando dificuldades, o professor vai elaborando sua estratégia de ensino). Ou seja, nesse exemplo, o comportamento da outra pessoa (aluno) impacta no comportamento do indivíduo analisado (professor).

 

b)quando a interação entre a outra pessoa e o indivíduo que realiza a ação analisada se dá por meio da mediação, o papel desse outro indivíduo é bastante diferenciado. Nessas interações, o comportamento operante (voluntário) de um indivíduo é influenciado pelo comportamento operante de outro. Assim, diferente do que ocorre no processo de interação através da participação, as pessoas que se relacionam sob essas condições são consideradas como organismos vivos (não como um objeto físico qualquer), e suas ações atuam na mediação das ações de outra(s) pessoas(s). É importante destacar que, para Skinner (2003), essa é a noção de interação (mediação) que deve ser considerada quando se trata de comportamentos sociais.

 

c) A ação do professor é mediada pela ação do aluno. O professor elabora a matéria para o aluno conforme ele vai aprendendo.

A- Sim, a situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de mediação . O comportamento do professor , o ato de ensinar ,  altera o ambiente do aluno  ao apresentar estímulos didáticos, instruções ou exemplos. Esse novo ambiente estimula o comportamento do aluno (aprender), gerando uma consequência educativa. Ou seja, o comportamento do professor media  a aprendizagem do aluno, configurando-se como uma interação social por mediação .

 

B- Identificar o tipo de interação  é importante por várias razões, especialmente quando se trata de contextos educacionais, terapêuticos ou sociais.

Sendo assim permite compreender como os comportamentos se influenciam mutuamente, orientando intervenções mais eficazes.

 

c- Em uma  situação como essa   os sistemas entrelaçados de comportamento  envolvem a relação entre o comportamento do professor e o do aluno, onde um influencia diretamente o outro.

Dessa forma há uma interdependência funcional  entre os comportamentos: o que o professor faz afeta o comportamento do aluno, e a resposta do aluno pode retroalimentar o comportamento do professor ,  formando um sistema entrelaçado de comportamento .

Essa perspectiva de Skinner mostra como o comportamento humano é profundamente influenciado pelas relações sociais e pelos contextos em que ocorre. Entender essas interações nos ajuda a promover aprendizagens mais eficazes e relações mais conscientes entre as pessoas.

Além disso, destaca a importância do papel ativo de cada indivíduo na construção do comportamento do outro. No contexto educacional, isso valoriza ainda mais a atuação do professor como agente de mudança. Compreender essas relações nos permite criar ambientes mais intencionais e positivos para o desenvolvimento humano.

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