Desafio
Citação de Vera Lúcia da Silveira em maio 25, 2025, 3:35 pmDigo, se o comportamento social advém da interação entre duas ou mais pessoas, no presente caso, o objetivo é aprender frações na aula de matemática (consequência). Então, terá que haver mediação do professor e resposta do aluno, e vice-versa. O professor precisará tornar aquele conteúdo interessante e aprazível, enquanto o aluno terá que se tornar receptivo para o aprendizado.
Digo, se o comportamento social advém da interação entre duas ou mais pessoas, no presente caso, o objetivo é aprender frações na aula de matemática (consequência). Então, terá que haver mediação do professor e resposta do aluno, e vice-versa. O professor precisará tornar aquele conteúdo interessante e aprazível, enquanto o aluno terá que se tornar receptivo para o aprendizado.
Citação de Josiane 75 em maio 27, 2025, 9:47 pmEsses sistemas estão interligados porque o comportamento de um influencia diretamente o comportamento do outro, formando uma rede de contingências sociais. A ação do professor afeta a resposta do aluno, que por sua vez impacta a continuidade e a motivação do professor.
Esses sistemas estão interligados porque o comportamento de um influencia diretamente o comportamento do outro, formando uma rede de contingências sociais. A ação do professor afeta a resposta do aluno, que por sua vez impacta a continuidade e a motivação do professor.
Citação de Adriano Alcarde de Castilho em junho 6, 2025, 2:41 pma) Mediação do professor e participação do aluno;
b) Para interpretar as ações e consequências de cada um;
c) Produção agregada com mediação e contingencias entrelaçadas
a) Mediação do professor e participação do aluno;
b) Para interpretar as ações e consequências de cada um;
c) Produção agregada com mediação e contingencias entrelaçadas
Citação de Romério de Souza Serra em junho 8, 2025, 4:22 pmRespostas:
A) A situação apresenta um caso de interação social por meio de ambos: participação e mediação.
Participação: Pedro e André estão diretamente envolvidos na interação. Pedro participa ativamente ao "ensinar frações" e André participa ao "estudar frações". Há uma troca mútua de comportamentos em um mesmo ambiente (aula de matemática).
Mediação: O comportamento de Pedro (ensinar) age como um mediador para o comportamento de André (aprender). A ação de um influencia a ação e a consequência do outro. O ambiente da "aula de matemática" também media essa interação, fornecendo o contexto para ambos os comportamentos.
B) Otimizar o processo de ensino-aprendizagem: Compreender como a participação direta e a mediação se manifestam permite ajustar as estratégias pedagógicas para que o ensino de Pedro seja mais eficaz e o aprendizado de André mais consolidado.
Avaliar a eficácia da intervenção: Ajuda a determinar se o comportamento de ensino de Pedro está realmente gerando a consequência desejada (André aprender frações) e se o comportamento de estudo de André é produtivo.
Prever e modificar comportamentos futuros: Ao entender as relações de contingência, é possível intervir para fortalecer ou modificar comportamentos se o resultado esperado não for alcançado.
C) Comportamento de Pedro (ensinar frações): Ocorre no contexto da aula de matemática. A consequência esperada para Pedro é o aprendizado de André.
Comportamento de André (estudar frações): Ocorre no mesmo contexto e é influenciado pelo comportamento de Pedro. A consequência para André é o aprendizado de frações.
Entrelaçamento: A "ação" de Pedro (ensinar) funciona como "contexto" ou estímulo discriminativo para a "ação" de André (estudar). Da mesma forma, o "aprender frações" de André (consequência para André) é a "consequência" desejada para o comportamento de ensino de Pedro, fechando o ciclo do entrelaçamento. A tríplice contingência de um serve como parte da tríplice contingência do outro, formando um padrão de cointeração.
Respostas:
A) A situação apresenta um caso de interação social por meio de ambos: participação e mediação.
Participação: Pedro e André estão diretamente envolvidos na interação. Pedro participa ativamente ao "ensinar frações" e André participa ao "estudar frações". Há uma troca mútua de comportamentos em um mesmo ambiente (aula de matemática).
Mediação: O comportamento de Pedro (ensinar) age como um mediador para o comportamento de André (aprender). A ação de um influencia a ação e a consequência do outro. O ambiente da "aula de matemática" também media essa interação, fornecendo o contexto para ambos os comportamentos.
B) Otimizar o processo de ensino-aprendizagem: Compreender como a participação direta e a mediação se manifestam permite ajustar as estratégias pedagógicas para que o ensino de Pedro seja mais eficaz e o aprendizado de André mais consolidado.
Avaliar a eficácia da intervenção: Ajuda a determinar se o comportamento de ensino de Pedro está realmente gerando a consequência desejada (André aprender frações) e se o comportamento de estudo de André é produtivo.
Prever e modificar comportamentos futuros: Ao entender as relações de contingência, é possível intervir para fortalecer ou modificar comportamentos se o resultado esperado não for alcançado.
C) Comportamento de Pedro (ensinar frações): Ocorre no contexto da aula de matemática. A consequência esperada para Pedro é o aprendizado de André.
Comportamento de André (estudar frações): Ocorre no mesmo contexto e é influenciado pelo comportamento de Pedro. A consequência para André é o aprendizado de frações.
Entrelaçamento: A "ação" de Pedro (ensinar) funciona como "contexto" ou estímulo discriminativo para a "ação" de André (estudar). Da mesma forma, o "aprender frações" de André (consequência para André) é a "consequência" desejada para o comportamento de ensino de Pedro, fechando o ciclo do entrelaçamento. A tríplice contingência de um serve como parte da tríplice contingência do outro, formando um padrão de cointeração.
Citação de Jose Jobson da Silva em junho 10, 2025, 12:12 pmResposta 1:
Sim, pois existem o professor de matemática e o André, assim o comportamento de ambos está em prol da mediação analisada conforme o aluno vai aprendendo ou demonstrando dificuldade. O professor vai elaborando estratégias; o comportamento de um impacta no comportamento e na ação do outro.
Resposta 2:
É aqui que a situação presente está ligada à contingência que trata do organismo e do ambiente, sendo que o comportamento dos dois está baseado na contingência tríplice de estímulo, resposta e consequência.
Resposta 3:
No caso específico, o comportamento social é mediado entre as tríplices contingências de duas ou mais pessoas, que é conhecido como sistema entrelaçado de respostas, como diz Skinner. Assim, as consequências desse comportamento geralmente são condicionadas e generalizadas.
Resposta 1:
Sim, pois existem o professor de matemática e o André, assim o comportamento de ambos está em prol da mediação analisada conforme o aluno vai aprendendo ou demonstrando dificuldade. O professor vai elaborando estratégias; o comportamento de um impacta no comportamento e na ação do outro.
Resposta 2:
É aqui que a situação presente está ligada à contingência que trata do organismo e do ambiente, sendo que o comportamento dos dois está baseado na contingência tríplice de estímulo, resposta e consequência.
Resposta 3:
No caso específico, o comportamento social é mediado entre as tríplices contingências de duas ou mais pessoas, que é conhecido como sistema entrelaçado de respostas, como diz Skinner. Assim, as consequências desse comportamento geralmente são condicionadas e generalizadas.
Citação de Ailtamar dos Santos em junho 13, 2025, 4:05 pmA ação do professor se dá através da mediação, porque o professor está inserido na situação de forma ativa, ele está ensinando matemática ao aluno.
As respostas do indivíduo são diferentes de acordo com a interação, terá ações diferentes no caso de participação ou mediação do outro.
O professor está interagindo com o aluno através do ensino, com essa atitude do professor, o aluno se propõe a estudar e consequentemente aprender o conteúdo proposto por seu professor.
A ação do professor se dá através da mediação, porque o professor está inserido na situação de forma ativa, ele está ensinando matemática ao aluno.
As respostas do indivíduo são diferentes de acordo com a interação, terá ações diferentes no caso de participação ou mediação do outro.
O professor está interagindo com o aluno através do ensino, com essa atitude do professor, o aluno se propõe a estudar e consequentemente aprender o conteúdo proposto por seu professor.
Citação de Clayton Roberto Messias em junho 14, 2025, 9:21 pmAs formas de interação social por meio de participação ou mediação são diversas e refletem os modos como os indivíduos se conectam, constroem significados e organizam a vida em sociedade. Vamos por partes:
Formas de Interação Social
1. Participação Direta (Face a Face)
- Encontros presenciais, como conversas, debates, assembleias.
- Envolve troca simultânea de gestos, palavras e emoções.
- Exemplo: uma roda de conversa em uma comunidade.2. Mediação Tecnológica
- Interações por meio de dispositivos como telefone, computador ou redes sociais.
- Pode ser síncrona (chamada de vídeo) ou assíncrona (mensagens, e-mails).
- Exemplo: fóruns online, grupos de WhatsApp, lives interativas.3. Quase-Interação Mediada
- Comunicação unidirecional, sem resposta imediata ou direta.
- Exemplo: assistir a um noticiário ou ler um livro.4. Interação Institucional
- Ocorre dentro de organizações (escolas, empresas, igrejas).
- Regras e papéis sociais estruturam a comunicação.Sistemas Entrelaçados de Comportamento Social
Esses sistemas são como redes que se sobrepõem e se influenciam mutuamente:
- Sistema Familiar: primeiro núcleo de socialização, onde se aprendem normas, afetos e papéis.
- Sistema Educacional: transmite saberes e valores culturais, moldando comportamentos e expectativas sociais.
- Sistema Econômico: regula trocas, trabalho e consumo, influenciando status e relações de poder.
- Sistema Midiático: molda percepções, desejos e discursos por meio da informação e do entretenimento.
- Sistema Jurídico e Político: define direitos, deveres e formas de participação cidadã.Esses sistemas não atuam isoladamente — eles se entrelaçam, criando camadas de influência sobre o comportamento individual e coletivo. Por exemplo, uma manifestação política pode envolver o sistema jurídico (direito à livre expressão), o midiático (cobertura jornalística), o educacional (formação crítica) e o familiar (valores transmitidos).
As formas de interação social por meio de participação ou mediação são diversas e refletem os modos como os indivíduos se conectam, constroem significados e organizam a vida em sociedade. Vamos por partes:
Formas de Interação Social
1. Participação Direta (Face a Face)
- Encontros presenciais, como conversas, debates, assembleias.
- Envolve troca simultânea de gestos, palavras e emoções.
- Exemplo: uma roda de conversa em uma comunidade.
2. Mediação Tecnológica
- Interações por meio de dispositivos como telefone, computador ou redes sociais.
- Pode ser síncrona (chamada de vídeo) ou assíncrona (mensagens, e-mails).
- Exemplo: fóruns online, grupos de WhatsApp, lives interativas.
3. Quase-Interação Mediada
- Comunicação unidirecional, sem resposta imediata ou direta.
- Exemplo: assistir a um noticiário ou ler um livro.
4. Interação Institucional
- Ocorre dentro de organizações (escolas, empresas, igrejas).
- Regras e papéis sociais estruturam a comunicação.
Sistemas Entrelaçados de Comportamento Social
Esses sistemas são como redes que se sobrepõem e se influenciam mutuamente:
- Sistema Familiar: primeiro núcleo de socialização, onde se aprendem normas, afetos e papéis.
- Sistema Educacional: transmite saberes e valores culturais, moldando comportamentos e expectativas sociais.
- Sistema Econômico: regula trocas, trabalho e consumo, influenciando status e relações de poder.
- Sistema Midiático: molda percepções, desejos e discursos por meio da informação e do entretenimento.
- Sistema Jurídico e Político: define direitos, deveres e formas de participação cidadã.
Esses sistemas não atuam isoladamente — eles se entrelaçam, criando camadas de influência sobre o comportamento individual e coletivo. Por exemplo, uma manifestação política pode envolver o sistema jurídico (direito à livre expressão), o midiático (cobertura jornalística), o educacional (formação crítica) e o familiar (valores transmitidos).
Citação de PATRICIA GROSSI em junho 18, 2025, 5:46 pmCitação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:57 pmDe acordo com Skinner (2003), para que um comportamento seja considerado social, precisa existir o que se chama de “sistemas entrelaçados de resposta” ou “sistemas entrelaçados de comportamento”. Esses sistemas caracterizam a interação entre as tríplices contingências. As tríplices contingências representam descrições de relações entre eventos como: o comportamento de duas ou mais pessoas, pois todo comportamento acontece em um determinado contexto e gera uma consequência.
a) A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de participação ou mediação? Justifique.
A situação descrita representa um caso de interação social por mediação. Isso porque o comportamento de Pedro, ao ensinar frações, influencia o comportamento de André sem que Pedro participe diretamente da ação de estudar. Ou seja, Pedro altera o ambiente de André ao apresentar estímulos (explicações, exemplos, perguntas) que favorecem o estudo e a aprendizagem do aluno. Essa modificação ambiental, promovida por Pedro, é o que caracteriza a mediação: ele cria condições para que o comportamento de André ocorra, mas não executa nem participa diretamente da resposta de aprendizagem do aluno. Assim, a interação é estabelecida por meio de efeitos indiretos de um comportamento sobre o outro, dentro de uma relação social mediada.
b) Por que é importante identificar o tipo de interação em casos como esse?
Identificar o tipo de interação, se ocorre por participação ou por mediação, é fundamental para entender os papéis que cada pessoa desempenha em uma situação de ensino-aprendizagem. No contexto educacional, essa análise permite compreender como o professor pode organizar o ambiente de forma a favorecer o aprendizado do aluno, e como o comportamento do aluno pode, por sua vez, reforçar ou modificar o comportamento do professor. Reconhecer o tipo de interação ajuda a definir estratégias mais eficazes para promover o desenvolvimento de habilidades, ajustar métodos pedagógicos e realizar intervenções comportamentais mais adequadas. Saber se a influência é direta (participação) ou indireta (mediação) é essencial para planejar ações educativas com base no funcionamento das contingências.
c) Descreva os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação.
Na situação apresentada, existem dois sistemas de comportamento que se influenciam mutuamente, formando o que Skinner chama de sistemas entrelaçados de comportamento. De um lado, temos o comportamento do professor Pedro. Seu contexto é a aula de matemática; sua ação é ensinar frações; e a consequência esperada é que André aprenda o conteúdo. O aprendizado de André funciona como reforçador para Pedro, que poderá repetir ou modificar sua forma de ensinar com base na resposta do aluno.
De outro lado, temos o comportamento de André. O contexto também é a aula de matemática; sua ação é estudar frações, o que pode envolver ouvir, prestar atenção, fazer perguntas e responder atividades; e a consequência é o aprendizado do conteúdo e, possivelmente, a obtenção de aprovação ou reforço social por parte do professor.
Esses dois sistemas se entrelaçam porque o comportamento de Pedro afeta o comportamento de André e vice-versa. As ações de cada um funcionam como estímulos e consequências para o outro. Por exemplo, a maneira como Pedro ensina pode facilitar ou dificultar a aprendizagem de André, enquanto o interesse e o envolvimento de André podem reforçar o comportamento de ensino de Pedro. Esse entrelaçamento mostra que os comportamentos não ocorrem isoladamente, mas dentro de uma rede de contingências sociais recíprocas.
Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:57 pmDe acordo com Skinner (2003), para que um comportamento seja considerado social, precisa existir o que se chama de “sistemas entrelaçados de resposta” ou “sistemas entrelaçados de comportamento”. Esses sistemas caracterizam a interação entre as tríplices contingências. As tríplices contingências representam descrições de relações entre eventos como: o comportamento de duas ou mais pessoas, pois todo comportamento acontece em um determinado contexto e gera uma consequência.
a) A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de participação ou mediação? Justifique.
A situação descrita representa um caso de interação social por mediação. Isso porque o comportamento de Pedro, ao ensinar frações, influencia o comportamento de André sem que Pedro participe diretamente da ação de estudar. Ou seja, Pedro altera o ambiente de André ao apresentar estímulos (explicações, exemplos, perguntas) que favorecem o estudo e a aprendizagem do aluno. Essa modificação ambiental, promovida por Pedro, é o que caracteriza a mediação: ele cria condições para que o comportamento de André ocorra, mas não executa nem participa diretamente da resposta de aprendizagem do aluno. Assim, a interação é estabelecida por meio de efeitos indiretos de um comportamento sobre o outro, dentro de uma relação social mediada.
b) Por que é importante identificar o tipo de interação em casos como esse?
Identificar o tipo de interação, se ocorre por participação ou por mediação, é fundamental para entender os papéis que cada pessoa desempenha em uma situação de ensino-aprendizagem. No contexto educacional, essa análise permite compreender como o professor pode organizar o ambiente de forma a favorecer o aprendizado do aluno, e como o comportamento do aluno pode, por sua vez, reforçar ou modificar o comportamento do professor. Reconhecer o tipo de interação ajuda a definir estratégias mais eficazes para promover o desenvolvimento de habilidades, ajustar métodos pedagógicos e realizar intervenções comportamentais mais adequadas. Saber se a influência é direta (participação) ou indireta (mediação) é essencial para planejar ações educativas com base no funcionamento das contingências.
c) Descreva os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação.
Na situação apresentada, existem dois sistemas de comportamento que se influenciam mutuamente, formando o que Skinner chama de sistemas entrelaçados de comportamento. De um lado, temos o comportamento do professor Pedro. Seu contexto é a aula de matemática; sua ação é ensinar frações; e a consequência esperada é que André aprenda o conteúdo. O aprendizado de André funciona como reforçador para Pedro, que poderá repetir ou modificar sua forma de ensinar com base na resposta do aluno.
De outro lado, temos o comportamento de André. O contexto também é a aula de matemática; sua ação é estudar frações, o que pode envolver ouvir, prestar atenção, fazer perguntas e responder atividades; e a consequência é o aprendizado do conteúdo e, possivelmente, a obtenção de aprovação ou reforço social por parte do professor.
Esses dois sistemas se entrelaçam porque o comportamento de Pedro afeta o comportamento de André e vice-versa. As ações de cada um funcionam como estímulos e consequências para o outro. Por exemplo, a maneira como Pedro ensina pode facilitar ou dificultar a aprendizagem de André, enquanto o interesse e o envolvimento de André podem reforçar o comportamento de ensino de Pedro. Esse entrelaçamento mostra que os comportamentos não ocorrem isoladamente, mas dentro de uma rede de contingências sociais recíprocas.
Citação de Ivanildadoe em junho 19, 2025, 10:12 pmO comportamento social é a forma como os indivíduos se comportam em relação aos outros e ao ambiente social inclui interações como cooperativas comunicação diversão de trabalho e outros comportamentos que contribuem para o sucesso do grupo é fundamental para a formação de normas culturais desenvolvimento pessoal e manutenção da estrutura social pode ser observado em diversas espécies desde insetos sociais até seres humanos em humanos o comportamento social é influenciado por fatores biológicos culturais e ideológicos tipos de comportamento social a interação cooperativas comportamentos de beneficiam tanto o indivíduo quanto grupo comunicação troca de informações entre os indivíduos divisão de trabalho distribuição de tarefas entre os membros do grupo comportamento agressiva e interação que envolve violência ou ameaça comportamento submisso é interação em que o indivíduo demonstra subordinação e outro a interações interpessoais em relação em outros duas ou mais pessoas interação com mais pessoas interações intergrupais relações entre diferentes grupos sociais fatores que influenciam o comportamento social genética traços herdados que podem influenciar e tendências acertos comportamentos cultura normas valores crenças transmitido em geração em geração e ideologia conjunto de ideias e valores que orientam o comportamento experiências individuais e aprendizagem interações ao longo da vida ambientes social influencia o contexto social cultura e comportamento a importância do estudo do comportamento social compreender a dinâmica social permitir entender como sociedade e forma e mudam ajuda promover comportamentos positivos construtivos resolver conflitos fornecer ferramentas para lidar com tensões divergências sociais melhorar a qualidade de vida ao entender o impacto com comportamento social na saúde mental no bem-estar
O comportamento social é a forma como os indivíduos se comportam em relação aos outros e ao ambiente social inclui interações como cooperativas comunicação diversão de trabalho e outros comportamentos que contribuem para o sucesso do grupo é fundamental para a formação de normas culturais desenvolvimento pessoal e manutenção da estrutura social pode ser observado em diversas espécies desde insetos sociais até seres humanos em humanos o comportamento social é influenciado por fatores biológicos culturais e ideológicos tipos de comportamento social a interação cooperativas comportamentos de beneficiam tanto o indivíduo quanto grupo comunicação troca de informações entre os indivíduos divisão de trabalho distribuição de tarefas entre os membros do grupo comportamento agressiva e interação que envolve violência ou ameaça comportamento submisso é interação em que o indivíduo demonstra subordinação e outro a interações interpessoais em relação em outros duas ou mais pessoas interação com mais pessoas interações intergrupais relações entre diferentes grupos sociais fatores que influenciam o comportamento social genética traços herdados que podem influenciar e tendências acertos comportamentos cultura normas valores crenças transmitido em geração em geração e ideologia conjunto de ideias e valores que orientam o comportamento experiências individuais e aprendizagem interações ao longo da vida ambientes social influencia o contexto social cultura e comportamento a importância do estudo do comportamento social compreender a dinâmica social permitir entender como sociedade e forma e mudam ajuda promover comportamentos positivos construtivos resolver conflitos fornecer ferramentas para lidar com tensões divergências sociais melhorar a qualidade de vida ao entender o impacto com comportamento social na saúde mental no bem-estar
Citação de Ivanildadoe em junho 19, 2025, 10:25 pmA participação em processos judiciais pode ser considerada uma forma de interação socialmente quando envolve a mediação da justiça nesses casos o indivíduos ou grupos interagem entre si com o sistema judicial para resolver conflitos ou questões legais utilizando a interação como meio para alcançar os seus objetivos na interação social refere-se ações recíprocas entre o indivíduos onde a compartilhamento de informações e influências multa a essa interação pode ocorrer em diversas contextos como familiar profissional e também no âmbito jurídico a mediação da justiça como um processo de resolução de conflitos envolve participação de um mediador terceira parte imparcial que auxilia as partes em conflito a encontrar uma solução mutuamente aceitável essa interação é essencial para o sucesso da mediação pois requer comunicação negociação e compreensão multa entre as partes participação em processos judiciais como interação social seja como o autor réu o testemunha envolve interação com outras partes advogados juízes funcionários do tribunal essa interação pode ocorrer de forma verbal depoimentos audiências não verbal e linguagem corporal e expressão facial um exemplo um divórcio litigioso em que as partes precisam comparecer em audiências negociar partilha de bens e a guarda dos filhos uma ação trabalhista em que o empregado busca seus direitos na justiça interagindo com o empregador e seus representantes um caso de disputa de terras em que as partes precisam apresentar provas em argumento perante o juiz em todos esses casos a interação social é um elemento fundamental para a resolução de conflitos através da mediação da justiça seja através do diálogo ou da negociação ou da apresentação de argumento
A participação em processos judiciais pode ser considerada uma forma de interação socialmente quando envolve a mediação da justiça nesses casos o indivíduos ou grupos interagem entre si com o sistema judicial para resolver conflitos ou questões legais utilizando a interação como meio para alcançar os seus objetivos na interação social refere-se ações recíprocas entre o indivíduos onde a compartilhamento de informações e influências multa a essa interação pode ocorrer em diversas contextos como familiar profissional e também no âmbito jurídico a mediação da justiça como um processo de resolução de conflitos envolve participação de um mediador terceira parte imparcial que auxilia as partes em conflito a encontrar uma solução mutuamente aceitável essa interação é essencial para o sucesso da mediação pois requer comunicação negociação e compreensão multa entre as partes participação em processos judiciais como interação social seja como o autor réu o testemunha envolve interação com outras partes advogados juízes funcionários do tribunal essa interação pode ocorrer de forma verbal depoimentos audiências não verbal e linguagem corporal e expressão facial um exemplo um divórcio litigioso em que as partes precisam comparecer em audiências negociar partilha de bens e a guarda dos filhos uma ação trabalhista em que o empregado busca seus direitos na justiça interagindo com o empregador e seus representantes um caso de disputa de terras em que as partes precisam apresentar provas em argumento perante o juiz em todos esses casos a interação social é um elemento fundamental para a resolução de conflitos através da mediação da justiça seja através do diálogo ou da negociação ou da apresentação de argumento