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Desafio

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Ao meu ver o Coach pode ajudar na seguinte forma: usando uma metodologia de capacitação humana e comportamental, afim de que o colaboradores aprenda a aceitar as diferenças para conviver em harmonia para  ter clareza quanto o proposito e objetivos da empresa , com a finalidade de alcanças bons resultados .

É um processo voltado para desenvolvimento da liderança que pode ser utilizado para o crescimento individual ou de um grupo de pessoas. O leadership coaching tem o objetivo de melhorar o desempenho dos líderes, aumentando o nível de resultados positivos do profissional, da empresa e dos negócios. Para tanto, utiliza técnicas, ferramentas e metodologias conduzidas por um profissional habilitado (o executive coach), que em parceria com o coachee (cliente), trabalha no aumento de performance do executivo. No cenário atual, em que o turbulento mundo dos negócios exige cada vez mais eficiência, os líderes precisam ampliar a visão para detectar tendências que levem a organização ao sucesso. Por isso, um treinamento focado na melhoria de desempenho do líder aumenta ainda mais a motivação e eficiência da equipe. O leadership coaching ajudará o coachee a:

Identificar seus pontos fortes e áreas que precisam de desenvolvimento

Dar e receber feedback construtivo

Identificar e criar planos de ação colaborativa para o futuro

Desenvolver um plano de sustentabilidade para assegurar a implantação bem-sucedida

Identificar os recursos que podem ajudar os membros de equipe em seu processo de aprendizadagem.

O leadership coaching converge para o desenvolvimento de habilidade específicas de liderança visando a criação e manutençao de um ambiente de excelência nos negócios. Isso porque o executive coach levará o coachee a ampliar suas áreas de atuação. E o líder então poderá:

  • Auxiliar a equipe a atingir seu potencial máximo.
  • Estimular sentimento de parceria e pertencimento entre colegas.
  • Motivar os funcionários estabelecendo confiança e comunicação.
  • Criar alinhamentos entre os objetivos organizacionais e pessoais.
  • Gerar resultados positivos por longo prazo.
  • Aprender novas habilidades e reconhecer que a liderança é um processo de aprendizagem.
  • Assumir as tarefas de definir metas visando a máxima performance.

O leadership coaching também auxilia o coachee a encontrar novas formas de interação com a equipe, de modo a levar cada um individualmente a realizar o seu potencial. Contribui, ainda, para efetivar a missão e os valores da empresa. Na prática, o executive coach trabalhará com o líder.

  • As habilidades de comunicação e de coaching
  • Liderança flexível
  • Transição para a liderança
  • Aplicação de pensamento estratégico
  • Qualidades de liderença
  • Construção de equipes de alta performance
  • Inovação e Mudança
  • Reforço na capacidade da escuta ativa
  • Construção de alianças e relacionamentos sólidos
  • Flexibilidade com outros líderes
  • Delegação de tarefas etc.

Outras atividades realizadas no leadership envolvem utilização de estratégia eficaz no desenvolvimento de negócios, coaching para performance, técnicas para resolução de problemas e tomada de decisão. Tanto os executivos como os líderes podem:

  • Manter o foco em metas, utilizar ao máximo os talentos e potencial da equipe, bem como lidar com estados emocionais e crenças autolimitantes.
  • Desenvolverem-se como líder coach, habilitando-se a oferecer coachingo informal e formal, elevando substancialmente os resultados da equipe.
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Cleiton Antonio

Além de Focar nas Fraquezas, Foque nas Forças

Muitos de nós caem na tentação de focar só nas fraquezas do vendedor e montar programas de desenvolvimento direcionados apenas nos pontos fracos a melhorar. Isso é um erro. Na prática, é claro que vamos olhar para as competências que precisam ser melhoradas. Contudo, deixar de levar o liderado a pensar em pontos fortes para vencer barreiras de desenvolvimento é um erro estratégico. Por exemplo, digamos que você queira inspirar o seu vendedor a desenvolver iniciativa. Através de uma Ferramenta como o SWOT, o seu liderado pode se dar conta de que é muito bom em organização.

Muitos de nós caem na tentação de focar só nas fraquezas do vendedor e montar programas de desenvolvimento direcionados apenas nos pontos fracos a melhorar. Isso é um erro. Na prática, é claro que vamos olhar para as competências que precisam ser melhoradas. Contudo, deixar de levar o liderado a pensar em pontos fortes para vencer barreiras de desenvolvimento é um erro estratégico. Por exemplo, digamos que você queira inspirar o seu vendedor a desenvolver iniciativa. Através de uma Ferramenta como o SWOT, o seu liderado pode se dar conta de que é muito bom em organização.

Vejamos, se por um lado o coaching é um processo que ajuda a pessoa a agir, otimizando o seu potencial, ao procurar sair do estado atual de forma a alcançar os seus objetivos, o mentoring é direcionado para a orientação profissional e pessoal, onde o mentor tem um alto nível de experiência, com sustentação teórica e prática para auxiliar uma pessoa menos experiente. Como ferramentas básicas, o coach utiliza as perguntas e o mentor recorre aos diálogos, com o objetivo de transmitir os seus conhecimentos e dar orientação relacionada com a rotina de trabalho, recorrendo também ao aconselhamento. Até aqui já abordamos a diferença entre coaching e mentoring, mas vamos acrescentar mais alguns pontos importantes, focando-nos, agora, nas sessões. No coaching o foco é direcionado para a ação e a concretização dos resultados, envolvendo o presente e o futuro, no mentoring está direcionado para o desenvolvimento de carreira, abrangendo passado, presente e futuro. A propósito da abordagem, no coaching esta irá centrar-se nos resultados a ser alcançados, enquanto no mentoring a preocupação é como agir no âmbito profissional e de carreira. De salientar que a pessoa responsável pelo processo de coaching é um coach, que terá que ter certificação. Já no processo de mentoring o responsável é um mentor, que não precisa de ter uma certificação específica, contudo tem que atender aos requisitos e ter experiência e conhecimento numa área em concreto. Por fim, relativamente à duração do processo, no coaching há um número de sessões que apresentam durações pré-estabelecidas e no mentoring é mais livre, não existindo um número limite de sessões e duração das mesmas. Deve estar a questionar-se: “Quais os resultados que se pretendem conquistar com cada um destes processos?” Durante o texto deixei escapar algumas informações, mas vou sintetizar. No coaching procura-se alcançar as metas e objetivos, no mentoring o foco está na transferência de conhecimento e a expertise para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. Assim, o mentoring pode recorrer a estratégias de coaching, mas o contrário não é possível.

Feedback é uma ferramenta imprevisível para um time dentro de uma organização, deixar fixado a importância de focar nos objetivos pessoais e profissionais para o crescimento de ambas as partes.

 

 

 

 

 

A princípio a liderança deveria adotar um coach executivo, para que saiba conduzir melhor a equipe e possa vir a adotar uma cultura de coaching interno.

Pessoas são complexas e cheias de nuances, ora bem, ora de mal, disponivel e indisponivel... Identificar que nuances interferem na liderança, e nos liderados? Salienta-se o fomento do feedback e feedforward duas ferramentas de coaching de extrema importância para o estilo de liderança "comunicando a visão".

O papel crucial do lider é fomentar a "Comunicação Construtiva - RH vencendo com as pessoas". Ressalta-se o papel e o impacto das relações humanas de integração das competências individuais e colaborativas com as competências organizacionais. Onde há necessidades há conflitos e interesses. Todavia cabe provocar à cada integrante da equipe: Qual nivel de comportamentos são agregados aos resultados? Como se encontra o clima organizacional? Quais causas dos conflitos? Recompensas? quais ameaças relevantes e irrelevantes? Oportunidades de melhorias e recompensas? É relevante aplicar análise do ambiente de equipe de trabalho interno e externo com FOFA.

 

O coaching ajudaria na liderança retomando o desempenho da liderança e assim descobrindo o ponto fraco da equipe e resolvendo e assim estimulando a equipe,traçando novas metas e o objetivo e unindo a equipe num só propósito.

Vejo a necessidade de implantar uma cultura de coaching na empresa. Ao passo que sejam aplicados o coaching de desenvolvimento para o líder, a fim de, estabelecer uma liderança direcional, e o  coaching de desempenho para a equipe, o que possibilitaria  a geração de integração da equipe, refletindo na produção final.

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