Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 2 of 9Next

Ao meu ver o Coach pode ajudar na seguinte forma: usando uma metodologia de capacitação humana e comportamental, afim de que o colaboradores aprenda a aceitar as diferenças para conviver em harmonia para  ter clareza quanto o proposito e objetivos da empresa , com a finalidade de alcanças bons resultados .

É um processo voltado para desenvolvimento da liderança que pode ser utilizado para o crescimento individual ou de um grupo de pessoas. O leadership coaching tem o objetivo de melhorar o desempenho dos líderes, aumentando o nível de resultados positivos do profissional, da empresa e dos negócios. Para tanto, utiliza técnicas, ferramentas e metodologias conduzidas por um profissional habilitado (o executive coach), que em parceria com o coachee (cliente), trabalha no aumento de performance do executivo. No cenário atual, em que o turbulento mundo dos negócios exige cada vez mais eficiência, os líderes precisam ampliar a visão para detectar tendências que levem a organização ao sucesso. Por isso, um treinamento focado na melhoria de desempenho do líder aumenta ainda mais a motivação e eficiência da equipe. O leadership coaching ajudará o coachee a:

Identificar seus pontos fortes e áreas que precisam de desenvolvimento

Dar e receber feedback construtivo

Identificar e criar planos de ação colaborativa para o futuro

Desenvolver um plano de sustentabilidade para assegurar a implantação bem-sucedida

Identificar os recursos que podem ajudar os membros de equipe em seu processo de aprendizadagem.

O leadership coaching converge para o desenvolvimento de habilidade específicas de liderança visando a criação e manutençao de um ambiente de excelência nos negócios. Isso porque o executive coach levará o coachee a ampliar suas áreas de atuação. E o líder então poderá:

  • Auxiliar a equipe a atingir seu potencial máximo.
  • Estimular sentimento de parceria e pertencimento entre colegas.
  • Motivar os funcionários estabelecendo confiança e comunicação.
  • Criar alinhamentos entre os objetivos organizacionais e pessoais.
  • Gerar resultados positivos por longo prazo.
  • Aprender novas habilidades e reconhecer que a liderança é um processo de aprendizagem.
  • Assumir as tarefas de definir metas visando a máxima performance.

O leadership coaching também auxilia o coachee a encontrar novas formas de interação com a equipe, de modo a levar cada um individualmente a realizar o seu potencial. Contribui, ainda, para efetivar a missão e os valores da empresa. Na prática, o executive coach trabalhará com o líder.

  • As habilidades de comunicação e de coaching
  • Liderança flexível
  • Transição para a liderança
  • Aplicação de pensamento estratégico
  • Qualidades de liderença
  • Construção de equipes de alta performance
  • Inovação e Mudança
  • Reforço na capacidade da escuta ativa
  • Construção de alianças e relacionamentos sólidos
  • Flexibilidade com outros líderes
  • Delegação de tarefas etc.

Outras atividades realizadas no leadership envolvem utilização de estratégia eficaz no desenvolvimento de negócios, coaching para performance, técnicas para resolução de problemas e tomada de decisão. Tanto os executivos como os líderes podem:

  • Manter o foco em metas, utilizar ao máximo os talentos e potencial da equipe, bem como lidar com estados emocionais e crenças autolimitantes.
  • Desenvolverem-se como líder coach, habilitando-se a oferecer coachingo informal e formal, elevando substancialmente os resultados da equipe.
Cleiton Antonio has reacted to this post.
Cleiton Antonio

Além de Focar nas Fraquezas, Foque nas Forças

Muitos de nós caem na tentação de focar só nas fraquezas do vendedor e montar programas de desenvolvimento direcionados apenas nos pontos fracos a melhorar. Isso é um erro. Na prática, é claro que vamos olhar para as competências que precisam ser melhoradas. Contudo, deixar de levar o liderado a pensar em pontos fortes para vencer barreiras de desenvolvimento é um erro estratégico. Por exemplo, digamos que você queira inspirar o seu vendedor a desenvolver iniciativa. Através de uma Ferramenta como o SWOT, o seu liderado pode se dar conta de que é muito bom em organização.

Muitos de nós caem na tentação de focar só nas fraquezas do vendedor e montar programas de desenvolvimento direcionados apenas nos pontos fracos a melhorar. Isso é um erro. Na prática, é claro que vamos olhar para as competências que precisam ser melhoradas. Contudo, deixar de levar o liderado a pensar em pontos fortes para vencer barreiras de desenvolvimento é um erro estratégico. Por exemplo, digamos que você queira inspirar o seu vendedor a desenvolver iniciativa. Através de uma Ferramenta como o SWOT, o seu liderado pode se dar conta de que é muito bom em organização.

Vejamos, se por um lado o coaching é um processo que ajuda a pessoa a agir, otimizando o seu potencial, ao procurar sair do estado atual de forma a alcançar os seus objetivos, o mentoring é direcionado para a orientação profissional e pessoal, onde o mentor tem um alto nível de experiência, com sustentação teórica e prática para auxiliar uma pessoa menos experiente. Como ferramentas básicas, o coach utiliza as perguntas e o mentor recorre aos diálogos, com o objetivo de transmitir os seus conhecimentos e dar orientação relacionada com a rotina de trabalho, recorrendo também ao aconselhamento. Até aqui já abordamos a diferença entre coaching e mentoring, mas vamos acrescentar mais alguns pontos importantes, focando-nos, agora, nas sessões. No coaching o foco é direcionado para a ação e a concretização dos resultados, envolvendo o presente e o futuro, no mentoring está direcionado para o desenvolvimento de carreira, abrangendo passado, presente e futuro. A propósito da abordagem, no coaching esta irá centrar-se nos resultados a ser alcançados, enquanto no mentoring a preocupação é como agir no âmbito profissional e de carreira. De salientar que a pessoa responsável pelo processo de coaching é um coach, que terá que ter certificação. Já no processo de mentoring o responsável é um mentor, que não precisa de ter uma certificação específica, contudo tem que atender aos requisitos e ter experiência e conhecimento numa área em concreto. Por fim, relativamente à duração do processo, no coaching há um número de sessões que apresentam durações pré-estabelecidas e no mentoring é mais livre, não existindo um número limite de sessões e duração das mesmas. Deve estar a questionar-se: “Quais os resultados que se pretendem conquistar com cada um destes processos?” Durante o texto deixei escapar algumas informações, mas vou sintetizar. No coaching procura-se alcançar as metas e objetivos, no mentoring o foco está na transferência de conhecimento e a expertise para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. Assim, o mentoring pode recorrer a estratégias de coaching, mas o contrário não é possível.

Feedback é uma ferramenta imprevisível para um time dentro de uma organização, deixar fixado a importância de focar nos objetivos pessoais e profissionais para o crescimento de ambas as partes.

 

 

 

 

 

A princípio a liderança deveria adotar um coach executivo, para que saiba conduzir melhor a equipe e possa vir a adotar uma cultura de coaching interno.

Pessoas são complexas e cheias de nuances, ora bem, ora de mal, disponivel e indisponivel... Identificar que nuances interferem na liderança, e nos liderados? Salienta-se o fomento do feedback e feedforward duas ferramentas de coaching de extrema importância para o estilo de liderança "comunicando a visão".

O papel crucial do lider é fomentar a "Comunicação Construtiva - RH vencendo com as pessoas". Ressalta-se o papel e o impacto das relações humanas de integração das competências individuais e colaborativas com as competências organizacionais. Onde há necessidades há conflitos e interesses. Todavia cabe provocar à cada integrante da equipe: Qual nivel de comportamentos são agregados aos resultados? Como se encontra o clima organizacional? Quais causas dos conflitos? Recompensas? quais ameaças relevantes e irrelevantes? Oportunidades de melhorias e recompensas? É relevante aplicar análise do ambiente de equipe de trabalho interno e externo com FOFA.

 

O coaching ajudaria na liderança retomando o desempenho da liderança e assim descobrindo o ponto fraco da equipe e resolvendo e assim estimulando a equipe,traçando novas metas e o objetivo e unindo a equipe num só propósito.

Vejo a necessidade de implantar uma cultura de coaching na empresa. Ao passo que sejam aplicados o coaching de desenvolvimento para o líder, a fim de, estabelecer uma liderança direcional, e o  coaching de desempenho para a equipe, o que possibilitaria  a geração de integração da equipe, refletindo na produção final.

PreviousPage 2 of 9Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱