Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 3 of 6Next

O metodo no caso dos engenheiros,veteranos seria o coaching legacy.E o coaching de transição.

Diante dos fatos apresentados, precisamos tornar esses colabodadores em mentores.Para isso sera necessario um treinamento, atraves desse treinamento averiguar quais tem habilidades em ser treinadores, os quais se encaixarem no perfil de mentores, torna- los mentores dos novos colaboradores.

O programa de estágio deve

  1. Identificar o perfil comportamental para as vagas;
  2. Identificar o perfil técnico para as vagas;
  3. Plano de formação (horas estimadas, objectivos esperados, competências e habilidades necessárias);
  4. Os engenheiros experientes estarão envolvidos como mentores dos estagiários.

A melhor opção é a empresa contratar uma assessoria a fim de organizar a estruturação dos substitutos dentro do próprio grupo, cujo os mentores devem ser os engenheiros em vista de se aposentar.

Após, verificar a disponibilidade e concordância dos veteranos em treinar os estagiários, iniciar o processo de treinamento, nos cargos específicos de acordo com as habilidades de cada um.

SCHEIN escreveu: "Cultura Organizacional deve ser lida como algo em contínua transformação."  Com a criação de um programa de estagiários, creio que será uma excelente oportunidade de, através de uma consultoria com conhecimentos técnicos e atenta às necessidades do mercado,  introduzir inovações, novas técnicas e procedimentos.  Uma boa consultoria poderá aprimorar todo o conhecimento já gerado na organização, agregando valor e competitividade. Para a execução dos planos, terá à disposição um time dos melhores mentores, os engenheiros em vias de se aposentarem.  Eles como mais antigos,  participando do processo de aprendizagem dos mais jovens, compartilhando seus conhecimentos e experiências, acompanhando, orientando e preparando-os para um novo momento de suas vidas. Assim em conjunto, CONSULTORIA lidando com as estratégias da organização e decisões de cunho corporativo e a MENTORIA preparando novos profissionais para o desempenho de suas atividades, com competência e bons resultados.

E um  assunto de estratégia cujo dilema envolve a gestão de conhecimento que é um aspecto fundamental e crucial para o desenvolvimento das organizações por via das vagas que podem redundar em desfalque e perda de produtividade, por motivo de força de trabalho especializada a ser reformada, afetando os objetivos e metas da empresa. os recursos que podem salvaguardar o processo de transição e transformação e permitir o desenvolvimento e integração dos novos é a consultoria e mentoria. a consultoria ficara voltada nos processos de estruturação da organização e mentoria no treinamento. A mentoria pode se recorrer ao recurso interno os engenheiros mais antigos candidatos a aposentadoria e a consultoria abrir-se a uma eventual recurso externa.

Para os estagiarios, uma mentoria dos veteranos seria, muito proveitosa para a empresa. Para reforçar a força jovem, uma consultoria.

Investiria em liderança de coaching.   Empresas que investem em instrumentos de aprendizagem,como consultoria e mentoria,são as que melhor conseguem enfrentar desafios. Segundo Schein.

Nesse caso, há a predominância de pontos fortes, ambiente favorável e oportunidades. A partir desses aspectos, o executivo procura desenvolver sua empresa. Esse desenvolvimento pode ocorrer em duas direções: a busca de novos mercados e novos clientes; e a busca por novas tecnologias. Associando esses detalhes podemos tomar o melhor caminho para solucionar esse aspecto empresarial.

PreviousPage 3 of 6Next