Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 22 of 67Next

Acredito que identificar  os gatilhos de reforço: Para aprender comportamentos novos ou modificar comportamentos existentes, o sujeito precisa identificar as o que reforça o seu comportamento. Isso significa que ele precisa entender quais estímulos estão associados a consequências positivas e quais estão associados a consequências negativas.

o coportamento se molda atraves da negação de outros e auto analise

Para que ocorre a aprendizagem faz-se necessário a realizações dos processos a seguir:
Evento comportamental: contempla as respostas que o organismo emite frente aos eventos ambientais (chamados de estímulos).
Estado comportamental: comtempla a probabilidade de que uma resposta (chamada de evento comportamental) seja emitida por um organismo diante de uma determinada situação do ambiente (chamada de estímulo).
Processo comportamental: contempla os processos de mudança que ocorrem no comportamento (p. ex., aprendizagem), evidenciando o caráter dinâmico do comportamento.

Alguns teóricos do behaviorismo acreditam que o conhecimento acontece por meio do estimulo ou a negação de comportamentos.   Para obter o aprendizado era preciso realizar uma repetição mecânica, pois o fato de repetir várias vezes levava a memorização e posteriormente ao aprendizado.

Portanto, o aprendizado era obtido por meio dos esforços e na aquisição de novos comportamentos. O sujeito deveria esforçar-se,  praticar varias vezes uma ação para daí obter as respostas necessárias.

Desafio seria ir atras do estimulo correto pra alcançar algo desejavel.

Com base nesta afirmação o aprendizado ou por assim dizer a lição vem com o comportamento e prática contínuos que por fim se chega a aprender o que lhe é ensinado.

O behaviorismo foi uma escola de pensamento que teve grande impacto na Psicologia, influenciando tanto a teoria quanto a prática dessa ciência. Fundamentada no estudo do comportamento, o behaviorismo propõe que este é moldado por estímulos e respostas, sendo passível de modificação através da aprendizagem. Duas formas de aprendizagem destacadas pelo behaviorismo são o condicionamento clássico e o operante, que descrevem como o comportamento pode ser associado a estímulos e reforçado por consequências. Contudo, o behaviorismo apresenta desafios para a modelação do comportamento, como a complexidade do ambiente e dos estímulos que podem influenciá-lo e a dificuldade em prever todos os possíveis efeitos das consequências. Além disso, o behaviorismo foi criticado por negligenciar aspectos internos do sujeito, como emoções e pensamentos, e por reduzir o ser humano a um mero organismo que responde a estímulos externos. Apesar disso, o behaviorismo teve um papel importante no desenvolvimento da Psicologia experimental e clínica, e ainda influencia práticas terapêuticas e educacionais atualmente.

Para o behaviorismo, todo o comportamento pode ser modulado. Sendo assim, sempre que desejarmos ter um comportamento modificado, podemos fazer isso de forma a aproximar o sujeito do comportamento esperado. Por exemplo, quando desejamos que uma criança durma mais cedo, podemos fazer um acordo com ela.

De fato dá para se compreender que o Skinner fez um excelente trabalho com a sua compreensão do comportamento tendo como base um senso pragmático da teoria trazida por Watson, os obstáculos que poderiam se apresentar seria vastos para todo aquele que se baseia na modelagem para o aprendizado, essa analise do próprio comportamento assim apresentado no Behaviorismo Radical, o individuo podendo olhar para ele mesmo e podendo diagnosticar o que sente no interior e não apenas no exterior.

Trecho do livro: ". No processo de modelagem, entende-se que um comportamento é “moldado” a partir dos efeitos que produz no
meio. Quando um comportamento é bem-sucedido, a pessoa aprende que é interessante repetir aquele comportamento no futuro; já quando um comportamento é malsucedido, ou punido, a pessoa aprende que não é interessante repetir aquele comportamento no futuro."

Isso faz toda a diferença para alguém que modela o seu comportamento para obter aprendizagem

O sujeito deveria fazer esforço ,fazendo vária vezes uma ação para se ter o resultado esperado(mecanizado).

O behaviorismo acreditava que o conhecimento acontecia por meio de estímulos.

PreviousPage 22 of 67Next