Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 36 of 67Next

O maior desafio da aprendizagem é  interagir  o estimulo com ação do individuo e as alterações no ambiente causado pela resposta .

O behaviorismo apresenta desafios notáveis para aqueles que buscam modelar o comportamento. Um dos principais é a necessidade de compreender e manipular eficientemente os estímulos e recompensas para influenciar o comportamento desejado. Além disso, é fundamental considerar a individualidade, uma vez que cada pessoa responde de maneira única aos estímulos. A consistência na aplicação das recompensas e o entendimento das variáveis ambientais são também desafios cruciais para alcançar a aprendizagem desejada.

Os principais desafios da abordagem behaviorista na aprendizagem são os conceitos de contingência e comportamento. O sujeito que se encontra em processo de terapia comportamental normalmente passa a observar seu comportamento e as consequências causadas pelas próprias ações. Para o behaviorismo, a aprendizagem é centrada em fatores externos, as contingências ou condições do comportamento do sujeito. Sendo assim, deslocando seu olhar para os fatores externos somente, o paciente deixa de lado alguns fatores internos, como emoções e sentimentos. Realizando ações durante a vida, as mesmas podem sofrer modificações pelas próprias consequências do comportamento. Partindo da premissa comportamental de que toda ação gera um efeito e, contudo, mudanças no ambiente, outro desafio fundamental é também focar na observação das consequências do comportamento e não olhar para as causas das ações.

Alguns teóricos do behaviorismo acreditam que o conhecimento acontece por meio do estimulo ou a negação de comportamentos.   Para obter o aprendizado era preciso realizar uma repetição mecânica, pois o fato de repetir várias vezes levava a memorização e posteriormente ao aprendizado.

Portanto, o aprendizado era obtido por meio dos esforços e na aquisição de novos comportamentos. O sujeito deveria esforçar-se,  praticar varias vezes uma ação para daí obter as respostas necessárias.

Levar um indivíduo de uma condição paciva a um estado de proatividade

Sempre que desejarmos ter um comportamento modificado, podemos fazer isso de forma a aproximar o sujeito do comportamento esperado. Por exemplo, quando desejamos que uma criança durma mais cedo, podemos fazer um acordo com ela.

 

O maior desafio será encontrar os estímulos adequados para conseguir obter os resultados de aprendizagem, tendo em vista que o behavorismo se baseia 100% no estudo do comportamento, logo não haveria outra forma que não esta de testar vários estímulos, observando as reações até alcançar o resultado desejado.

O maior desafio  do beahviorismo é  encontar o estímulo certo para cada indivíduo, pous cada um na sua subjetividade reage de formas diferentes  para o mesmo estímulo.

Na concepção behaviorista, a aprendizagem comportamental ocorre de maneira objetiva, em função de estímulos e consequências decorrentes de uma resposta comportamental. Essa forma de entender a aprendizagem é coerente com toda a compreensão de objeto de estudo do behaviorismo, que, ao ser definido como o comportamento humano, atribui caráter objetivo à ciência psicológica, permitindo que esta tenha a possibilidade de investigar os processos psicológicos a partir da mensuração, da observação e da realização de experimentos (BAUM, 2019).

O maior desafio é trabalhar o estimulo ....

PreviousPage 36 of 67Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱