Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 35 of 56Next

É  sobre estimular o comportamento Reflexos e operante.

O behaviorismo enfatiza a importância das experiências e do ambiente externo na formação do comportamento humano. Para que o sujeito que modela seu comportamento obtenha a aprendizagem, alguns dos desafios apresentados pelo behaviorismo incluem:

1. Estabelecer um ambiente adequado: Para que a aprendizagem ocorra, é necessário criar um ambiente propício que forneça oportunidades de aprendizagem e estimule o sujeito a adquirir novas habilidades e conhecimentos.

2. Definir objetivos claros: Os objetivos de aprendizagem devem ser claros e específicos para que o sujeito possa direcionar seu comportamento para alcançá-los. É importante estabelecer metas realistas e mensuráveis para que sejam alcançáveis e possam ser monitoradas.

3. Proporcionar reforço adequado: O reforço positivo e negativo desempenha um papel crucial na aprendizagem behaviorista. É necessário fornecer reforço adequado para que o sujeito seja incentivado a repetir o comportamento desejado e evitar comportamentos indesejados.

4. Generalizar o comportamento aprendido: Um dos desafios é a generalização do comportamento aprendido em diferentes situações e contextos. O sujeito deve ser capaz de aplicar o que aprendeu em diferentes cenários, para que a aprendizagem seja efetiva e útil em várias situações.

5. Lidar com a complexidade do comportamento humano: O comportamento humano é complexo e influenciado por uma variedade de fatores internos e externos. Portanto, é desafiador aplicar o behaviorismo para modelar completamente o comportamento humano, especialmente em situações que envolvem emoções, cognição e motivação.

Em resumo, os desafios apresentados pelo behaviorismo para que o sujeito que modela seu comportamento obtenha a aprendizagem incluem a criação de um ambiente adequado, o estabelecimento de objetivos claros, o fornecimento de reforço adequado, a generalização do comportamento aprendido e a compreensão da complexidade do comportamento humano.

Apresentar uma reação esperada a qual ele foi submetido isso acontece automaticamente quando e positivo mais se o resultado não e positivo sempre vai ter um reação não esperada

Para o behaviorismo, todo o comportamento pode ser modulado. Sendo assim, sempre que desejarmos ter um comportamento modificado, podemos fazer isso de forma a aproximar o sujeito do comportamento esperado. Por exemplo, quando desejamos que uma criança durma mais cedo, podemos fazer um acordo com ela.

Diante da compreensão do Behaviorismo, podemos ver o quanto este pode ser aplicado na educação, levando em consideração que são conhecidos os métodos de ensino programados, o controle e organização das situações de aprendizagem, bem como a elaboração de uma tecnologia de ensino.

Alguns teóricos do behaviorismo acreditam que o conhecimento acontece por meio do estimulo ou a negação de comportamentos.   Para obter o aprendizado era preciso realizar uma repetição mecânica, pois o fato de repetir várias vezes levava a memorização e posteriormente ao aprendizado.

Portanto, o aprendizado era obtido por meio dos esforços e na aquisição de novos comportamentos. O sujeito deveria esforçar-se,  praticar varias vezes uma ação para daí obter as respostas necessárias.

A escola behaviorista, fundada por Ivan Pavlov, é uma abordagem na psicologia que se concentra no estudo do comportamento observável e mensurável. Um dos experimentos mais famosos de Pavlov envolveu condicionamento clássico, no qual ele demonstrou como os animais (no caso, cães) podiam aprender a associar estímulos neutros a estímulos incondicionados, levando a uma mudança em seu comportamento. Aqui estão alguns desafios e considerações em relação ao aprendizado na perspectiva behaviorista:

  1. Generalização e Discriminação: Um dos desafios do aprendizado behaviorista é entender como os organismos generalizam ou discriminam estímulos. Por exemplo, como um cão condicionado a salivar em resposta a um sino específico reagiria a sinos semelhantes? Isso levanta questões sobre como os organismos discernem entre estímulos semelhantes.
  2. Extinção do Comportamento: No condicionamento clássico, o comportamento condicionado pode se extinguir se o estímulo incondicionado não for mais associado ao estímulo condicionado. Isso levanta questões sobre como o aprendizado é perdido ou esquecido ao longo do tempo.
  3. Aprendizado Complexo: O behaviorismo tende a se concentrar em comportamentos observáveis e mensuráveis, o que pode ser um desafio ao lidar com formas mais complexas de aprendizado, como o aprendizado cognitivo, que envolve processos mentais internos.
  4. Contexto: O comportamento pode ser altamente dependente do contexto. Portanto, entender como o aprendizado ocorre em diferentes ambientes é um desafio importante na perspectiva behaviorista.
  5. Aplicabilidade Humana: Embora os estudos de Pavlov tenham sido realizados em animais, a aplicação direta desses princípios ao comportamento humano é uma questão complexa. As pessoas têm pensamentos, emoções e motivações que podem influenciar seu comportamento de maneiras que não podem ser facilmente explicadas apenas pela observação de respostas comportamentais.
  6. Ética: Alguns experimentos behavioristas levantaram questões éticas sobre o tratamento de animais, particularmente quando se trata de condicionamento experimental. O uso de animais em pesquisas comportamentais gerou debates éticos e levou a regulamentações mais rigorosas.

Embora a abordagem behaviorista tenha contribuído significativamente para o entendimento do aprendizado e do comportamento, ela tem seus limites e desafios. Muitos psicólogos modernos adotam abordagens mais abrangentes que incluem aspectos cognitivos, emocionais e sociais do comportamento humano para obter uma compreensão mais completa do aprendizado e do comportamento.

A aprendizagem ocorre quando estímulo e resposta contemplem a mudança permanente no comportamento do indivíduo.

Skinner foi um psicólogo comportamental notável cujas ideias tiveram uma influência significativa na compreensão do comportamento humano e na aplicação da ciência ao estudo do comportamento. Sua obra mais influente, "Ciência e Comportamento Humano" (publicada em 1953), apresentou uma abordagem radicalmente behaviorista para a psicologia.

Em seus desafios, Skinner argumenta que o comportamento humano pode ser entendido e explicado de maneira objetiva, sem recorrer a estados internos ou processos mentais. Ele propôs que o comportamento é moldado pelo ambiente e que as respostas dos indivíduos são consequências de estímulos anteriores. Sua pesquisa se concentrou em condicionamento operante, no qual ele demonstrou como o reforço e o castigo podem influenciar a probabilidade de ocorrência de comportamentos.

Se um profissional de psicologia estivesse atuando a partir da teoria Psicanalítica, ele se concentraria na mente inconsciente e na dinâmica dos relacionamentos interpessoais. Ele poderia trabalhar em áreas como psicoterapia, aconselhamento e pesquisa, ajudando a entender e tratar problemas emocionais e psicológicos.

o resultado do comportamento influencia a capacidade de resposta, sendo se for agradável é reforçado positivamente e desagradável ou condenado é reforçdo negativamente desestimulando a realização do mesmo.

PreviousPage 35 of 56Next