Desafio
Citação de Cristina Coelho em janeiro 28, 2024, 11:29 pmOs desafios seriam os estímulos adequados a cada tipo de aprendizado, considerando o ciclo de estímulo, resposta e consequência. Através deles o sujeito pode conduzir seu comportamento, repetindo aquele desejado, e evitando os que causam consequências desagradáveis ou indesejadas.
Os desafios seriam os estímulos adequados a cada tipo de aprendizado, considerando o ciclo de estímulo, resposta e consequência. Através deles o sujeito pode conduzir seu comportamento, repetindo aquele desejado, e evitando os que causam consequências desagradáveis ou indesejadas.
Citação de Orcerio Goncalves da Silva em janeiro 29, 2024, 3:47 pmCitação de Gabriel Santos em fevereiro 15, 2022, 12:13 pmDiante a teoria do behaviorismo, na qual o sujeito modela seu comportamento, o conhecimento é adquirido por meio do estimulo ou a negação de comportamentos, de forma que a repetição (Mecânica) é relacionada ao efetivo aprendizado, a memorização e com isto o entendimento, aprendizado.
Citação de Gabriel Santos em fevereiro 15, 2022, 12:13 pmDiante a teoria do behaviorismo, na qual o sujeito modela seu comportamento, o conhecimento é adquirido por meio do estimulo ou a negação de comportamentos, de forma que a repetição (Mecânica) é relacionada ao efetivo aprendizado, a memorização e com isto o entendimento, aprendizado.
Citação de Graziele Souza em janeiro 29, 2024, 5:12 pmO behaviorismo apresenta alguns desafios para que o sujeito que modela seu comportamento obtenha a aprendizagem. Alguns desses desafios incluem:
1. Identificar os estímulos adequados: É importante identificar quais estímulos são necessários para iniciar e manter a aprendizagem. Esses estímulos podem variar de acordo com o comportamento que se busca modelar.
2. Reforçar a resposta correta: Para que a aprendizagem ocorra, é fundamental reforçar a resposta correta. Isso pode envolver a aplicação de reforços positivos, como uma recompensa ou elogio, ou a aplicação de reforços negativos, como a retirada de algo desagradável.
3. Estabelecer uma relação entre estímulo e resposta: O sujeito que está modelando seu comportamento deve ser capaz de estabelecer uma relação entre o estímulo apresentado e a resposta esperada. Isso pode exigir observação, atenção e prática.
4. Superar resistências e obstáculos: Nem sempre é fácil para o sujeito abandonar comportamentos antigos e adquirir novos hábitos. Podem surgir resistências e obstáculos ao longo do processo de modelagem comportamental, que devem ser superados para que a aprendizagem ocorra de forma efetiva.
5. Transferir o aprendizado para novas situações: Um desafio importante é a capacidade de transferir o aprendizado para novas situações e contextos. O sujeito deve ser capaz de generalizar o comportamento aprendido e aplicá-lo em diferentes circunstâncias.
Esses são alguns dos desafios apresentados pelo behaviorismo para que o sujeito que modela seu comportamento obtenha a aprendizagem. Cada desafio pode exigir estratégias específicas para ser superado e garantir a efetividade da aprendizagem.
O behaviorismo apresenta alguns desafios para que o sujeito que modela seu comportamento obtenha a aprendizagem. Alguns desses desafios incluem:
1. Identificar os estímulos adequados: É importante identificar quais estímulos são necessários para iniciar e manter a aprendizagem. Esses estímulos podem variar de acordo com o comportamento que se busca modelar.
2. Reforçar a resposta correta: Para que a aprendizagem ocorra, é fundamental reforçar a resposta correta. Isso pode envolver a aplicação de reforços positivos, como uma recompensa ou elogio, ou a aplicação de reforços negativos, como a retirada de algo desagradável.
3. Estabelecer uma relação entre estímulo e resposta: O sujeito que está modelando seu comportamento deve ser capaz de estabelecer uma relação entre o estímulo apresentado e a resposta esperada. Isso pode exigir observação, atenção e prática.
4. Superar resistências e obstáculos: Nem sempre é fácil para o sujeito abandonar comportamentos antigos e adquirir novos hábitos. Podem surgir resistências e obstáculos ao longo do processo de modelagem comportamental, que devem ser superados para que a aprendizagem ocorra de forma efetiva.
5. Transferir o aprendizado para novas situações: Um desafio importante é a capacidade de transferir o aprendizado para novas situações e contextos. O sujeito deve ser capaz de generalizar o comportamento aprendido e aplicá-lo em diferentes circunstâncias.
Esses são alguns dos desafios apresentados pelo behaviorismo para que o sujeito que modela seu comportamento obtenha a aprendizagem. Cada desafio pode exigir estratégias específicas para ser superado e garantir a efetividade da aprendizagem.
Citação de Robson Tinonin em janeiro 29, 2024, 7:19 pmO termo behaviorismo começou a ser utilizado por J. B. Watson
significa, behavior, do inglês comportamento ou comportamentalismo.
A principal escola behaviorista é a de que é possível uma ciência do
comportamento ou o próprio comportamento humano.
O termo behaviorismo começou a ser utilizado por J. B. Watson
significa, behavior, do inglês comportamento ou comportamentalismo.
A principal escola behaviorista é a de que é possível uma ciência do
comportamento ou o próprio comportamento humano.
Citação de TATIANA MARIA RIBEIRO XAVIER OLIVEIRA em janeiro 30, 2024, 11:04 amBehaviorismo deu um salto na compreensão da mente através do método de observar os comportamentos ,um simples gesto de grande valia até o tempo presente. Watson e Skinner são os precursores desta escola.
Behaviorismo deu um salto na compreensão da mente através do método de observar os comportamentos ,um simples gesto de grande valia até o tempo presente. Watson e Skinner são os precursores desta escola.
Citação de profjanedutra em fevereiro 1, 2024, 10:30 pmO behaviorismo, como corrente psicológica, oferece uma visão singular sobre o processo de aprendizagem, focando na relação entre estímulo, resposta e consequência. Apesar de suas contribuições para a educação e o treinamento, o behaviorismo também apresenta alguns desafios para a efetividade da aprendizagem por modelagem, os quais serão explorados em detalhes a seguir:
1. Passividade do Aprendiz;
2. Limitação à Complexidade.
3. Ausência de Generalização.
4. Dificuldades na Identificação de Modelos Apropriados.
5. Questões Éticas e de Manipulação.
Novas abordagens:
- Combinar a modelagem com outras abordagens pedagógicas que estimulem a reflexão crítica, a autonomia e a criatividade.
- Adaptar a modelagem à individualidade de cada aprendiz, considerando seus estilos de aprendizagem e necessidades específicas.
- Focar na aprendizagem de princípios e conceitos, além da mera reprodução de comportamentos.
- Criar oportunidades para a prática e a aplicação do conhecimento em diferentes contextos.
- Selecionar modelos adequados e fornecer critérios claros para a sua escolha.
- Assegurar o uso ético da modelagem, respeitando a autonomia e o bem-estar dos indivíduos.
Ao reconhecer e abordar os desafios da modelagem no contexto do behaviorismo, podemos otimizar seu potencial como ferramenta de aprendizagem e promover um processo mais completo e eficaz para o indivíduo.
O behaviorismo, como corrente psicológica, oferece uma visão singular sobre o processo de aprendizagem, focando na relação entre estímulo, resposta e consequência. Apesar de suas contribuições para a educação e o treinamento, o behaviorismo também apresenta alguns desafios para a efetividade da aprendizagem por modelagem, os quais serão explorados em detalhes a seguir:
1. Passividade do Aprendiz;
2. Limitação à Complexidade.
3. Ausência de Generalização.
4. Dificuldades na Identificação de Modelos Apropriados.
5. Questões Éticas e de Manipulação.
Novas abordagens:
- Combinar a modelagem com outras abordagens pedagógicas que estimulem a reflexão crítica, a autonomia e a criatividade.
- Adaptar a modelagem à individualidade de cada aprendiz, considerando seus estilos de aprendizagem e necessidades específicas.
- Focar na aprendizagem de princípios e conceitos, além da mera reprodução de comportamentos.
- Criar oportunidades para a prática e a aplicação do conhecimento em diferentes contextos.
- Selecionar modelos adequados e fornecer critérios claros para a sua escolha.
- Assegurar o uso ético da modelagem, respeitando a autonomia e o bem-estar dos indivíduos.
Ao reconhecer e abordar os desafios da modelagem no contexto do behaviorismo, podemos otimizar seu potencial como ferramenta de aprendizagem e promover um processo mais completo e eficaz para o indivíduo.
Citação de Hildete Clara de A Nascimento em fevereiro 2, 2024, 1:17 amO Behaviorismo acredita que os seres humanos aprendem sobre o mundo de uma maneira específica porque são influenciados pelo ambiente em que estão inseridos. O comportamento é moldado através de reforços positivos e negativos, que aumentam ou diminuem a probabilidade de ocorrência de uma resposta.
Os comportamentos são obtidos punindo o comportamento não desejado e reforçando ou incentivando o comportamento desejado com um estímulo, repetido até que ele se torne automático.
O Behaviorismo acredita que os seres humanos aprendem sobre o mundo de uma maneira específica porque são influenciados pelo ambiente em que estão inseridos. O comportamento é moldado através de reforços positivos e negativos, que aumentam ou diminuem a probabilidade de ocorrência de uma resposta.
Os comportamentos são obtidos punindo o comportamento não desejado e reforçando ou incentivando o comportamento desejado com um estímulo, repetido até que ele se torne automático.
Citação de Carlos Alberto Craveiro Grillo em fevereiro 2, 2024, 6:12 pmA aprendizagem ocorre de maneira objetiva, em função de estímulos, resposta e consequências.
A aprendizagem ocorre de maneira objetiva, em função de estímulos, resposta e consequências.
Citação de Edileusa Vale em fevereiro 4, 2024, 2:28 pmBahaviorismo constitui em comportamento como sendo reflexo, passível de ser modelado, segundo Pavlov. A Psicologia passa a ter caráter científico, pois seus estudos passam a ser mensurável e observável. Sendo aperfeiçoado ao longo dos anos pelos pesquisadores do comportamento que deixaram seus legados para o que hoje se conhece da Psicologia.
Bahaviorismo constitui em comportamento como sendo reflexo, passível de ser modelado, segundo Pavlov. A Psicologia passa a ter caráter científico, pois seus estudos passam a ser mensurável e observável. Sendo aperfeiçoado ao longo dos anos pelos pesquisadores do comportamento que deixaram seus legados para o que hoje se conhece da Psicologia.
Citação de Midiana Santos Araujo em fevereiro 4, 2024, 6:37 pmOs desafios apresentados pelo behaviorismo para que o sujeito que modela seu comportamento obtenha a aprendizagem estão relacionados à necessidade de fornecer estímulos adequados, reforços eficazes e criar um ambiente propício para o condicionamento desejado. A identificação e manipulação desses elementos são essenciais para alcançar os objetivos de aprendizagem propostos pela abordagem behaviorista.
Os desafios apresentados pelo behaviorismo para que o sujeito que modela seu comportamento obtenha a aprendizagem estão relacionados à necessidade de fornecer estímulos adequados, reforços eficazes e criar um ambiente propício para o condicionamento desejado. A identificação e manipulação desses elementos são essenciais para alcançar os objetivos de aprendizagem propostos pela abordagem behaviorista.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱