Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 42 of 67Next

Os desafios seriam os estímulos adequados a cada tipo de aprendizado, considerando o ciclo de estímulo, resposta e consequência. Através deles o sujeito pode conduzir seu comportamento, repetindo aquele desejado, e evitando os que causam consequências desagradáveis ou indesejadas.

Citação de Gabriel Santos em fevereiro 15, 2022, 12:13 pm

Diante a teoria do behaviorismo, na qual o sujeito modela seu comportamento, o conhecimento é adquirido por meio do estimulo ou a negação de comportamentos, de forma que a repetição (Mecânica) é relacionada ao efetivo aprendizado, a memorização e com isto o entendimento, aprendizado.

 

O behaviorismo apresenta alguns desafios para que o sujeito que modela seu comportamento obtenha a aprendizagem. Alguns desses desafios incluem:

1. Identificar os estímulos adequados: É importante identificar quais estímulos são necessários para iniciar e manter a aprendizagem. Esses estímulos podem variar de acordo com o comportamento que se busca modelar.

2. Reforçar a resposta correta: Para que a aprendizagem ocorra, é fundamental reforçar a resposta correta. Isso pode envolver a aplicação de reforços positivos, como uma recompensa ou elogio, ou a aplicação de reforços negativos, como a retirada de algo desagradável.

3. Estabelecer uma relação entre estímulo e resposta: O sujeito que está modelando seu comportamento deve ser capaz de estabelecer uma relação entre o estímulo apresentado e a resposta esperada. Isso pode exigir observação, atenção e prática.

4. Superar resistências e obstáculos: Nem sempre é fácil para o sujeito abandonar comportamentos antigos e adquirir novos hábitos. Podem surgir resistências e obstáculos ao longo do processo de modelagem comportamental, que devem ser superados para que a aprendizagem ocorra de forma efetiva.

5. Transferir o aprendizado para novas situações: Um desafio importante é a capacidade de transferir o aprendizado para novas situações e contextos. O sujeito deve ser capaz de generalizar o comportamento aprendido e aplicá-lo em diferentes circunstâncias.

Esses são alguns dos desafios apresentados pelo behaviorismo para que o sujeito que modela seu comportamento obtenha a aprendizagem. Cada desafio pode exigir estratégias específicas para ser superado e garantir a efetividade da aprendizagem.

O termo behaviorismo começou a ser utilizado por J. B. Watson
significa, behavior, do inglês comportamento ou comportamentalismo.
A principal escola behaviorista é a de que é possível uma ciência do
comportamento ou o próprio comportamento humano.

Behaviorismo deu um salto na compreensão da mente através do método de observar os comportamentos ,um simples gesto de grande valia até o tempo presente. Watson e Skinner são os precursores desta escola.

O behaviorismo, como corrente psicológica, oferece uma visão singular sobre o processo de aprendizagem, focando na relação entre estímulo, resposta e consequência. Apesar de suas contribuições para a educação e o treinamento, o behaviorismo também apresenta alguns desafios para a efetividade da aprendizagem por modelagem, os quais serão explorados em detalhes a seguir:

1. Passividade do Aprendiz;

2. Limitação à Complexidade.

3. Ausência de Generalização.

4. Dificuldades na Identificação de Modelos Apropriados.

5. Questões Éticas e de Manipulação.

Novas abordagens:

  • Combinar a modelagem com outras abordagens pedagógicas que estimulem a reflexão crítica, a autonomia e a criatividade.
  • Adaptar a modelagem à individualidade de cada aprendiz, considerando seus estilos de aprendizagem e necessidades específicas.
  • Focar na aprendizagem de princípios e conceitos, além da mera reprodução de comportamentos.
  • Criar oportunidades para a prática e a aplicação do conhecimento em diferentes contextos.
  • Selecionar modelos adequados e fornecer critérios claros para a sua escolha.
  • Assegurar o uso ético da modelagem, respeitando a autonomia e o bem-estar dos indivíduos.

Ao reconhecer e abordar os desafios da modelagem no contexto do behaviorismo, podemos otimizar seu potencial como ferramenta de aprendizagem e promover um processo mais completo e eficaz para o indivíduo.

O Behaviorismo acredita que os seres humanos aprendem sobre o mundo de uma maneira específica porque são influenciados pelo ambiente em que estão inseridos. O comportamento é moldado através de reforços positivos e negativos, que aumentam ou diminuem a probabilidade de ocorrência de uma resposta.

Os comportamentos são obtidos punindo o comportamento não desejado e reforçando ou incentivando o comportamento desejado com um estímulo, repetido até que ele se torne automático.

A aprendizagem ocorre de maneira objetiva, em função de estímulos, resposta e consequências.

Bahaviorismo constitui em comportamento como sendo reflexo, passível de ser modelado, segundo Pavlov. A Psicologia passa a ter caráter científico, pois seus estudos passam a ser mensurável e observável. Sendo aperfeiçoado ao longo dos anos pelos pesquisadores do comportamento que deixaram seus legados para o que hoje se conhece da Psicologia.

Os desafios apresentados pelo behaviorismo para que o sujeito que modela seu comportamento obtenha a aprendizagem estão relacionados à necessidade de fornecer estímulos adequados, reforços eficazes e criar um ambiente propício para o condicionamento desejado. A identificação e manipulação desses elementos são essenciais para alcançar os objetivos de aprendizagem propostos pela abordagem behaviorista.

PreviousPage 42 of 67Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱