Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 43 of 75Next

Os desafios apresentados pelo behaviorismo para que o sujeito que modela seu comportamento obtenha aprendizagem incluem :

  1. Limitação dos Processos Mentais Internos: Falta de consideração dos pensamentos e emoções na aprendizagem.
  2. Rigidez nas Estratégias de Ensino: Utilização de técnicas de condicionamento que podem não se adaptar às necessidades individuais dos alunos.
  3. Risco de Aprendizagem Superficial: Ênfase na repetição de comportamentos para recompensas externas, sem compreensão profunda do material.
  4. Dificuldade na Aplicação do Conhecimento: Dificuldade em transferir o aprendizado para situações do mundo real, limitando sua utilidade prática.

Esses pontos destacam como as abordagens behavioristas podem apresentar desafios significativos no processo de aprendizagem, especialmente quando se trata de promover uma compreensão profunda, duradoura e aplicável do conteúdo.

O sujeito deve estar atento aos seus modos de ação e comportamento, para ter a percepção de quais mudanças deve ser integrada no seu modo de ação, para assim conseguir conseguir resultados satisfatórios com sua mudança de comportamento.

Descobrir  quais  os estímulos corretos para se trabalhar e  ter assim os resultados esperados.

Trabalhar estímulos.

Dar os estimulos certos para obter as respostas desejadas dos estimulados

A aprendizagem é fruto da interação entre estímulo-resposta-consequência , portanto para uma apreendizagem é necessário reforço que irá induzir a pesssoa a repetir o comportamento ou punir para que aquele comportamento não se repita. Ou seja, o ambiente pode ser moldado para que a aprendizagem aconteça da forma que se deseja.

Quando um comportamento gera algo positivo externamente, a pessoa tende a repetir o comportamento.

Desafio é entender quais estímulos externos causam efeito positivo em cada indivíduo

O Behaviorismo compreende como objeto de estudo o comportamento humano, visão conhecida como realismo.

Onde o processo de aprendizagem ocorre por meio de estímulos e reforços, positivos e/ou negativos, de acordo com que se pretende alcançar. Ou seja, manter ou ampliar um comportamento positivo ou retirar um comportamento negativo. Por isso, o processo de aprendizagem se da por meio da prática, da vivência e da definição de objetivos a serem alcançados.

 

 

Os desafios são os estímulos e as respostas, para que o sujeito obtenha aprendizado é necessário os estímulos que determinadas respostas causa no ambiente.

PreviousPage 43 of 75Next