Desafio
Citação de Wilma Tereza Borges em agosto 21, 2024, 4:37 amA corrente behaviorista acredita q os comportamento humano são passivo de modulação, possivelmente,nesse sentido q ocorre uma aprendizagem eficiente é necessário gerar disciplina disciplina desde pequeno.
O behaviorismo é uma psicóloga com o objetivo avaliar os aspectos do indivíduo com seu comportamento assim ele estuda o livre arbítrio q foi uma das primeiras experiências da psicologia.
A corrente behaviorista acredita q os comportamento humano são passivo de modulação, possivelmente,nesse sentido q ocorre uma aprendizagem eficiente é necessário gerar disciplina disciplina desde pequeno.
O behaviorismo é uma psicóloga com o objetivo avaliar os aspectos do indivíduo com seu comportamento assim ele estuda o livre arbítrio q foi uma das primeiras experiências da psicologia.
Citação de Wilma Tereza Borges em agosto 22, 2024, 2:21 amA aprendizagem behaviorista ocorre partir de três elementos, segundo Fedman (2015)
O estímulo: é uma circunstância presente ou antecessora que se relaciona ao ambiente.
Resposta: o fato da ação do início.
Também a consequência: da resposta, que inclui reforço e punição na alteração no ambiente consequente.
Dessa forma ,a aprendizagem comportamental é consequência que determina o comportamento que tem no ambiente. Assim aprendizagem é fruto da interação de estímulo, consequência aprende ou condiciona, comportamento para situações futuras. Ferldman, termo também usado no behaviorismo.
A aprendizagem behaviorista ocorre partir de três elementos, segundo Fedman (2015)
O estímulo: é uma circunstância presente ou antecessora que se relaciona ao ambiente.
Resposta: o fato da ação do início.
Também a consequência: da resposta, que inclui reforço e punição na alteração no ambiente consequente.
Dessa forma ,a aprendizagem comportamental é consequência que determina o comportamento que tem no ambiente. Assim aprendizagem é fruto da interação de estímulo, consequência aprende ou condiciona, comportamento para situações futuras. Ferldman, termo também usado no behaviorismo.
Citação de Noemi Lima em agosto 22, 2024, 12:29 pmAcredito que seja um desafio a própria observação e a imprevisibilidade do sujeito.
Acredito que seja um desafio a própria observação e a imprevisibilidade do sujeito.
Citação de Genezes Thiago dos Santos Tome em agosto 24, 2024, 2:49 pmO behaviorismo é uma teoria psicológica que estuda o comportamento humano e animal através da observação e da análise de fatos práticos, como reações a estímulos. O behaviorismo baseia-se em metodologia objetiva e científica, fundamentada na comprovação experimental, e não em conceitos subjetivos e teóricos da mente, como sensação, percepção, emoção e sentimentos.
O behaviorista metodológico não nega a existência da mente, mas nega-lhe status científico ao afirmar que não podemos estudá-la pela sua inacessibilidade. O behaviorista radical nega a existência da mente e assemelhados, mas aceita estudar eventos internos.
O behaviorismo é uma teoria psicológica que estuda o comportamento humano e animal através da observação e da análise de fatos práticos, como reações a estímulos. O behaviorismo baseia-se em metodologia objetiva e científica, fundamentada na comprovação experimental, e não em conceitos subjetivos e teóricos da mente, como sensação, percepção, emoção e sentimentos.
O behaviorista metodológico não nega a existência da mente, mas nega-lhe status científico ao afirmar que não podemos estudá-la pela sua inacessibilidade. O behaviorista radical nega a existência da mente e assemelhados, mas aceita estudar eventos internos.
Citação de MARIA DE FATIMA PEREIRA DE JESUS em agosto 25, 2024, 11:20 amO behaviorismo, como escola de pensamento na psicologia, foca no estudo do comportamento observável e defende que a aprendizagem é o resultado de associações entre estímulos e respostas. Enquanto essa abordagem teve um impacto significativo na compreensão do comportamento e na aplicação de técnicas para modificar comportamentos, também apresenta alguns desafios quando se trata de modelar o comportamento para obter a aprendizagem. Aqui estão alguns dos principais desafios:
1. Redução do Complexo ao Simples:
- Descrição: O behaviorismo tende a reduzir comportamentos complexos a simples relações de estímulo-resposta, ignorando muitas vezes os processos internos (cognitivos, emocionais, motivacionais) que influenciam a aprendizagem.
- Desafio: Isso pode limitar a compreensão completa do comportamento humano, pois aspectos como pensamentos, crenças e emoções são negligenciados. A aprendizagem, muitas vezes, envolve mais do que apenas a resposta a um estímulo externo.
2. Dependência de Reforços Externos:
- Descrição: O behaviorismo se baseia fortemente em reforços externos (positivos ou negativos) para moldar o comportamento. Embora eficazes a curto prazo, esses reforços podem não levar a uma aprendizagem duradoura se o comportamento desejado não se internaliza ou se torna autossustentável.
- Desafio: Quando o reforço externo é removido, o comportamento aprendido pode desaparecer ou ser substituído por comportamentos anteriores. Além disso, a dependência excessiva de recompensas externas pode reduzir a motivação intrínseca.
3. Falta de Consideração para a Individualidade:
- Descrição: O behaviorismo, especialmente nas suas formas mais tradicionais, tende a aplicar os mesmos princípios de aprendizagem a todos os indivíduos, sem levar em conta as diferenças individuais, como personalidades, históricos culturais, e diferenças cognitivas.
- Desafio: Essa abordagem pode ser ineficaz para alguns indivíduos, pois não considera como fatores individuais podem influenciar a resposta a estímulos e reforços. A aprendizagem é um processo que pode variar amplamente de pessoa para pessoa.
4. Subestimação da Cognição e Emoção:
- Descrição: O behaviorismo clássico ignora ou minimiza o papel dos processos cognitivos (como pensamentos, expectativas e memórias) e emocionais na aprendizagem, focando exclusivamente no comportamento observável.
- Desafio: A aprendizagem é um processo que muitas vezes envolve o entendimento, o processamento de informações e a experiência emocional. Ignorar esses fatores pode levar a uma compreensão limitada da aprendizagem e a estratégias de ensino que não capturam toda a complexidade do processo.
5. Dificuldade em Explicar a Criatividade e a Inovação:
- Descrição: O behaviorismo é eficaz para explicar o desenvolvimento de comportamentos repetitivos e condicionados, mas tem dificuldades em explicar comportamentos criativos e inovadores, que muitas vezes surgem sem um reforço claro ou previsão comportamental.
- Desafio: Em ambientes que exigem pensamento crítico, criatividade e inovação, o modelo behaviorista pode não ser suficiente para promover esses tipos de aprendizagem.
6. Ignorância dos Fatores Sociais e Culturais:
- Descrição: O behaviorismo muitas vezes negligencia a influência dos contextos sociais e culturais no comportamento e na aprendizagem, focando mais nos fatores individuais.
- Desafio: A aprendizagem é um processo profundamente influenciado por fatores sociais, como interação com pares, normas culturais e valores comunitários. Ignorar esses aspectos pode levar a uma compreensão incompleta do comportamento e da aprendizagem.
7. Mecanização do Processo de Aprendizagem:
- Descrição: O behaviorismo tende a mecanizar o processo de aprendizagem, tratando-o como uma série de passos previsíveis e controláveis.
- Desafio: Isso pode desconsiderar a natureza dinâmica e adaptativa da aprendizagem, onde o aprendiz muitas vezes constrói novas conexões, significados e compreensões de maneira não linear.
O behaviorismo, como escola de pensamento na psicologia, foca no estudo do comportamento observável e defende que a aprendizagem é o resultado de associações entre estímulos e respostas. Enquanto essa abordagem teve um impacto significativo na compreensão do comportamento e na aplicação de técnicas para modificar comportamentos, também apresenta alguns desafios quando se trata de modelar o comportamento para obter a aprendizagem. Aqui estão alguns dos principais desafios:
1. Redução do Complexo ao Simples:
- Descrição: O behaviorismo tende a reduzir comportamentos complexos a simples relações de estímulo-resposta, ignorando muitas vezes os processos internos (cognitivos, emocionais, motivacionais) que influenciam a aprendizagem.
- Desafio: Isso pode limitar a compreensão completa do comportamento humano, pois aspectos como pensamentos, crenças e emoções são negligenciados. A aprendizagem, muitas vezes, envolve mais do que apenas a resposta a um estímulo externo.
2. Dependência de Reforços Externos:
- Descrição: O behaviorismo se baseia fortemente em reforços externos (positivos ou negativos) para moldar o comportamento. Embora eficazes a curto prazo, esses reforços podem não levar a uma aprendizagem duradoura se o comportamento desejado não se internaliza ou se torna autossustentável.
- Desafio: Quando o reforço externo é removido, o comportamento aprendido pode desaparecer ou ser substituído por comportamentos anteriores. Além disso, a dependência excessiva de recompensas externas pode reduzir a motivação intrínseca.
3. Falta de Consideração para a Individualidade:
- Descrição: O behaviorismo, especialmente nas suas formas mais tradicionais, tende a aplicar os mesmos princípios de aprendizagem a todos os indivíduos, sem levar em conta as diferenças individuais, como personalidades, históricos culturais, e diferenças cognitivas.
- Desafio: Essa abordagem pode ser ineficaz para alguns indivíduos, pois não considera como fatores individuais podem influenciar a resposta a estímulos e reforços. A aprendizagem é um processo que pode variar amplamente de pessoa para pessoa.
4. Subestimação da Cognição e Emoção:
- Descrição: O behaviorismo clássico ignora ou minimiza o papel dos processos cognitivos (como pensamentos, expectativas e memórias) e emocionais na aprendizagem, focando exclusivamente no comportamento observável.
- Desafio: A aprendizagem é um processo que muitas vezes envolve o entendimento, o processamento de informações e a experiência emocional. Ignorar esses fatores pode levar a uma compreensão limitada da aprendizagem e a estratégias de ensino que não capturam toda a complexidade do processo.
5. Dificuldade em Explicar a Criatividade e a Inovação:
- Descrição: O behaviorismo é eficaz para explicar o desenvolvimento de comportamentos repetitivos e condicionados, mas tem dificuldades em explicar comportamentos criativos e inovadores, que muitas vezes surgem sem um reforço claro ou previsão comportamental.
- Desafio: Em ambientes que exigem pensamento crítico, criatividade e inovação, o modelo behaviorista pode não ser suficiente para promover esses tipos de aprendizagem.
6. Ignorância dos Fatores Sociais e Culturais:
- Descrição: O behaviorismo muitas vezes negligencia a influência dos contextos sociais e culturais no comportamento e na aprendizagem, focando mais nos fatores individuais.
- Desafio: A aprendizagem é um processo profundamente influenciado por fatores sociais, como interação com pares, normas culturais e valores comunitários. Ignorar esses aspectos pode levar a uma compreensão incompleta do comportamento e da aprendizagem.
7. Mecanização do Processo de Aprendizagem:
- Descrição: O behaviorismo tende a mecanizar o processo de aprendizagem, tratando-o como uma série de passos previsíveis e controláveis.
- Desafio: Isso pode desconsiderar a natureza dinâmica e adaptativa da aprendizagem, onde o aprendiz muitas vezes constrói novas conexões, significados e compreensões de maneira não linear.
Citação de Humberto Viana Silva Filho em agosto 26, 2024, 10:43 amA modelação é uma teoria poderosa que destaca a importância da observação e da interação social na aprendizagem de novos comportamentos. Ela é frequentemente aplicada em contextos educacionais e terapêuticos, permitindo que as pessoas adquiram habilidades, superem fobias e desenvolvam comportamentos desejados.
modelagem consiste em reforçar respostas parecidas com a desejada, aumentando gradativamente a exigência quanto à semelhança em relação à resposta que se quer condicionar.
A modelação é uma teoria poderosa que destaca a importância da observação e da interação social na aprendizagem de novos comportamentos. Ela é frequentemente aplicada em contextos educacionais e terapêuticos, permitindo que as pessoas adquiram habilidades, superem fobias e desenvolvam comportamentos desejados.
modelagem consiste em reforçar respostas parecidas com a desejada, aumentando gradativamente a exigência quanto à semelhança em relação à resposta que se quer condicionar.
Citação de Joao Moreira em agosto 27, 2024, 12:11 amO behaviorismo ensina que aprendemos através de experiências e práticas repetidas.
Um dos desafios é que, para aprender algo novo, a pessoa precisa repetir muitas vezes o comportamento certo até que ele se torne um hábito. Também é preciso prestar atenção nas recompensas e consequências, pois são elas que nos motivam a continuar ou mudar nosso comportamento.
Outro desafio é que, às vezes, o comportamento não muda imediatamente, então é necessário ter paciência e continuar praticando até que o aprendizado aconteça de verdade.
O behaviorismo ensina que aprendemos através de experiências e práticas repetidas.
Um dos desafios é que, para aprender algo novo, a pessoa precisa repetir muitas vezes o comportamento certo até que ele se torne um hábito. Também é preciso prestar atenção nas recompensas e consequências, pois são elas que nos motivam a continuar ou mudar nosso comportamento.
Outro desafio é que, às vezes, o comportamento não muda imediatamente, então é necessário ter paciência e continuar praticando até que o aprendizado aconteça de verdade.
Citação de Eveline Rojas em agosto 27, 2024, 3:13 pmA técnica da modelagem permite condicionar comportamentos que ainda não fazem parte do repertório comportamental do indivíduo. Como diz o material de estudo: "na modelagem entende-se que um comportamento é “moldado” a partir dos efeitos que produz no meio". Ainda de acordo com o material, se um comportamento é bem-sucedido, a pessoa aprende que é interessante repetir aquele comportamento no futuro; já quando um comportamento é malsucedido, ou punido, a pessoa aprende que não é interessante repetir aquele comportamento no futuro. Neste processo de aprendizagem é importante estar atento aos pré-requisitos necessários ao sujeito para a consecusão da sequencia comportamental exigida na modelagem, sejam eles de ordem fisica ou de compreensão comportamental nas fases de resposta inicial e intermediária que viabilizam a final. Durante a interação entre estímulo-resposta-consequência, segundo os behavioristas, ocorre o aprendizado, mas vejamos, se, por exemplo, eu quero aprender a tocar piano, presencialmente, mas nao tenho capacidade fisica para mover os dedos, recebido o estimulo, não terei o pré-requisito de "mover os dedos" para responder adequadamente e gerar a consequencia desejada. Sendo assim ao ter como objetivo uma resposta terminal, uma consequência desejada, é preciso é preciso estar atento aos pre-requisitos que o sujeito deve ter para que a resposta inicial aconteça e estar atento a viabilidade e adequação do reforçador potencial escolhido.
A técnica da modelagem permite condicionar comportamentos que ainda não fazem parte do repertório comportamental do indivíduo. Como diz o material de estudo: "na modelagem entende-se que um comportamento é “moldado” a partir dos efeitos que produz no meio". Ainda de acordo com o material, se um comportamento é bem-sucedido, a pessoa aprende que é interessante repetir aquele comportamento no futuro; já quando um comportamento é malsucedido, ou punido, a pessoa aprende que não é interessante repetir aquele comportamento no futuro. Neste processo de aprendizagem é importante estar atento aos pré-requisitos necessários ao sujeito para a consecusão da sequencia comportamental exigida na modelagem, sejam eles de ordem fisica ou de compreensão comportamental nas fases de resposta inicial e intermediária que viabilizam a final. Durante a interação entre estímulo-resposta-consequência, segundo os behavioristas, ocorre o aprendizado, mas vejamos, se, por exemplo, eu quero aprender a tocar piano, presencialmente, mas nao tenho capacidade fisica para mover os dedos, recebido o estimulo, não terei o pré-requisito de "mover os dedos" para responder adequadamente e gerar a consequencia desejada. Sendo assim ao ter como objetivo uma resposta terminal, uma consequência desejada, é preciso é preciso estar atento aos pre-requisitos que o sujeito deve ter para que a resposta inicial aconteça e estar atento a viabilidade e adequação do reforçador potencial escolhido.
Citação de Enrick Digman em agosto 30, 2024, 12:36 amO behaviorismo, foca no comportamento observável e nas interações do sujeito com o ambiente, sem considerar os estados mentais internos como mediadores dessas interações. Ao se falar sobre os desafios que um sujeito pode enfrentar ao modelar seu comportamento e ao buscar a aprendizagem dentro dessa perspectiva, alguns pontos podem ser destacados: Falta de compreensão sobre o processo interno, reforços inadequados, autocontrole e disciplina, fatores emocionais e sociais, limitações na motivação intrínseca, e dificuldades na formação de hábitos duradouros. Esses desafios sugerem que, embora o behaviorismo ofereça ferramentas eficazes para modelar comportamentos e promover aprendizagens, uma abordagem integrada que considere fatores internos e externos pode ser mais eficaz para o desenvolvimento completo do sujeito.
O behaviorismo, foca no comportamento observável e nas interações do sujeito com o ambiente, sem considerar os estados mentais internos como mediadores dessas interações. Ao se falar sobre os desafios que um sujeito pode enfrentar ao modelar seu comportamento e ao buscar a aprendizagem dentro dessa perspectiva, alguns pontos podem ser destacados: Falta de compreensão sobre o processo interno, reforços inadequados, autocontrole e disciplina, fatores emocionais e sociais, limitações na motivação intrínseca, e dificuldades na formação de hábitos duradouros. Esses desafios sugerem que, embora o behaviorismo ofereça ferramentas eficazes para modelar comportamentos e promover aprendizagens, uma abordagem integrada que considere fatores internos e externos pode ser mais eficaz para o desenvolvimento completo do sujeito.
Citação de Enrick Digman em agosto 30, 2024, 12:39 amO behaviorismo, uma das principais abordagens teóricas da psicologia, foca no comportamento observável e nas interações do sujeito com o ambiente; deven-se considerar tanto os estados mentais internos como diversos factores externos, como:
- Falta de compreensão sobre o processo interno: O behaviorismo enfatiza o comportamento observável, o que pode dificultar a autocompreensão do sujeito sobre seus processos internos, como emoções e motivações. Isso pode levar a uma dificuldade em identificar as causas de certos comportamentos.
- Reforços inadequados: Para que a aprendizagem ocorra efetivamente, é necessário que os reforços sejam apropriados e bem distribuídos. Se o sujeito não recebe reforços positivos ou se os reforços estão mal programados, pode haver dificuldades em associar o comportamento desejado à recompensa.
- Generalização do aprendizado: Um desafio importante é a transferência do aprendizado de um contexto para outro. O sujeito pode ter dificuldade em aplicar o comportamento aprendido em novas situações, o que limita a eficácia da aprendizagem.
- Controle ambiental: O ambiente desempenha um papel crucial no comportamento. Se o ambiente do sujeito não for organizado ou não oferecer estímulos adequados, ele pode ter dificuldades para atingir seus objetivos de aprendizagem.
- Autocontrole e disciplina: O processo de modelar o comportamento requer um certo nível de autocontrole e disciplina. Muitas vezes, os indivíduos podem ter dificuldade em se manter focados e motivados, especialmente quando os resultados não são imediatos.
- Fatores emocionais e sociais: O comportamento humano é influenciado por uma série de fatores sociais e emocionais que o behaviorismo, tradicionalmente, não aborda. Problemas como ansiedade, pressão social e questões de autoestima podem interferir na capacidade de modelar o comportamento e realizar a aprendizagem.
- Limitações na motivação intrínseca: O behaviorismo tende a enfatizar a motivação extrínseca, como recompensas e punições. Isso pode limitar a motivação intrínseca do sujeito, que é fundamental para a aprendizagem profunda e duradoura.
- Dificuldades na formação de hábitos duradouros: A repetição e a prática são fundamentais no behaviorismo, mas algumas pessoas podem ter dificuldade em permanecer consistentes, o que compromete a formação de hábitos.
Esses desafios sugerem que o behaviorismo precisa uma abordagem integrada que considere fatores internos e externos, assim pode ser mais eficaz para o desenvolvimento completo do sujeito.
O behaviorismo, uma das principais abordagens teóricas da psicologia, foca no comportamento observável e nas interações do sujeito com o ambiente; deven-se considerar tanto os estados mentais internos como diversos factores externos, como:
- Falta de compreensão sobre o processo interno: O behaviorismo enfatiza o comportamento observável, o que pode dificultar a autocompreensão do sujeito sobre seus processos internos, como emoções e motivações. Isso pode levar a uma dificuldade em identificar as causas de certos comportamentos.
- Reforços inadequados: Para que a aprendizagem ocorra efetivamente, é necessário que os reforços sejam apropriados e bem distribuídos. Se o sujeito não recebe reforços positivos ou se os reforços estão mal programados, pode haver dificuldades em associar o comportamento desejado à recompensa.
- Generalização do aprendizado: Um desafio importante é a transferência do aprendizado de um contexto para outro. O sujeito pode ter dificuldade em aplicar o comportamento aprendido em novas situações, o que limita a eficácia da aprendizagem.
- Controle ambiental: O ambiente desempenha um papel crucial no comportamento. Se o ambiente do sujeito não for organizado ou não oferecer estímulos adequados, ele pode ter dificuldades para atingir seus objetivos de aprendizagem.
- Autocontrole e disciplina: O processo de modelar o comportamento requer um certo nível de autocontrole e disciplina. Muitas vezes, os indivíduos podem ter dificuldade em se manter focados e motivados, especialmente quando os resultados não são imediatos.
- Fatores emocionais e sociais: O comportamento humano é influenciado por uma série de fatores sociais e emocionais que o behaviorismo, tradicionalmente, não aborda. Problemas como ansiedade, pressão social e questões de autoestima podem interferir na capacidade de modelar o comportamento e realizar a aprendizagem.
- Limitações na motivação intrínseca: O behaviorismo tende a enfatizar a motivação extrínseca, como recompensas e punições. Isso pode limitar a motivação intrínseca do sujeito, que é fundamental para a aprendizagem profunda e duradoura.
- Dificuldades na formação de hábitos duradouros: A repetição e a prática são fundamentais no behaviorismo, mas algumas pessoas podem ter dificuldade em permanecer consistentes, o que compromete a formação de hábitos.
Esses desafios sugerem que o behaviorismo precisa uma abordagem integrada que considere fatores internos e externos, assim pode ser mais eficaz para o desenvolvimento completo do sujeito.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱