Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 61 of 67Next

O behaviorismo ou comportamentalismo, estuda o comportamento humano e animal. O foco não está na mente ou nas emoções, mas sim nas ações e reações observáveis. A ideia básica é simples: comportamentos são aprendidos e, portanto, podem ser desaprendidos ou recondicionados.

O objetivo central do behaviorismo é entender o comportamento através da observação e medição. Isso envolve identificar os estímulos que levam a certos comportamentos e as consequências dessas ações. Basicamente, ele busca decodificar o que nos faz agir de determinada forma em diferentes situações.

Ele se concentra no comportamento observável — o que você faz, como você reage — e deixa de lado os elementos mais nebulosos como emoções e pensamentos, considerados inacessíveis e, portanto, não científicos. Surgiu no século XX e foi como um sopro de ar fresco no campo acadêmico da época. Foi uma reação direta ao Mentalismo, que estava mais interessado nas complexidades da mente e da consciência. Isso mudou o jogo e reposicionou a psicologia em um caminho mais empírico.

Descrever o comportamento de forma objetiva e científica

Explicar como o comportamento é aprendido

Controlar o comportamento

Diferenças entre behaviorismo e psicanálise

Em linhas gerais:

  • o behaviorismo é um tipo de psicologia de linha comportamental; na prática, isso significa que o terapeuta irá elaborar com o paciente um conjunto de mudanças de pensamentos, hábitos e comportamentos que possa propiciar o atendimento de uma demanda do paciente;
  • a psicanálise é uma metodologia de linha analítica; na prática, significa busca compreender a essência do sujeito, sua trajetória de vida, suas demandas e seus desejos (inclusive os implícitos), interpretando padrões de comportamento, sonhos e palavras que ajudem o paciente a encontrar uma compreensão melhor sobre si.

 

referencia//[Behaviorismo: o que é, ideias, autores e exemplos - Psicanálise Clínica (psicanaliseclinica.com)]

Apresentar o estímulo correto de acordo com o indivíduo

É necessario que si encontre o estimulo, para o comportamento que si deseja alcançar.

Um dos desafios é o comportamento reflexo ou respondente é o que usualmente chamamos de “não-voluntário” e inclui as respostas que são eliciadas (“produzidas”) por estímulos antecedentes do ambiente. Tipo dilatar de pupila com a presença de luz forte.

Outro é encontrar o estimulo certo para adequar o comportamento , seja estimulo positivo ou negativo.

Os desafios apresentados pelo behaviorismo para que o sujeito modele seu comportamento e obtenha aprendizagem incluem a dependência de reforços e punições consistentes. Para que o condicionamento operante seja eficaz, é necessário que o ambiente forneça esses estímulos de maneira previsível. Além disso, o enfoque behaviorista no controle externo do comportamento limita a autonomia do indivíduo, pois ele pode se tornar dependente de estímulos externos para aprender, em vez de desenvolver a capacidade de tomar decisões por conta própria.

Outro desafio é a generalização dos comportamentos aprendidos. Comportamentos reforçados em um contexto específico podem não ser transferidos para diferentes situações, o que pode limitar a eficácia da aprendizagem. O behaviorismo também ignora os processos internos, como pensamentos e emoções, que são essenciais para entender completamente o comportamento humano e a aprendizagem. Isso torna a abordagem incompleta, pois não considera toda a complexidade envolvida nos processos de aprendizagem.

Além disso, o uso de punições, embora possa reduzir comportamentos indesejados, pode ter efeitos colaterais negativos, como aumentar o medo, a ansiedade e a resistência, interferindo no processo de aprendizagem e no bem-estar do indivíduo. Esses desafios sugerem que, embora o behaviorismo tenha contribuído significativamente para o entendimento do comportamento, ele possui limitações que precisam ser superadas para alcançar uma compreensão mais completa da aprendizagem humana.

A não compreensão de um estímulo, acarretaria uma não resposta e consequentemente não haveria uma mudança ou alteração no ambiente - reforço ou punição.
Talvez pela fragilidade do estímulo ou da dificuldade de quem recebe o estímulo.

Os desafios apresentados pelo behaviorismo para a modelagem do comportamento e a obtenção da aprendizagem são diversos. Um dos principais é garantir que o sujeito consiga generalizar o comportamento aprendido para situações semelhantes, além de discriminar quando essa resposta não é adequada. Outro aspecto importante é a extinção de comportamentos indesejados, que pode ser um processo lento, especialmente quando esses comportamentos já estão enraizados.

A consistência na aplicação de reforços e punições também é essencial. Se esses estímulos não forem administrados corretamente, o sujeito pode não associar o comportamento ao reforço, prejudicando o processo de aprendizagem. Além disso, a complexidade dos comportamentos humanos, que envolvem emoções e cognição, muitas vezes não é contemplada pelo behaviorismo, que se concentra apenas no comportamento observável. Isso pode limitar a compreensão completa do processo de aprendizagem.

Outro desafio é a resistência do sujeito ao controle externo, especialmente quando reforços e punições são vistos como formas de manipulação. Essa resistência pode dificultar a eficácia da modelagem comportamental. Isso demonstra que, embora o behaviorismo tenha sido fundamental para o entendimento de muitos aspectos da aprendizagem, o comportamento humano envolve fatores mais complexos do que o simples condicionamento de estímulos e respostas.

O comportamento humano tem muito a revelar sobre nossas condiçoões psiquicas.

Princípios Fundamentais do Behaviorismo:

  • Comportamento Observável: O comportamento é o único fenômeno que pode ser estudado cientificamente, uma vez que pode ser observado e medido diretamente. Processos internos como emoções, pensamentos e sentimentos não são considerados mensuráveis e, portanto, estão fora do escopo do behaviorismo.
  • Condicionamento como Base da Aprendizagem: A principal forma de aprender, segundo os behavioristas, é através de condicionamentos — associações entre estímulos e respostas. Existem dois tipos principais de condicionamento:
    • Condicionamento Clássico (ou Respondente): Desenvolvido por Ivan Pavlov, envolve o aprendizado por meio da associação de um estímulo neutro com um estímulo incondicionado, resultando em uma resposta condicionada. Exemplo clássico: um cão salivando ao ouvir um sino que foi associado à comida.
    • Condicionamento Operante: Desenvolvido por B.F. Skinner, refere-se ao aprendizado baseado nas consequências de um comportamento. Comportamentos que são reforçados (positiva ou negativamente) tendem a se repetir, enquanto comportamentos punidos tendem a diminuir.

O behaviorismo apresenta um aspecto negativo na aprendizagem pois nem sempre associa o estimulo adequado para obter a resposta desejada, o que torna hostil o ambiente de aprendizagem pela punição , no processo comportamental. E também, os comportamentos observáveis para mensurar o aprendizado, porém , os alunos mecanismos internos não mensuráveis no processo, memorias e raciocínio sobre uma questão, por classificação para o conceito de número perceptual e não perceptual.

PreviousPage 61 of 67Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱