Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 71 of 77Next

Nesse sentido, em essência, para a escola behaviorista, a aprendizagem ocorre a partir
da interação de três elementos, destacados por Feldman (2015):
• estímulo (que é a situação presente ou antecessora — relacionada ao
ambiente);
• resposta (ação de fato do indivíduo);
• consequência (alteração no ambiente consequente àquela resposta, incluindo
reforço e punição).

Assim, a aprendizagem comportamental ocorre em função da consequência que
determinada resposta comportamental tem no ambiente. Dessa forma, pode-se
afirmar que a aprendizagem é fruto da interação entre estímulo-resposta-consequência. Ou seja, é a partir da relação desses três elementos que uma pessoa
aprende, ou condiciona (termo bastante usado no behaviorismo), suas respostas
comportamentais para situações futuras

A concepção behaviorista preconiza que o ser humano não aprende somente  pela experiência própria, pois é possível que esse aprendizado possa ocorrer através do outro e/ou da experiência do outro.
Há teorias que apontam foco excessivo no ambiente, uma vez que desconsidera fatores biológicos e individuais na formação do comportamento.

Alguns críticos argumentam que o condicionamento tende a ser mecânico, tratando indivíduos como meros respondentes de estímulos.

Outros entendem que o aprendizado baseado apenas em reforço pode não ser suficiente para desenvolver habilidades críticas e criativas.

O maior desafio do behaviorismo era apresentar um processo que pudesse ser replicado para chegar a desejada mudança de comportamento.

A demonstração e a prática de comportamentos desejados.

Por exemplo, o professor pode mostrar aos alunos como resolver um problema e depois incentivá-los a praticar a mesma habilidade. Isso ajuda os alunos a aprenderem através da observação e da prática.

A aprendizagem deve ser adquirida por novos comportamentos e substituição de comportamentos inadequados as situações que merecem atenção.

A repetição e esforço de novos comportamentos gera a mudança comportamental e cognitiva.

O Behaviorismo encara a aprendizagem como resposta a estímulos, focando no comportamento observável. O maior desafio é que ele ignora os fatores internos, como emoções ou pensamentos, e limita a aprendizagem à repetição de comportamentos condicionados.

O problema é: não considera a individualidade e complexidade do sujeito, como suas necessidades emocionais e cognitivas.

Quando um comportamento é bem-sucedido, a pessoa aprende que é interessante repetir aquele comportamento no futuro, já quando um comportamento é malsucedido, ou punido, a pessoa aprende que não é interessante repetir aquele comportamento no futuro.

Para o behaviorismo radical, comportamento é o que ocorre no fluxo interacional entre esses dois elementos (organismo e meio, sendo encontrado, na mesma medida, tanto no organismo quanto no ambiente, já que se configurajustamente na relação entre ambos).

Por estímulos e uma repetição mecânica e aguardando comportamentos

O Behaviorismo influenciada por Watson pregava a psicologia através de estudos observáveis e mensuráveis onde considerava como comportamento o que pode ser observado por outras pessoas, porém ficou evidenciado que alguns comportamento não eram observáveis por outras pessoas e sim pela própria pessoa através de seus relatos como (sede, fome). Como o Behaviorismo se opõe ao mentalismo (subjetivismo) a aprendizagem ocorreria através da Lei do Efeito que é a interação de três elementos: Estímulo, Resposta e Consequência.

PreviousPage 71 of 77Next