Desafio
Citação de Andreia Estefane Horta Nogueira em março 17, 2025, 1:43 pmNesse sentido, em essência, para a escola behaviorista, a aprendizagem ocorre a partir
da interação de três elementos, destacados por Feldman (2015):
• estímulo (que é a situação presente ou antecessora — relacionada ao
ambiente);
• resposta (ação de fato do indivíduo);
• consequência (alteração no ambiente consequente àquela resposta, incluindo
reforço e punição).Assim, a aprendizagem comportamental ocorre em função da consequência que
determinada resposta comportamental tem no ambiente. Dessa forma, pode-se
afirmar que a aprendizagem é fruto da interação entre estímulo-resposta-consequência. Ou seja, é a partir da relação desses três elementos que uma pessoa
aprende, ou condiciona (termo bastante usado no behaviorismo), suas respostas
comportamentais para situações futuras
Nesse sentido, em essência, para a escola behaviorista, a aprendizagem ocorre a partir
da interação de três elementos, destacados por Feldman (2015):
• estímulo (que é a situação presente ou antecessora — relacionada ao
ambiente);
• resposta (ação de fato do indivíduo);
• consequência (alteração no ambiente consequente àquela resposta, incluindo
reforço e punição).
Assim, a aprendizagem comportamental ocorre em função da consequência que
determinada resposta comportamental tem no ambiente. Dessa forma, pode-se
afirmar que a aprendizagem é fruto da interação entre estímulo-resposta-consequência. Ou seja, é a partir da relação desses três elementos que uma pessoa
aprende, ou condiciona (termo bastante usado no behaviorismo), suas respostas
comportamentais para situações futuras
Citação de Luciana Maria de Souza em março 21, 2025, 2:48 amA concepção behaviorista preconiza que o ser humano não aprende somente pela experiência própria, pois é possível que esse aprendizado possa ocorrer através do outro e/ou da experiência do outro.
Há teorias que apontam foco excessivo no ambiente, uma vez que desconsidera fatores biológicos e individuais na formação do comportamento.Alguns críticos argumentam que o condicionamento tende a ser mecânico, tratando indivíduos como meros respondentes de estímulos.
Outros entendem que o aprendizado baseado apenas em reforço pode não ser suficiente para desenvolver habilidades críticas e criativas.
A concepção behaviorista preconiza que o ser humano não aprende somente pela experiência própria, pois é possível que esse aprendizado possa ocorrer através do outro e/ou da experiência do outro.
Há teorias que apontam foco excessivo no ambiente, uma vez que desconsidera fatores biológicos e individuais na formação do comportamento.
Alguns críticos argumentam que o condicionamento tende a ser mecânico, tratando indivíduos como meros respondentes de estímulos.
Outros entendem que o aprendizado baseado apenas em reforço pode não ser suficiente para desenvolver habilidades críticas e criativas.
Citação de Flavio de Abreu Alves em março 22, 2025, 1:50 amO maior desafio do behaviorismo era apresentar um processo que pudesse ser replicado para chegar a desejada mudança de comportamento.
O maior desafio do behaviorismo era apresentar um processo que pudesse ser replicado para chegar a desejada mudança de comportamento.
Citação de Thaise Azoubel em março 22, 2025, 12:03 pmA demonstração e a prática de comportamentos desejados.
Por exemplo, o professor pode mostrar aos alunos como resolver um problema e depois incentivá-los a praticar a mesma habilidade. Isso ajuda os alunos a aprenderem através da observação e da prática.
A demonstração e a prática de comportamentos desejados.
Por exemplo, o professor pode mostrar aos alunos como resolver um problema e depois incentivá-los a praticar a mesma habilidade. Isso ajuda os alunos a aprenderem através da observação e da prática.
Citação de Adriano Alcarde de Castilho em março 25, 2025, 10:49 amA aprendizagem deve ser adquirida por novos comportamentos e substituição de comportamentos inadequados as situações que merecem atenção.
A repetição e esforço de novos comportamentos gera a mudança comportamental e cognitiva.
A aprendizagem deve ser adquirida por novos comportamentos e substituição de comportamentos inadequados as situações que merecem atenção.
A repetição e esforço de novos comportamentos gera a mudança comportamental e cognitiva.
Citação de Laura Argôlo Caldas Sampaio em março 25, 2025, 4:32 pmO Behaviorismo encara a aprendizagem como resposta a estímulos, focando no comportamento observável. O maior desafio é que ele ignora os fatores internos, como emoções ou pensamentos, e limita a aprendizagem à repetição de comportamentos condicionados.
O problema é: não considera a individualidade e complexidade do sujeito, como suas necessidades emocionais e cognitivas.
O Behaviorismo encara a aprendizagem como resposta a estímulos, focando no comportamento observável. O maior desafio é que ele ignora os fatores internos, como emoções ou pensamentos, e limita a aprendizagem à repetição de comportamentos condicionados.
O problema é: não considera a individualidade e complexidade do sujeito, como suas necessidades emocionais e cognitivas.
Citação de Tuany Gabrielle da Silva Rodrigues em março 25, 2025, 6:25 pmQuando um comportamento é bem-sucedido, a pessoa aprende que é interessante repetir aquele comportamento no futuro, já quando um comportamento é malsucedido, ou punido, a pessoa aprende que não é interessante repetir aquele comportamento no futuro.
Quando um comportamento é bem-sucedido, a pessoa aprende que é interessante repetir aquele comportamento no futuro, já quando um comportamento é malsucedido, ou punido, a pessoa aprende que não é interessante repetir aquele comportamento no futuro.
Citação de Tuany Gabrielle da Silva Rodrigues em março 25, 2025, 6:41 pmPara o behaviorismo radical, comportamento é o que ocorre no fluxo interacional entre esses dois elementos (organismo e meio, sendo encontrado, na mesma medida, tanto no organismo quanto no ambiente, já que se configurajustamente na relação entre ambos).
Para o behaviorismo radical, comportamento é o que ocorre no fluxo interacional entre esses dois elementos (organismo e meio, sendo encontrado, na mesma medida, tanto no organismo quanto no ambiente, já que se configurajustamente na relação entre ambos).
Citação de Jessica de Souza macena em março 29, 2025, 8:53 pmPor estímulos e uma repetição mecânica e aguardando comportamentos
Por estímulos e uma repetição mecânica e aguardando comportamentos
Citação de Claudinei da Silva em abril 4, 2025, 2:10 pmO Behaviorismo influenciada por Watson pregava a psicologia através de estudos observáveis e mensuráveis onde considerava como comportamento o que pode ser observado por outras pessoas, porém ficou evidenciado que alguns comportamento não eram observáveis por outras pessoas e sim pela própria pessoa através de seus relatos como (sede, fome). Como o Behaviorismo se opõe ao mentalismo (subjetivismo) a aprendizagem ocorreria através da Lei do Efeito que é a interação de três elementos: Estímulo, Resposta e Consequência.
O Behaviorismo influenciada por Watson pregava a psicologia através de estudos observáveis e mensuráveis onde considerava como comportamento o que pode ser observado por outras pessoas, porém ficou evidenciado que alguns comportamento não eram observáveis por outras pessoas e sim pela própria pessoa através de seus relatos como (sede, fome). Como o Behaviorismo se opõe ao mentalismo (subjetivismo) a aprendizagem ocorreria através da Lei do Efeito que é a interação de três elementos: Estímulo, Resposta e Consequência.