Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 60 of 66Next

O cenário evidente apresenta um casal de idade a se olhar, uma imagem que reflete uma certa tristeza ou cansaço, ao observar o todo é posssivel ver um cenário que transmite alegria e festa, tem dois músicos, uma jovem em um alpendre dentre outros elementos. É possível que este cenário represente memórias do casal do primeiro plano.

Ao olhar num primeiro momento vemos o todo, no caso os dois idosos se olhando. Logo depois, observamos as partes, que são imagens de pessoas mais jovens e objetos que poderiam se referir às suas próprias experiências e vivências.

A princípio vi um casal de idosos , após analisar cada imagem especifica fui conseguindo identificar as pessoas .

A  visão muda quando vemos as coisas de forma isolada sem suposições num todo

No discernimento então, tem o detrimento que as pessoas são diferentes, atraem pela sua diferença  que cada ser humano tem sua personalidade, gostos diferentes.Por isso há está proximidade nesta unidade.

Os diferentes se atraem para crescer com suas potencialidades que cada um foi herdado geneticamente.

Na primeira visão, parece um senhor e uma senhora conversando. mas logo na tomada da visão mais perto tem uma mulher com bacia na cabeça.

e um homem tocando violão. e logo atrás tem uma senhora na porta.

Sou artista plástico e gosto muito de pinturas metafóricas !  A primeira imagem que percebo é a de um casal idoso ,   mas logo em seguida percebo uma composição bem maior e mais completa . Um casal mais jovem e alegre  sentado  e várias outras imagens simbólicas que aparentemente simbolizam a vida que eles tiveram um dia  . Nessa pintura claramente  só é possível comprender olhando o todo !

Como alguém que trabalha com arte e terapia, percebo o mundo ao meu redor de uma maneira muito ligada à observação, ao processo e à interação entre as partes e o todo. No meu trabalho, muitas vezes convido as pessoas  a explorarem como diferentes aspectos de si mesmos , suas emoções, experiências e expressões  podem formar uma imagem maior, como as partes de um quebra-cabeça que, juntas, fazem sentido.

Acredito que a terapia, assim como a arte, nos ensina a olhar para a vida de uma maneira mais ampla, entendendo que as partes e o todo se inter-relacionam e que nossa percepção pode se transformar conforme mudamos nossa maneira de olhar.

A primeira vista, vemos um casal de idosos, um olhando para o outro com olhar meigo e olhando novamente enxergamos um casal jovem, no olhar da mulher uma camponesa e do homem um camponês tocando violão.

Enxergar ao todo percebo que no nosso subconsciente temos esse traco de ver o que querem que vejamos, mas se olhar atento vera que a tudo e todo em seu redor da imagem mostra a gestalt e a experiência direta.

Ao olhar inicialmente vejo um casal de idosos um de frente para outro, ao analisar por partes vejo duas pessoas, no que parece um  momento de descontração com música e bebidas.

PreviousPage 60 of 66Next