Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 61 of 66Next

Eu tenho a percepção inicial de ver o todo da situação e depois eu foco na imagem e consigo ver todas as partes que compõe o todo. Sim eu eu já tive varias experiências de ver uma situação de uma forma e logo depois receber novas informações ver que a minha primeira percepção tinha mudado. Temos ao nosso redor infinitas possibilidades o tempo todo.

Inicialmente vi a imagem de um casal de idosos... mas conforme fui observando melhor, vi a mulher e o homem sentados, uma moça lá na parte dos fundos dentro de uma porta, a garrafa perto da mulher sentada, a cortina (que é o cabelo da senhora idosa), vi também pessoas na parte escura dos fundos, um cálice entre os idosos e um arbusto pequeno.

Eu vejo duas pessoas  idosa uma olhando para a outra que tem o rosto formado por duas pessoas mais jovens que aparentemente são mexicanos, alegres e contentes. aplica-se aqui a lei da proximidade onde elementos próximos tendem a pertencer ao mesmo grupo, enquanto que a Lei do fechamento tende a completar o que falta.

aqui o cérebro alterna em ver uma ou outra imagem.

No primeiro momento identifiquei um casal de frente para o outro, em outro momento consegui identificar um homem tocando vilão em frente a casa, um monumento parecido como um vaso e uma mulher com um objeto em cima da cabeça. Primeiramente enxerguei uma parte e depois o todo.

Vejo de primeira mão um casal de idosos,esse é o todo.Mas olhando as partes,percebo outras figuras inseridas em segundo plano;e ,ainda,consigo ver uma outra figura de uma taça.

Ao olhar, primeiro vejo um casal experiente se olhando (o todo). E ao observar as partes vejo um homem tocando, uma mulher com um vaso na cabeça, uma outra mulher na rua.

Primeiro momento: Um Senhor e uma senhora

Segundo momento: Dois camponeses, um deles com uma viola.....Onde é a orelha do senhor, uma mulher saindo da porta.....O brinco da senhora é uma garrafa

Fazendo uma observação da partes da imagem pude perceber um homem sentado sorrindo com chapéu grande sobre a cabeça tocando violão, uma mulher em pé com vestido longo na porta de uma entrada como se fosse  de um castelo com uma planta na beira do muro com uma estradinha até chegar na porta da casa da mulher que está em pé. Percebi também uma mulher de vestido sentada com um vaso de barro na cabeça parecendo que estava ouvindo o homem com o violão cantar tinha uma garrafa de vidro aos pés da mulher que estava sentada, tinha uma entrada como se fosse de um castelo com um véu branco estendido de alto a baixo, e o foco de luz parecendo um vaso ou copo antigo da época medieval.

No todo observando a figura percebi que era uma mulher idosa e um homem idoso em um momento romântico sendo iluminados por um foco de luz entre eles.

Quando olho de primeira, enxergo duas pessoas idosas perdidas em um só olhar e quando olho com o todo enxergo duas pessoas apreciando um jovem tocar um violão.

Ao observar a imagem, percebi primeiro uma forma como um vaso, mas ao mudar meu foco, vi outra figura duas faces. Foi interessante notar como a percepção muda com a atenção. Isso mostra como nosso cérebro organiza as informações  de forma automática, usando princípios como o da figura-fundo e da forma total. A Gestalt  explica que o todo é mais do que apenas a soma das partes, e essa experiência me ajudou a entender isso na prática.

PreviousPage 61 of 66Next