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Desafio

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Jean Piaget em sua teoria das 4 etapas do desenvolvimento da criança: estágio sensório-motor De acordo com Piaget, vai do nascimento aos 2 anos, durante o qual a criança tem pouca competência em representar o ambiente usando imagens, a linguagem, ou outros símbolos. permanência do objeto Consciência de que objetos – e pessoas – continuam a existir mesmo quando estão fora do campo de visão. estágio pré-operatório Dea cordo com Piaget, o período dos 2 aos 7 anos caracterizado pelo desenvolvimento da linguagem. pensamento egocêntrico Forma de pensar em que a criança vê o
mundo inteiramente de sua própria perspectiva. princípio da conservação Conhecimento de que a quantidade não está relacionada ao arranjo e à aparência física dos objetos. estágio operatório concreto De acordo com Piaget, o período dos 7 aos 12 anos caracterizado pelo pensamento lógico e egocêntrico.

Adultos e crianças mais velhas promovem o desenvolvimento cognitivo em crianças menores ajudando-as a completar novas tarefas. Vygotsky chamava esse tipo de auxílio de scaffolding.

O termo "scaffolding" significa a assistência (parâmetros, regras ou sugestões) que um professor dá ao aluno em uma situação de aprendizagem.

Vygotsky argumenta que o desenvolvimento cognitivo ocorre como uma consequência das interações sociais em que as crianças trabalham conjuntamente com outros para solucionar problemas. Por meio dessas interações, as habilidades cognitivas das crianças aumentam, e elas ganham a habilidade de funcionar intelectualmente por conta própria. Mais especificamente, ele sugere que as habilidades cognitivas das crianças aumentam quando elas encontram informações que estão prontas para aprender. Ele chamou essa prontidão para a aprendizagem de zona de desenvolvimento proximal (ZDP), nível em que uma criança já pode quase – mas não completamente – compreender ou desempenhar uma tarefa sozinha.

É possível que na espiral do cognitivismo e do construtivismo há uma integração do criar, do esquematizar do criar, e do validar do esquematizado criado proporciona o aprender de forma individual e social. Isso revela o poder da psique da comunicação intrapessoal e interpessoal no processo cognitivo da CEVA, revelando o ato de adquirir o aprendizado nas etapas da vida.

O ato de adquiri o conhecimento, torna-se envolvente, transformador e desafiador nos aspectos intrapessoais e interpessoais.

Levar uma criança com transtorno mentais a trabalhar a cognição

O cognitivismo é uma corrente da psicologia que se especializa no estudo da cognição ,os processos da mente relacionados com o conhecimento. A psicologia cognitiva, por conseguinte, estuda os mecanismos que levam à elaboração do conhecimento.

A visão cognitivista trata o desenvolvimento por meio da construção qualitativa e quantitativa de conhecimentos e habilidades adquiridas num contexto sócio cultural, onde a aprendizagem significativa acontece na interação com o outro e com o meio.

A visão cognitivista trata o desenvolvimento humano por maio do construtivismo , enfatizando a construção ativa e interativa de conhecimento ao longo da vida.

O construtivismo o ser humano começa a construção do aprendizado é conhecimento desde a infância que ele começa a vê às pessoas que estão a sua volta,e associar o que está certo ou erado.

estagio desenvolvimentopara adquirir novos conhecimento

O construtivismo tem como base a cognição e a influência direta do social (meio de interação e mediação). O indivíduo possui capacidade biológica e de desenvolvimento para aprender, mas é na interação com o meio, através da relação com o mediador, que a aprendizagem pode ser facilitada. A capacidade criativa e de interpretação, que é individual, faz desse sujeito ser único e, por isso, agente de seu próprio processo de construção cognitiva. Ele ocorre na medida que na assimilação a mente não se modifica, enquanto para o outro autor nossas relações com o meio têm grande interferência ao longo de nossas vidas. Dialogando sobre esses conceitos os relacionando a: Fatores internos ligados à maturação; A transmissão social; A experiência adquirida pela criança e processo de auto regulação.

O cognitivismo de Piaget tem como base fundamental a vivência de crianças, jovens e adultos com o mundo interior, buscando a interpretação das coisas que os rodeiam. O aprendizado da viva com a relação da compreensão das coisas e seu entendimento de como elas funcionam.

A Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget , sugeriu que as crianças passam por uma série de quatro estágios em ordem determinada.  Afirmava que esses estágios não diferem apenas na quantidade de informações adquirida em cada um,as também na qualidade do conhecimento assim como da compreensão.

São os 4 estágios: sensório-motor; pré-operatório,  operatório concreto e operatório formal .

Para Vugotsky, a cultura em que fomos criados afeta nosso desenvolvimento cognitivo de maneira significativa afetando o crescimento intelectual. A abordagem complementa a teoria de Piaget é as perspectivas de processamento de informações .

Essas teorias contribuem de.modos diferentes para a nossa compreensão do processo complexo e intrigante do desenvolvimento cognitivo.

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