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Desafio

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O cognitivismo é peça fundamental para o desenvolvimento humano, em todas suas fases, tanto para a teoria de Piaget, quanto para as demais!

De acordo com os estudos vemos que o cognitivo estuda o desenvolvimento do indivíduo de acordo com Piaget esse desenvolvimento e através das etapas do indivíduo cada idade se aprende algo. Já construtivismo o ser humano está sempre em construção essa construção e através do meio onde se convive

Explica o desenvolvimento a partir da absorção e interpretação de informações e eventos.

Neste sentido Piaget e Vygotsky percebem que o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. Segundo este entendimento o indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".

Depreende-se assim que na abordagem cognitivista, a aprendizagem é construída a partir das interações com informações já adquiridas anteriormente, que ao serem representadas em novos estágios e em diferentes níveis de profundidades, se adequam a capacidade de compreensão do indivíduo e vão gradativamente se tornando mais complexas, na medida que o mesmo passa a construir novas concepções e modelos.

 

A inportancia das ajudas para aqueles que querem desemvolver algo emportante em suas vidas  jean  fez algo muito bom em seus dias observando em 4 etapas e isso foi muito proveitoso para sua pesquisa.

Acredito que tanto Piaget quanto Vygotsky forneceram aos educadores visões importantes sobre o desenvolvimento cognitivo da criança. Piaget propôs que as crianças progridem através dos estágios de desenvolvimento cognitivo através da maturação, métodos de descoberta e algumas transmissões sociais através da assimilação e acomodação .

A zona de desenvolvimento proximal refere-se à diferença entre o que um aluno pode fazer sem ajuda e o que ele pode alcançar com orientação e incentivo de um parceiro habilidoso.O conceito de zona de desenvolvimento próximo foi desenvolvido pelo psicólogo e construtivista social soviético Lev Vygotsky (1896 – 1934).

Cognitivismo, segundo Piaget

Há nesse estudo, quatro períodos gerais de desenvolvimento cognitivo, a saber: o sensório-motor que vai do nascimento ao cerca de dois anos de idade, no qual a única referência comum e constante é o próprio corpo da criança, decorrendo daí um egocentrismo praticamente total; deste estágio, característico do recém-nascido, a criança evolui cognitivamente, passando por outros estágios, até que, no fim do período sensório-motor, começa a descentralizar as ações em relação ao próprio corpo e a considerá-lo como um objeto entre os demais. O próximo é o pré-operacional, que vai dos dois aos seis ou sete anos. Por meio da linguagem, dos símbolos e imagens mentais, inicia-se uma nova etapa do desenvolvimento mental da criança, na qual o pensamento começa a se organizar, embora ainda não reversível. Entre 7 e 8 anos assinala, em geral, o início do período operacional-concreto e se prolonga aos 11 ou 12 anos. Verifica-se uma descentração progressiva em relação à perspectiva egocêntrica que caracterizava a criança até então. operacional-formal; cada qual subdividido em estágios ou níveis.

A cognição é responsável por nossas experiências vivenciadas e analisadas ao todo e assim o construímos nossas percepções de vida.

A perspectiva piagetiana defende que o conhecimento nem se transmite nem está pronto, esperando que a maturação seja capaz de captá-lo, pelo contrário, o conhecimento se constroi por força da ação do sujito sobre o objeto e pelo feedback que este mesmo sujeito obtém da sua ação sobre o meio.

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