Desafio
Citação de Viniciusprado em janeiro 11, 2023, 6:16 pmO cognitivismo é peça fundamental para o desenvolvimento humano, em todas suas fases, tanto para a teoria de Piaget, quanto para as demais!
O cognitivismo é peça fundamental para o desenvolvimento humano, em todas suas fases, tanto para a teoria de Piaget, quanto para as demais!
Citação de Jekakuda em janeiro 12, 2023, 5:14 pmDe acordo com os estudos vemos que o cognitivo estuda o desenvolvimento do indivíduo de acordo com Piaget esse desenvolvimento e através das etapas do indivíduo cada idade se aprende algo. Já construtivismo o ser humano está sempre em construção essa construção e através do meio onde se convive
De acordo com os estudos vemos que o cognitivo estuda o desenvolvimento do indivíduo de acordo com Piaget esse desenvolvimento e através das etapas do indivíduo cada idade se aprende algo. Já construtivismo o ser humano está sempre em construção essa construção e através do meio onde se convive
Citação de Jacy Lee Peixoto em janeiro 13, 2023, 7:49 pmExplica o desenvolvimento a partir da absorção e interpretação de informações e eventos.
Explica o desenvolvimento a partir da absorção e interpretação de informações e eventos.
Citação de Manoel Martins de Jesus em janeiro 18, 2023, 7:50 pmNeste sentido Piaget e Vygotsky percebem que o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. Segundo este entendimento o indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".
Depreende-se assim que na abordagem cognitivista, a aprendizagem é construída a partir das interações com informações já adquiridas anteriormente, que ao serem representadas em novos estágios e em diferentes níveis de profundidades, se adequam a capacidade de compreensão do indivíduo e vão gradativamente se tornando mais complexas, na medida que o mesmo passa a construir novas concepções e modelos.
Neste sentido Piaget e Vygotsky percebem que o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. Segundo este entendimento o indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".
Depreende-se assim que na abordagem cognitivista, a aprendizagem é construída a partir das interações com informações já adquiridas anteriormente, que ao serem representadas em novos estágios e em diferentes níveis de profundidades, se adequam a capacidade de compreensão do indivíduo e vão gradativamente se tornando mais complexas, na medida que o mesmo passa a construir novas concepções e modelos.
Citação de José Raimundo em janeiro 22, 2023, 12:47 pm
A inportancia das ajudas para aqueles que querem desemvolver algo emportante em suas vidas jean fez algo muito bom em seus dias observando em 4 etapas e isso foi muito proveitoso para sua pesquisa.
A inportancia das ajudas para aqueles que querem desemvolver algo emportante em suas vidas jean fez algo muito bom em seus dias observando em 4 etapas e isso foi muito proveitoso para sua pesquisa.
Citação de Rogerio Oliveira Carneiro em janeiro 24, 2023, 5:03 pmAcredito que tanto Piaget quanto Vygotsky forneceram aos educadores visões importantes sobre o desenvolvimento cognitivo da criança. Piaget propôs que as crianças progridem através dos estágios de desenvolvimento cognitivo através da maturação, métodos de descoberta e algumas transmissões sociais através da assimilação e acomodação .
Acredito que tanto Piaget quanto Vygotsky forneceram aos educadores visões importantes sobre o desenvolvimento cognitivo da criança. Piaget propôs que as crianças progridem através dos estágios de desenvolvimento cognitivo através da maturação, métodos de descoberta e algumas transmissões sociais através da assimilação e acomodação .
Citação de Rose Cristiane da Silva Martins em janeiro 28, 2023, 1:33 pmA zona de desenvolvimento proximal refere-se à diferença entre o que um aluno pode fazer sem ajuda e o que ele pode alcançar com orientação e incentivo de um parceiro habilidoso.O conceito de zona de desenvolvimento próximo foi desenvolvido pelo psicólogo e construtivista social soviético Lev Vygotsky (1896 – 1934).
A zona de desenvolvimento proximal refere-se à diferença entre o que um aluno pode fazer sem ajuda e o que ele pode alcançar com orientação e incentivo de um parceiro habilidoso.O conceito de zona de desenvolvimento próximo foi desenvolvido pelo psicólogo e construtivista social soviético Lev Vygotsky (1896 – 1934).
Citação de Nelson Bilac Vilela em janeiro 29, 2023, 2:11 pmCognitivismo, segundo Piaget
Há nesse estudo, quatro períodos gerais de desenvolvimento cognitivo, a saber: o sensório-motor que vai do nascimento ao cerca de dois anos de idade, no qual a única referência comum e constante é o próprio corpo da criança, decorrendo daí um egocentrismo praticamente total; deste estágio, característico do recém-nascido, a criança evolui cognitivamente, passando por outros estágios, até que, no fim do período sensório-motor, começa a descentralizar as ações em relação ao próprio corpo e a considerá-lo como um objeto entre os demais. O próximo é o pré-operacional, que vai dos dois aos seis ou sete anos. Por meio da linguagem, dos símbolos e imagens mentais, inicia-se uma nova etapa do desenvolvimento mental da criança, na qual o pensamento começa a se organizar, embora ainda não reversível. Entre 7 e 8 anos assinala, em geral, o início do período operacional-concreto e se prolonga aos 11 ou 12 anos. Verifica-se uma descentração progressiva em relação à perspectiva egocêntrica que caracterizava a criança até então. operacional-formal; cada qual subdividido em estágios ou níveis.
Cognitivismo, segundo Piaget
Há nesse estudo, quatro períodos gerais de desenvolvimento cognitivo, a saber: o sensório-motor que vai do nascimento ao cerca de dois anos de idade, no qual a única referência comum e constante é o próprio corpo da criança, decorrendo daí um egocentrismo praticamente total; deste estágio, característico do recém-nascido, a criança evolui cognitivamente, passando por outros estágios, até que, no fim do período sensório-motor, começa a descentralizar as ações em relação ao próprio corpo e a considerá-lo como um objeto entre os demais. O próximo é o pré-operacional, que vai dos dois aos seis ou sete anos. Por meio da linguagem, dos símbolos e imagens mentais, inicia-se uma nova etapa do desenvolvimento mental da criança, na qual o pensamento começa a se organizar, embora ainda não reversível. Entre 7 e 8 anos assinala, em geral, o início do período operacional-concreto e se prolonga aos 11 ou 12 anos. Verifica-se uma descentração progressiva em relação à perspectiva egocêntrica que caracterizava a criança até então. operacional-formal; cada qual subdividido em estágios ou níveis.
Citação de Larissa Ferraro Cardoso em fevereiro 1, 2023, 1:28 amA cognição é responsável por nossas experiências vivenciadas e analisadas ao todo e assim o construímos nossas percepções de vida.
A cognição é responsável por nossas experiências vivenciadas e analisadas ao todo e assim o construímos nossas percepções de vida.
Citação de Alessandra Gianei em fevereiro 3, 2023, 11:49 amA perspectiva piagetiana defende que o conhecimento nem se transmite nem está pronto, esperando que a maturação seja capaz de captá-lo, pelo contrário, o conhecimento se constroi por força da ação do sujito sobre o objeto e pelo feedback que este mesmo sujeito obtém da sua ação sobre o meio.
A perspectiva piagetiana defende que o conhecimento nem se transmite nem está pronto, esperando que a maturação seja capaz de captá-lo, pelo contrário, o conhecimento se constroi por força da ação do sujito sobre o objeto e pelo feedback que este mesmo sujeito obtém da sua ação sobre o meio.