Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 62 of 62

segundo piaget, o que desenvolve o ser humano é o cognitivo que são ações que a criança vai aprendendo desde cedo, que em cada fazer vão sendo absorvidas ao longo da infância que dão ferramentas para se desenvolver como ser humano, já Vygotsky apesar de concordar com a teoria acrescenta que cada ferramenta deve ser apresentada quando a criança esta pronta, caso contrário, não será absorvida.

Ambos concordam que a cognição é um processo ativo de construção, mas enquanto Piaget(construtivismo) a enxerga de "dentro para fora"( fases Biológica), Vygotsky as vê de fora para dentro (meio social).

O construtivismo,baseado no cognitivismo,entende o sujeito como agente ativo que interpreta e constrói seu próprio conhecimento,e não apenas o recebe passivamente.

Piaget relaciona conhecimento as fases da infância e adolescência onde em cada fase do desenvolvimento a criança/adolescente assimila, acomoda, reorganiza estruturas mentais na interação com o ambiente. Vygotsky  considera que o processo cognitivo se desenvolve através das interações sociais , especialmente quando um novo aprendizado é "ofertado" pelo" outro ",  numa fase madura ao educando , o que ele chama de zona de desenvolvimento proximal.

Ambos são importantes no entendimento dos processos de aprendizagem e consideram a cognição fundamental para o desenvolvimento humano, mas enfatizam processos diferentes.

PreviousPage 62 of 62