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Desafio

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TANTO O BIOLÓGICO CONFORME PIAGET APRESENTE ATRAVES DA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO EM 4 ETAPAS, ENQUANTO VYGOTYSK AFIRMA O DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DAS INTERAÇÕES SOCIAIS. ACREDITO QUE AS DUAS TEORIAS CAMINHAM DE MÃOS DADAS PARA QUE DE FATO OCORRA O DESENVOLVIMENTO HUMANO EM SUA PLENITUDE.

O INDIVIDUO POSSUI CAPACIDADE BIOLOGICA E DE DESENVOLVIMENTO PARA APRENDER, MAS E’ O CONTATO COM O MEIO E A SUA CAPACIDADE CRIATIVA E INTERPRETATIVA QUE FAZ DELE O SUJEITO UNICO E AGENTE DO SEU PROPRIO PROCESSO E CONSTRUCAO COGNITIVO.

Piaget: estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.

Sensório-motor: 0 a 2 anos: a criança desenvolve a competência de manter a concentração em sensações e movimentos. Inicia o processo de consciência dos movimentos, antes involuntários, agora começam a ter um propósito, como ao estender os braços poderá alcançar objetos de seu desejo,  desenvolvimento da coordenação motora, o bebê passe ter consciência somente daquilo que pode enxergar, por esse motivo choram no momento em que a mãe sai de seu campo de visão.

Pré-operatório: 2 a 7 anos: acontecem as representações da realidade dos próprios pensamentos. Muitas vezes a criança não tem uma percepção real dos eventos, mas sim a sua própria interpretação do que está acontecendo.
Ao observar recipientes diferentes com a mesma quantidade de liquido e questiona-la se esses possuem a mesma quantidade desse liquido, provavelmente ela dirá que não, baseada em sua experiência visual.
Pode-se observar também nesse período, uma fase muito proeminente do egocentrismo e a necessidade de dar vida as coisas. Sendo visto ainda, como a fase dos “por quês” e da exploração da imaginação, onde o faz de conta é elemento complementar da vida da criança.
Operatório concreto: 8 a 12 anos
O início do pensamento lógico concreto e as normas sociais começam a ser demonstrados pela criança, sendo capaz de entender, por exemplo, que recipientes de tamanhos diferentes, podem comportar a mesma quantidade de líquido.
Nesse período também, o desenvolvimento da criança contempla noções como regras sociais e senso de justiça.
Operatório formal: a partir dos 12 anos
Aos 12 anos a criança já apresenta a competência de compreender situações abstratas e experiências de outras pessoas.
Ainda que essas vivências não tenham sido experimentadas pela criança, ela passa a ter condições necessárias para compreender através de situações experienciadas por outras pessoa, em outras palavras, inicia o processo de compreensão de situações abstratas.
Na pré-adolescência, o sujeito se torna capaz de desenvolver hipóteses, teorias e possibilidades e inicia o processo de desenvolvimento da autonomia e independência da adolescência.

Com a experiência que tive com meus filhos concordo com as teorias de Piaget e Vygotsky.

Relembrando os estágios de Piaget, pude compreender que a criança realmente passa por eles, a criança cria estruturas mentais para representar e interpretar suas experiências.

E sei que o contexto social também interfere neste processo. Como afirma Vygotsky.

Se colocarmos uma criança de 10 anos da cidade para resover um problemas específicos relativo ao campo e outra do campo para resolver problemas específicos relativos a Cidade, elas teriam dificuldades?

Provavelmente, pois o meio social a qual cada uma foi criada, as ajuda a resolver problemas relativos ao seu meio social, por terem ouvido, vivenciado e observado algumas soluções, sabemos que a capacidade de aprendizagem em uma criança é excelente, com tempo e ajuda correta as duas resolveriam as questões.

A quantidade de informações adquiridas por cada uma delas é a qualidade de conhecimento e compreensão destas informações,  os ajudariam  a resolver os problemas.

 

 

Em cada fase da vida, exige uma resposta para se entender e compreender o mundo ao redor, segundo a teoria de Jean Piaget e Vygotsky ambos defendem a construção de forma diferente mais com resultado semelhante

  1. Jean Piaget o desenvolvimento.
  2. Vygotsky o convívio com o outro.

Tanto Piaget quanto Vygotsky percebem o desenvolvimento cognitivo como uma relação entre o meio e o indivíduo, cada um com um foco mais específico na abordagem que utilizaram. No entanto Vygotsky destaca a relação da cultura como um forte fator no desenvolvimento cognitivo, de certa forma o indivíduo não é tão agente de seu próprio desenvolvimento, porém é possível adaptar a cultura para estimular o desenvolvimento cognitivo, isso vale também para o sistema educacional.

Vygotsky aprofunda a teoria de Piaget, afirmando que o desenvolvimento cognitivo acontece à medida que o ser estabelece conexões com o meio em que vive. A interação social, portanto, possibilitaria novas experiências e, assim, a aquisição de conhecimento – fundamental para a evolução.

teoria piagetiana é apresentada como um processo de construção de estruturas lógicas, ou seja, uma teoria universalista e individualista do desenvolvimento. Enquanto Vygotsky apresenta sua teoria como histórico-social do desenvolvimento.
Citação de Carlos Jose em janeiro 14, 2022, 9:27 pm

O homem, naturalmente é concebido para viver em sociedade, portanto, isso corrobora com a teoria construtivista em que, a criança desenvolve-se cognitivamente de forma mais precisa através da interação com seus pares. Esse desenvolvimento acontece quando ela tem acesso a informações em forma da fala e também de ações de agentes mais desenvolvidos, que se tornam como "modelo" para o seu processo cognitivo.

 

Congição é forma do ser Humano reconhecer o mundo, dele vem o desenvolvimento que muitas vezes estão prejudicado em algumas mentes.

Piaget e Vygotsky nos chamam a atenção para a utilização de metodologista de estudo qualitativas na educação. Os dois refutam qualquer explicação de desenvolvimento como mero acúmulo quantitativo de aquisições. O método clínico-piagetiano coloca claramente esse ponto. Investigar o raciocínio do aluno não significa simplesmente dar problemas formais para serem resolvidos individualmente, de forma rígida. Podemos aprender muito sobre o raciocínio da criança, se criamos tarefas, que embora bem estruturadas, não são rígidas em sua aplicação, nem devem ser resolvidas pelo sujeito isoladamente. O experimentador precisa participar com o aluno na resolução do problema. Vygotsky, com seu conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, também nos faz perceber que a avaliação não pode ser um momento isolado e ao final do processo de aprendizagem. Devemos avaliar continuamente, pois o mais importante não é a aprendizagem que já ocorreu, mas, aquela que está acontencendo.

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