Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 8 of 45Next

Nessa abordagem teórica para o entendimento da mente que é o cognitivismo, Piaget se posiciona e concentra seus estudos sobre a maturação biológica enquanto Vygotsky defende o ambiente social como lugar de desenvolvimento da criança.

As teorias de Piaget e Vigotsky contribuem de modos diferentes para a compreensão do processo complexo do desenvolvimento cognitivo humano individual e os suportes biológicos e comportamentais do ambiente. São abordagens que se complementam no sentido de que uma dá a outra suporte metodológico e conceitual, pois os elementos da cognição devem ser considerados também pelo suporte e comprometimento das condições ao redor.

 

A visão cognitivista por meio do construtivismo explica o desenvolvimento a partir da absorção e interpretação de informações e eventos, que resulta na construção da cognição do indivíduo em um processo em que ele atua ativamente. O indivíduo possui capacidade biológica e de desenvolvimento para aprender, mas é na interação com o meio, através da relação com o mediador, que esta aprendizagem pode ser facilitada. A capacidade criativa e de interpretação, que é individual, faz desse sujeito ser único e, por isso, agente de seu próprio processo de construção cognitiva.

O construtivismo tem como base a cognição e aninfluencia direta do social,o indivíduo possui capacidade biológica e de desenvolvimento para aprender mais e manifestação com o meio,capacidade criativa e de interpretação faz deste sujeito único e agente de seu próprio processo de construção cognitiva.

Para Piaget, a criança se apodera de um conhecimento se “agir” sobre ele, pois aprender é modificar, descobrir, inventar. Para Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do individuo com o mundo está sempre mediado pelo outro.

Tendo como base a cognição , bem como a influencia direta do social o construtivismo, através dele o indivíduo passa a ter capacidade biológica e de desenvolvimento com o fim de aprrndizagem.

Nas metodologias ativas de aprendizagem, o cognitivismo focaliza o conhecimento, ou seja, a aprendizagem afetiva é tratada pelaxperiências como por exemplo, prazer e dor, satisfação ou descontentamento, alegria ou ansiedade.

A cognição enfatiza o ato de conhecer (como o ser humano conhece o mundo) e estuda os processos mentais (como conhecemos), de modo que este se ocupada atribuição de significados, compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação, para atingir o real significado da percepção, resolução de problemas, tomada de decisões, compreensão, dentre outros.

Enfim, o ser humano tem a capacidade criativa de interpretar e representar o mundo, não somente de responder a ele, desse modo o sujeito da aprendixagem deixa de ser visto como mero receptor de conhecimento e passa ser considerado agente da construção de sua estrutura cognitiva.

O Ser humano por sua ntureza nasceu para viver em sociedade . Portanto o cognitivismo tem influencia diretamente com o meio em que ele vive .

Para Piaget e Vygotsky o cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer. A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento.

Ser humano desenvolve a capacidade cognitiva, que evolui com treinamento e idade. A sociedade que a pessoa esta inserida ajuda no seu desenvolvimento cognitivo, e no decorrer dessa construção é desenvolvido também sua percepção de mundo e interpretações dos simbolismos.

PreviousPage 8 of 45Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱