Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 7 of 43Next

Tanto Jean Piaget mostrou quatro estágios da vida na sua teoria como Vygotsky também teve a teoria dos estágios da vida que é  cultural, social e interativa, Familiar para nosso aprendizado

Piaget diz que o desenvolvimento da criança se dá em estágios mais ou menos estanques: até os 2 anos, até os 7, até os 12, e da adolescência à fase adulta. Vygostky tem uma visão distinta: ele vê a importância da cultura em que a criança é criada como significativa no seu desenvolvimento cognitivo.

Segundo Piaget, os blocos de memória de curto prazo aumentam de 3 a 5, e até 7, entre crianças e adultos. Já as de longo prazo são visíveis em bebês, que chegam a se lembrar de eventos ocorridos mais de 10 meses antes. Mas ambas tendem a aumentar quando as crianças vão se tornando adultas.

É importante entender o que Vygotsky chama de scatfolding: o auxílio que um pai, ou responsável, que pode ser um irmão mais velho, fornece à criança, ao ensinar um passo adiante em seu aprendizado, como a soma de maçãs ou subtração.

Citação de LEOPOLDO PONTES em novembro 15, 2022, 11:16 am

Piaget diz que o desenvolvimento da criança se dá em estágios mais ou menos estanques: até os 2 anos, até os 7, até os 12, e da adolescência à fase adulta. Vygostky tem uma visão distinta: ele vê a importância da cultura em que a criança é criada como significativa no seu desenvolvimento cognitivo.

Segundo Piaget, os blocos de memória de curto prazo aumentam de 3 a 5, e até 7, entre crianças e adultos. Já as de longo prazo são visíveis em bebês, que chegam a se lembrar de eventos ocorridos mais de 10 meses antes. Mas ambas tendem a aumentar quando as crianças vão se tornando adultas.

É importante entender o que Vygotsky chama de scatfolding: o auxílio que um pai, ou responsável, que pode ser um irmão mais velho, fornece à criança, ao ensinar um passo adiante em seu aprendizado, como a soma de maçãs ou subtração.

 

O cognitivismo baseia-se em processos que ocorrem por trás das mudanças de comportamento, essas mudanças podem ser  observadas na busca para entender o que acontece na mente do sujeito, já construtivismo, cada pessoa constrói sua visão do mundo que o rodeia por meio das suas próprias experiências e compreensões.

O cognitivismo poderia auxiliar muito no construtivismo, pois essa compreensão mais complexa auxiliaria na contrucao base teoria e prática do construtivismo.

Por meio do construtivismo, a visão cognitivista explica o desenvolvimento a partir da absorção e interpretação de informações e eventos, que resulta na construção da cognição do indivíduo em um processo em que ele atua ativamente.

No construtivismo a criança interpreta, assimila, constrói, elabora na representação de seu mundo sendo ajudada pelas pessoas ao seu redor, e também pelo meio onde vive, isso contribui para o desenvolvimento dela. O sujeito transforma o mundo e é transformado por ele, tornando mais fácil a interação com tudo ao seu redor tanto na resolução de problemas como na tomada de decisões, contribuindo assim para seu próprio cognitivismo na trajetória de desenvolvimento.

Para Piaget, a criança se apodera de um conhecimento se “agir” sobre ele, pois aprender é modificar, descobrir, inventar. Para Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do individuo com o mundo está sempre mediado pelo outro.

O homem, naturalmente é concebido para viver em sociedade, portanto, isso corrobora com a teoria construtivista em que, a criança desenvolve-se cognitivamente de forma mais precisa através da interação com seus pares. Esse desenvolvimento acontece quando ela tem acesso a informações em forma da fala e também de ações de agentes mais desenvolvidos, que se tornam como "modelo" para o seu processo cognitivo.
Em cada estágio de desenvolvimento a criança está apta a adquirir novos e mais complexos conhecimentos. De acordo com Vygotsky o desenvolvimento cognitivo está ligado aos aspectos sociais e as interações com outras pessoas.

O cognitivismo acredita na capacidade do ser humano aprender no seu meio e tambem ser o construtor do seu aprendizado

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget Nenhuma teoria do
desenvolvimento cognitivo foi mais
influente do que a do psicólogo suíço
Jean Piaget. Piaget (1970) sugeriu que
as crianças de todo o mundo passam
por uma série de quatro estágios em
ordem determinada. Ele afirmava que
esses estágios diferem não apenas na
quantidade de informações adquirida
em cada um, mas também na qualidade
do conhecimento assim como da compreensão.

A abordagem de Vygotsky complementa a teoria de
Piaget e as perspectivas de processamento de informações.
Essas teorias contribuem de modos diferentes para a nossa
compreensão do processo complexo e intrigante do desenvolvimento cognitivo e seus suportes biológicos e ambientais.

PreviousPage 7 of 43Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱