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Desafio

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O construtivismo tem como base a cognição e a influencia direta do social , o indivíduo possui capacidade criativa e de interpretação, faz deste sujeito único e agente de seu próprio processo de construção cognitiva.

Não há desenvolvimento psicológico sem cognição

O construtivismo tem como base: a cognição e a influência.Direta do:  social,o individuo possuí capacida-de,de biologia e de desenvolvimen-to,para aprender mais é na intera- ção,com o meio.Capacidade criati-va.

Realmente o autor Piaget deu ênfase em seus estudos ao caráter construtivo, ou seja, das construções realizadas pelo sujeito. Já Vygotski deu ênfase aos processos de trocas, ou seja, de interação do sujeito com seu meio, principalmente seu meio social e cultural.

O cognitivismo, ainda que possua diferenças entre suas categorias internas, está centrado na ideia de que a interpretação do indivíduo será responsável por diversos fatores psicológicos. Dessa forma, a interação com o meio é fundamental para o desenvolvimento.

O entendimento do ser humano ou criança que é o início Piaget divide em etapas de modo individual. E acredito que essa é a forma de ver o desenvolvimento em cada etapa ir olhando, observando o desenrolar o desenvolvimento.

Estamos falando da capacidade que as pessoas têm de aprender não apenas o que é ensinado, mas também que podem criar uma capacidade de analisar tarefas simples que lhes são impostas.
A partir das mesmas habilidades cognitivas para aprender, o ser humano pode ir além do que está sendo ensinado e realizar sua própria aprendizagem de autoconhecimento.

A teoria cognitiva de Jean Piaget é uma das mais influentes teorias do desenvolvimento cognitivo humano. Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo humano ocorre em quatro estágios sequenciais:

  1. Estágio sensório-motor (0 a 24 meses): neste estágio, a criança desenvolve a capacidade de perceber e explorar o mundo ao seu redor por meio de seus sentidos e ações físicas. A criança começa a desenvolver noções de causa e efeito, assim como a compreender a permanência dos objetos (que estes existem mesmo quando não estão presentes).
  2. Estágio pré-operatório (2 a 7 anos): neste estágio, a criança começa a desenvolver a capacidade de pensar simbolicamente e de usar a linguagem para representar o mundo. A criança também começa a desenvolver noções de tempo e espaço, embora ainda de forma limitada e egocêntrica.
  3. Estágio operatório concreto (7 a 11/12 anos): neste estágio, a criança começa a desenvolver a capacidade de pensar logicamente e de entender as relações causais e espaciais. A criança também começa a compreender as noções de reversibilidade e conservação (a ideia de que a quantidade de uma substância permanece a mesma, mesmo que a aparência dela mude).
  4. Estágio operatório formal (12 anos em diante): neste estágio, a pessoa desenvolve a capacidade de pensar de forma abstrata e hipotética, de forma a formular e testar hipóteses e teorias. A pessoa também é capaz de compreender as relações causais e espaciais de forma mais complexa e sofisticada.

Esses estágios são universais, mas Piaget enfatizou que o ritmo de desenvolvimento pode variar de uma criança para outra, dependendo da experiência e do ambiente em que ela se encontra. Além disso, Piaget enfatizou que o desenvolvimento cognitivo é um processo contínuo e que os estágios não são totalmente discretos, mas sim gradualmente interconectados.

Na teoria de Piaget, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo é influenciado tanto por fatores biológicos quanto ambientais. Piaget acreditava que o desenvolvimento cognitivo ocorre através da interação do indivíduo com o ambiente e que esse processo envolve acomodação (adaptação do indivíduo ao ambiente) e assimilação (incorporação do ambiente pelo indivíduo).

Os equilíbrios e desequilíbrios mencionados por Piaget referem-se à busca do equilíbrio entre a acomodação e assimilação. Quando o indivíduo encontra um equilíbrio entre acomodação e assimilação, ocorre a aquisição de novos conhecimentos e habilidades, resultando em um estágio de desenvolvimento cognitivo mais avançado. Já o desequilíbrio ocorre quando o indivíduo encontra situações que não se encaixam em seus conhecimentos prévios, resultando em conflito cognitivo e a necessidade de adaptação para alcançar um novo equilíbrio.

Portanto, embora o desenvolvimento cognitivo seja influenciado por fatores biológicos, ele é moldado pelas experiências e interações do indivíduo com o ambiente.

A teoria de Vygtsky e Piaget  contribuíram nos possibilitando identificar os estágios de desenvolvimentos do ser humano desde sua infância até a sua idade adulta. Isso nos possibilitou a compreender o porque de inúmeros comportamentos do ser humano e os estágios que o cercam.

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