Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 5 of 45Next

Para Piaget, a criança se apodera de um conhecimento se “agir” sobre ele, pois aprender é modificar, descobrir, inventar. Para Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do individuo com o mundo está sempre mediado pelo outro.Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. ... Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.A teoria de Piaget afirma que todas as crianças se desenvolvem ao longo de caminhos semelhantes, independentemente de influências ambientais. Em contraste, a teoria de Vygotsky diz que a cultura e a socialização desempenham um papel crucial no desenvolvimento da criança.

Para Piaget, a criança se apodera de um conhecimento se “agir” sobre ele, pois aprender é modificar, descobrir, inventar. Para Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do individuo com o mundo está sempre mediado pelo outro.

O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser entendida como resultado do desenvolvimento do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno (Fossile, 2010).

O construtivismo diz que a informação, o saber é resultado da construção pessoal do aluno, e o professor é um importante mediador do sistema de ensino-aprendizagem. A aprendizagem não pode ser compreendida como resultado da evolução do aluno, mas sim como o próprio desenvolvimento do aluno.

A visão cognitivista, por meio do construtivismo, enxerga o homem como um sujeito ativo em seu desenvolvimento cognitivo e em sua aprendizagem. Assim, os indivíduos absorvem e interpretam informações durante toda a vida, internalizando conceitos e dando significados às coisas e eventos, o que possibilita a construção de sua cognição.

Piaget percebe os progressos cognitivos em 4 estágios (sensório-motor, pré-operatório, opertório concreto e operatório formal), sendo que eles diferem não só quantitativamente (quantidade de informações) mas qualitativamente. Vygotsky considera que o desenvolvimento cognitivo das crianças decorre de suas interações sociais, e que o momento em que suas capacidades cognitivas aumentam é quando elas encontram informações que estão aptas a aprender, essa prontidão a aprender ele chamou de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).

O Cognitivismo tem uma forma muito ampla de nos apresentar a psicologia onde o individuo tem o poder de criar de construir o mundo com ideias ampla não só de receber informações mas também de repassar esses conteúdos.

O construtivismo tem como fundamento a cognição e a domínio direto do
social (meio de interação e mediação). O conhecimento é inato e a outras convencidas de que o que sabemo s
é absorvido apenas do ambiente onde vivemos. " Eles romperam com a crença em vigor aopropor que oconhecimentonão começa nem no sujeito nem no
objeto externo a ele, mas na interação ent re esses dois polos ", afirma Fernando Becker, da Universi dade Fe deral do Rio Grande do S ul (UFR GS).
Cognição é a capacidade de todo indivíduo de processar informações que se originam de diferentes fontes para transformá-las em conhecimento. Elas podem vir da percepção dos estímulos do ambiente, da experiência e de nossas características pessoais, como crenças e valores.
O desenvolvimento cognitivo infantil segundo Jean Piaget (1896 – 1980) — psicólogo e biólogo suíço, e um dos mais importantes nomes do século XX relacionados à educação, em especial, ao campo da aprendizagem — passa por quatro etapas: sensório-motor; pré-operatória;  etapa de operações concretas; e etapa das operações formais. Tais estágios vão desde o nascimento da criança até o início da adolescência dela, tempo em que é atingida a capacidade plena de raciocínio. a de desenvolvimento cognitivo infantil. Em outras palavras, o termo refere-se às capacidades mentais relacionadas à aquisição de conhecimento.
Os processos cognitivos são os recursos que todo indivíduo tem para adquirir, processar e transformar informações, que também vão ajudar na tomada de decisões. Eles podem se manifestar de forma orgânica ou artificial, consciente ou inconsciente, mas sempre de maneira rápida e integrada.
 

O indivíduo aprende por meio da convivência, interagindo no meio social.com ajuda dos pais,professores.

PreviousPage 5 of 45Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱