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Desafio

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Para Vygotsky, a cultura molda o psicológico, isto é, determina a maneira de pensar. Pessoas de diferentes culturas têm diferentes perfis psicológicos. Já Psicologia de Piaget está fundamentada na ideia de equilibração e desequilibração. Quando uma pessoa entra em contato com um novo conhecimento, há naquele momento um desequilíbrio e surge a necessidade, de voltar ao equilíbrio.

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Luis Fernando Barbosa Cunha

Tanto Vygotsky como Piaget tem a noção de que cognição contribui muito no desenvolvimento do sujeito, porque ambos tinham  as mesmas preocupações com questões sociais, genéticas e psicológicas das pessoas, para eles o que influenciava as pessoas não eram acontecimentos e situações diárias mais sim a interpretação que elas davam aos fatos. Piaget também defendia a Idea de que o conhecimento não existe e acreditava que o aprendizado sujeitava-se ao desenvolvimento.  Desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Quando na assimilação, a mente não se modifica. Vygotsky destaca  a função da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo. Sua argumentação central é a obtenção de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.

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Luis Fernando Barbosa Cunha

PARA PIAGET A PERCEPÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONSTRUTIVISMO TEM A PERCEPÇÃO QUE A COGNIÇÃO  CONTRIBUI FORTEMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO.

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O desenvolvimento mental e ou psicológico na vida do indivíduo, sempre acontecerá na sua vida cotidiana, nas suas experiências vividas, sejam elas boas ou mar;  o conhecimento poderá lhe capacitar para representar o mundo da maneira que lhe for mais conveniente, se dentro dele tem todas as respostas....

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Os autores mencionados concebem o ser humano como participante da construção da cognição e da inteligência, sendo interpretadores da realidade e não meros espectadores da mesma.

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O construtivismo tem por meio base a aderência e absorção de conhecimentos e avaliação de conceitos com isto tornando o psique ao trato de resignação a compreensão e assim de forma cognitivista trazer a tona a decodificação e vonsepção das respostas por meio de entendimento.

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construtivismo e cognitivismo.

O cognitivismo/construtivismo é um dos mais recentes ramos da investigação da psicologia, que visa o estudo da aquisição de conhecimento, usando métodos quantitativos, positivistas, científicos e a relação e a interação com o meio e que descrevem as funções mentais como modelos de processamento de informação. O maior estudioso desta corrente foi Jean Piaget, que se interessou em analisar como o conhecimento é adquirido e começou a realizar alguns testes com crianças.

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Luis Fernando Barbosa Cunha

Eu vi que a construção ela se dá pelo meio social em que as pessoas vivem e entram em contato isso vai dando características para um modo de vida seja ela bom ou ruim triste ou alegre.

Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:38 pm

O cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer. A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento. Estuda os processos mentais, isto é, como conhecemos.

Ocupa-se da atribuição de significados, da compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação, assim como da percepção, resolução de problemas e tomada de decisões.

Neste sentido, como Piaget e Vygotsky percebem a cognição que contribui fortemente para o desenvolvimento do sujeito?

Há muita semelhança nas teorias de Piaget e Vygotsky, pois ambos veem a interação social como necessária para o desenvolvimento cognitivo, e que dentro do sistema escolar, a criança deve ser um sujeito ativo, ao invés de passivo, que recebe o conhecimento como produto acabado a ser memorizado; apresentando uma nova visão do educador.

No entanto, para Piaget (1896-1980), que além de psicólogo era biólogo, o construtivismo ocorre a partir do desenvolvimento físico, estabelecendo estágios de desenvolvimento onde a maturação do cérebro e demais partes do corpo, promovem o desenvolvimento de capacidades conscientes e inconscientes, seguindo fases sequenciais e com períodos pré-determinados.

Na visão de Vigotsky (1896-1934), a construção dos processos mentais, das capacidades intelectuais (cognitivismo), ocorre por meio do contexto sócio-histórico-cultural, semelhante a visão do Behaviorismo, no qual o ‘meio define o comportamento’.

Vendo os educadores como mediadores do aprendizado, Lev Vigotsky criou a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), onde na Zona de Desenvolvimento Real encontra-se aquilo que a criança já sabe fazer de maneira independente; na Zona de Desenvolvimento Potencial, aquilo que está distante da criança, mas que ela pode aprender e desenvolver gradativamente, com a mediação de alguém mais experiente. Cada aluno carrega uma história de vida única, então, é preciso que o educador leve isso em consideração, e adapte os ensinos a cada estudante, segundo sua bagagem de conhecimento e experiência prévios, para que o aprendizado seja mais efetivo.

Jean Piaget cunhou os conceitos de assimilação, acomodação, equilibração e desequilíbrio, que se assemelha a Zona de Desenvolvimento de Vigotsky. Assimilação sendo aquilo que a criança já entendeu, ou dominou; quando exposta a um problema ou questão que não sabe responder, há um conflito cognitivo ou desequilíbrio, e o estudante busca voltar ao seu estado de equilíbrio por intermédio da acomodação, processo em que muda suas estruturas mentais ou organização de ideias para incorporar novas informações e se adaptar ao objeto ou meio.

Em analise podemos dizer que o desenvolver da consciência deslancha o cognitivismo, essa explosão das descobertas traz uma conecção no todo a desenvolver no individuo, o qual o coloca em total ilustração de sua abertura ao conhecer, ao reter ao realizar, a fala, ao toki, influenciando em um todo, algo que comprovadamente se explica na neurociência cognitiva, ilustrando nos processos mentais e suas manifestações comportamentais.

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