Desafio
Citação de angelino21 em agosto 2, 2022, 5:03 pmPara Vygotsky, a cultura molda o psicológico, isto é, determina a maneira de pensar. Pessoas de diferentes culturas têm diferentes perfis psicológicos. Já Psicologia de Piaget está fundamentada na ideia de equilibração e desequilibração. Quando uma pessoa entra em contato com um novo conhecimento, há naquele momento um desequilíbrio e surge a necessidade, de voltar ao equilíbrio.
Para Vygotsky, a cultura molda o psicológico, isto é, determina a maneira de pensar. Pessoas de diferentes culturas têm diferentes perfis psicológicos. Já Psicologia de Piaget está fundamentada na ideia de equilibração e desequilibração. Quando uma pessoa entra em contato com um novo conhecimento, há naquele momento um desequilíbrio e surge a necessidade, de voltar ao equilíbrio.
Citação de Regina Araujo em agosto 10, 2022, 6:33 pmTanto Vygotsky como Piaget tem a noção de que cognição contribui muito no desenvolvimento do sujeito, porque ambos tinham as mesmas preocupações com questões sociais, genéticas e psicológicas das pessoas, para eles o que influenciava as pessoas não eram acontecimentos e situações diárias mais sim a interpretação que elas davam aos fatos. Piaget também defendia a Idea de que o conhecimento não existe e acreditava que o aprendizado sujeitava-se ao desenvolvimento. Desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Quando na assimilação, a mente não se modifica. Vygotsky destaca a função da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo. Sua argumentação central é a obtenção de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
Tanto Vygotsky como Piaget tem a noção de que cognição contribui muito no desenvolvimento do sujeito, porque ambos tinham as mesmas preocupações com questões sociais, genéticas e psicológicas das pessoas, para eles o que influenciava as pessoas não eram acontecimentos e situações diárias mais sim a interpretação que elas davam aos fatos. Piaget também defendia a Idea de que o conhecimento não existe e acreditava que o aprendizado sujeitava-se ao desenvolvimento. Desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Quando na assimilação, a mente não se modifica. Vygotsky destaca a função da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo. Sua argumentação central é a obtenção de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
Citação de caetano-pr@bol.com.br em agosto 17, 2022, 11:06 pmPARA PIAGET A PERCEPÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONSTRUTIVISMO TEM A PERCEPÇÃO QUE A COGNIÇÃO CONTRIBUI FORTEMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO.
PARA PIAGET A PERCEPÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONSTRUTIVISMO TEM A PERCEPÇÃO QUE A COGNIÇÃO CONTRIBUI FORTEMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO.
Citação de Maria Neide Santos do Nascimento Silva em agosto 25, 2022, 7:38 pmO desenvolvimento mental e ou psicológico na vida do indivíduo, sempre acontecerá na sua vida cotidiana, nas suas experiências vividas, sejam elas boas ou mar; o conhecimento poderá lhe capacitar para representar o mundo da maneira que lhe for mais conveniente, se dentro dele tem todas as respostas....
O desenvolvimento mental e ou psicológico na vida do indivíduo, sempre acontecerá na sua vida cotidiana, nas suas experiências vividas, sejam elas boas ou mar; o conhecimento poderá lhe capacitar para representar o mundo da maneira que lhe for mais conveniente, se dentro dele tem todas as respostas....
Citação de Tiago Reggio em agosto 27, 2022, 11:16 pmOs autores mencionados concebem o ser humano como participante da construção da cognição e da inteligência, sendo interpretadores da realidade e não meros espectadores da mesma.
Os autores mencionados concebem o ser humano como participante da construção da cognição e da inteligência, sendo interpretadores da realidade e não meros espectadores da mesma.
Citação de Joao Paulo Batista de Andrade em setembro 12, 2022, 2:40 pmO construtivismo tem por meio base a aderência e absorção de conhecimentos e avaliação de conceitos com isto tornando o psique ao trato de resignação a compreensão e assim de forma cognitivista trazer a tona a decodificação e vonsepção das respostas por meio de entendimento.
O construtivismo tem por meio base a aderência e absorção de conhecimentos e avaliação de conceitos com isto tornando o psique ao trato de resignação a compreensão e assim de forma cognitivista trazer a tona a decodificação e vonsepção das respostas por meio de entendimento.
Citação de Hawlusson em setembro 16, 2022, 2:30 amconstrutivismo e cognitivismo.
O cognitivismo/construtivismo é um dos mais recentes ramos da investigação da psicologia, que visa o estudo da aquisição de conhecimento, usando métodos quantitativos, positivistas, científicos e a relação e a interação com o meio e que descrevem as funções mentais como modelos de processamento de informação. O maior estudioso desta corrente foi Jean Piaget, que se interessou em analisar como o conhecimento é adquirido e começou a realizar alguns testes com crianças.
construtivismo e cognitivismo.
O cognitivismo/construtivismo é um dos mais recentes ramos da investigação da psicologia, que visa o estudo da aquisição de conhecimento, usando métodos quantitativos, positivistas, científicos e a relação e a interação com o meio e que descrevem as funções mentais como modelos de processamento de informação. O maior estudioso desta corrente foi Jean Piaget, que se interessou em analisar como o conhecimento é adquirido e começou a realizar alguns testes com crianças.
Citação de Luis Fernando Barbosa Cunha em setembro 17, 2022, 3:32 amEu vi que a construção ela se dá pelo meio social em que as pessoas vivem e entram em contato isso vai dando características para um modo de vida seja ela bom ou ruim triste ou alegre.
Eu vi que a construção ela se dá pelo meio social em que as pessoas vivem e entram em contato isso vai dando características para um modo de vida seja ela bom ou ruim triste ou alegre.
Citação de IGOR FELIPE CIRQUEIRA em setembro 19, 2022, 2:09 pmCitação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:38 pmO cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer. A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento. Estuda os processos mentais, isto é, como conhecemos.
Ocupa-se da atribuição de significados, da compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação, assim como da percepção, resolução de problemas e tomada de decisões.
Neste sentido, como Piaget e Vygotsky percebem a cognição que contribui fortemente para o desenvolvimento do sujeito?
Há muita semelhança nas teorias de Piaget e Vygotsky, pois ambos veem a interação social como necessária para o desenvolvimento cognitivo, e que dentro do sistema escolar, a criança deve ser um sujeito ativo, ao invés de passivo, que recebe o conhecimento como produto acabado a ser memorizado; apresentando uma nova visão do educador.
No entanto, para Piaget (1896-1980), que além de psicólogo era biólogo, o construtivismo ocorre a partir do desenvolvimento físico, estabelecendo estágios de desenvolvimento onde a maturação do cérebro e demais partes do corpo, promovem o desenvolvimento de capacidades conscientes e inconscientes, seguindo fases sequenciais e com períodos pré-determinados.
Na visão de Vigotsky (1896-1934), a construção dos processos mentais, das capacidades intelectuais (cognitivismo), ocorre por meio do contexto sócio-histórico-cultural, semelhante a visão do Behaviorismo, no qual o ‘meio define o comportamento’.
Vendo os educadores como mediadores do aprendizado, Lev Vigotsky criou a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), onde na Zona de Desenvolvimento Real encontra-se aquilo que a criança já sabe fazer de maneira independente; na Zona de Desenvolvimento Potencial, aquilo que está distante da criança, mas que ela pode aprender e desenvolver gradativamente, com a mediação de alguém mais experiente. Cada aluno carrega uma história de vida única, então, é preciso que o educador leve isso em consideração, e adapte os ensinos a cada estudante, segundo sua bagagem de conhecimento e experiência prévios, para que o aprendizado seja mais efetivo.
Jean Piaget cunhou os conceitos de assimilação, acomodação, equilibração e desequilíbrio, que se assemelha a Zona de Desenvolvimento de Vigotsky. Assimilação sendo aquilo que a criança já entendeu, ou dominou; quando exposta a um problema ou questão que não sabe responder, há um conflito cognitivo ou desequilíbrio, e o estudante busca voltar ao seu estado de equilíbrio por intermédio da acomodação, processo em que muda suas estruturas mentais ou organização de ideias para incorporar novas informações e se adaptar ao objeto ou meio.
Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:38 pmO cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer. A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento. Estuda os processos mentais, isto é, como conhecemos.
Ocupa-se da atribuição de significados, da compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação, assim como da percepção, resolução de problemas e tomada de decisões.
Neste sentido, como Piaget e Vygotsky percebem a cognição que contribui fortemente para o desenvolvimento do sujeito?
Há muita semelhança nas teorias de Piaget e Vygotsky, pois ambos veem a interação social como necessária para o desenvolvimento cognitivo, e que dentro do sistema escolar, a criança deve ser um sujeito ativo, ao invés de passivo, que recebe o conhecimento como produto acabado a ser memorizado; apresentando uma nova visão do educador.
No entanto, para Piaget (1896-1980), que além de psicólogo era biólogo, o construtivismo ocorre a partir do desenvolvimento físico, estabelecendo estágios de desenvolvimento onde a maturação do cérebro e demais partes do corpo, promovem o desenvolvimento de capacidades conscientes e inconscientes, seguindo fases sequenciais e com períodos pré-determinados.
Na visão de Vigotsky (1896-1934), a construção dos processos mentais, das capacidades intelectuais (cognitivismo), ocorre por meio do contexto sócio-histórico-cultural, semelhante a visão do Behaviorismo, no qual o ‘meio define o comportamento’.
Vendo os educadores como mediadores do aprendizado, Lev Vigotsky criou a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), onde na Zona de Desenvolvimento Real encontra-se aquilo que a criança já sabe fazer de maneira independente; na Zona de Desenvolvimento Potencial, aquilo que está distante da criança, mas que ela pode aprender e desenvolver gradativamente, com a mediação de alguém mais experiente. Cada aluno carrega uma história de vida única, então, é preciso que o educador leve isso em consideração, e adapte os ensinos a cada estudante, segundo sua bagagem de conhecimento e experiência prévios, para que o aprendizado seja mais efetivo.
Jean Piaget cunhou os conceitos de assimilação, acomodação, equilibração e desequilíbrio, que se assemelha a Zona de Desenvolvimento de Vigotsky. Assimilação sendo aquilo que a criança já entendeu, ou dominou; quando exposta a um problema ou questão que não sabe responder, há um conflito cognitivo ou desequilíbrio, e o estudante busca voltar ao seu estado de equilíbrio por intermédio da acomodação, processo em que muda suas estruturas mentais ou organização de ideias para incorporar novas informações e se adaptar ao objeto ou meio.
Citação de Edimilson da Silva Justino em setembro 20, 2022, 4:21 amEm analise podemos dizer que o desenvolver da consciência deslancha o cognitivismo, essa explosão das descobertas traz uma conecção no todo a desenvolver no individuo, o qual o coloca em total ilustração de sua abertura ao conhecer, ao reter ao realizar, a fala, ao toki, influenciando em um todo, algo que comprovadamente se explica na neurociência cognitiva, ilustrando nos processos mentais e suas manifestações comportamentais.
Em analise podemos dizer que o desenvolver da consciência deslancha o cognitivismo, essa explosão das descobertas traz uma conecção no todo a desenvolver no individuo, o qual o coloca em total ilustração de sua abertura ao conhecer, ao reter ao realizar, a fala, ao toki, influenciando em um todo, algo que comprovadamente se explica na neurociência cognitiva, ilustrando nos processos mentais e suas manifestações comportamentais.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱