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Desafio

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O método cognitivista visa por meio do construtivismo  ver o individuo como aquele sujeito que é ativo, o sujeito que constrói, que aprende, que desenvolve por meio da  cognição, um indivíduo que interpreta o meio social, cultural, o ambiente em que vive.

Cada pessoa constrói sua visão do mundo que o rodeia por meio de suas próprias experiências e compreensões. O indivíduo modifica o meio e também é modificado por ele . As  mudanças são observadas na busca para entender o que acontece na mente.

  • Para os dois pesquisadores, existem relações estreitas de interdependência entre aprendizagem e desenvolvimento. O que os diferencia essencialmente é o papel central que Vygotsky dá à dimensão social no processo de atualização dessa zona proximal, que ocorre no momento em que o nível de desenvolvimento se eleva. Mas Vygostsky e Piaget reconhecem a influência das aprendizagens sobre o desenvolvimento e a necessidade de que a criança reconstitua ativamente, com ajuda das ferramentas de que dispõe, o que lhe é trazido do exterior.

Acredito que seja o ato de como a pessoa conhece e reconhece o mundo e seus elementos a sua volta , podendo assim assemelhar-se a ele e podendo haver aprendizagem através do mesmo

construtivismo é a teoria de que Tudo que sabemos sobre mundo é resultado das nossas interpretação e nossas experiências de vida

O cognitivismo é uma corrente da psicologia que se especializa no estudo da cognição (os processos da mente relacionados com o conhecimento). A psicologia cognitiva, por conseguinte, estuda os mecanismos que levam à elaboração do conhecimento.

O cognitivismo é uma abordagem na psicologia que se concentra no estudo dos processos mentais, como a percepção, a atenção, a memória, a linguagem, o pensamento e a solução de problemas. Esta abordagem enfatiza que a cognição é o ato de conhecer e que a forma como o ser humano reconhece o mundo faz a diferença em sua trajetória de desenvolvimento.

Segundo o construtivismo, corrente dentro do cognitivismo, o ser humano tem a capacidade criativa de interpretar e representar o mundo, não somente de responder a ele. Nessa abordagem, o sujeito deixa de ser visto como mero receptor de conhecimento e passa a ser considerado agente da construção de sua estrutura cognitiva.

Piaget e Vygotsky são dois teóricos importantes dentro do cognitivismo que contribuíram para o entendimento do desenvolvimento cognitivo humano. Piaget propôs que a criança constrói seu conhecimento por meio de estágios sequenciais e que o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio de adaptação e assimilação. Vygotsky, por sua vez, destacou a importância da cultura e do contexto social na formação das habilidades cognitivas, enfatizando a importância da interação social e da linguagem no desenvolvimento humano.

Em resumo, a visão cognitiva trata do desenvolvimento por meio do construtivismo, que enfatiza a capacidade criativa do ser humano na interpretação e representação do mundo, e considera o sujeito como agente da construção de sua estrutura cognitiva.

Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo, biólogo e pensador suíço. Sua teoria e pensamentos contribuíram para o entendimento do desenvolvimento infantil e a aprendizagem das crianças.

Segundo Piaget, a criança passa por quatro fases de desenvolvimento até chegar na adolescência. Esses estágios estão relacionados com a capacidade cognitiva do ser humano, ou seja, com a construção do conhecimento na psiquê. São eles:

1. Estágio sensório-motor (dos 0 aos 2 anos)
O próprio nome já indica que nessa fase as sensações e a coordenação motora da criança são desenvolvidas. Ainda que a capacidade de cognição seja limitada, nesse momento, ela começa a perceber o mundo ao seu redor dando início ao reconhecimento de objetos.

2. Estágio pré-operacional (dos 2 aos 7 anos)
Com o desenvolvimento da fala, a criança começa a nomear os objetos que a rodeiam ao mesmo tempo em que passa a ter uma capacidade mental de lembrar deles (representação mental). O raciocínio começa também a ser desenvolvido, embora esteja em sua fase inicial.

3. Estágio das operações concretas (dos 7 aos 11 anos)
Essa fase está relacionada com a capacidade cognitiva de resolução concreta de alguns problemas. Nela, a criança começa a ter uma capacidade maior de interpretação e, portanto, já consegue resolver alguns problemas básicos. Alguns conceitos são interiorizados, por exemplo, dos números e das operações matemáticas.

4. Estágio das operações formais (dos 11 anos aos 14 anos)
Já na adolescência, o raciocínio lógico se desenvolve e o indivíduo já começa a pensar por si só, ao mesmo tempo em que tem a capacidade de criar teorias e refletir sobre as possibilidades do mundo. Trata-se, portanto, de uma fase de autonomia.

 

O indivíduo tem capacidade biológica e de desenvolvimento para aprender, mas é na interação com o meio, através da relação com o mediador, que esta aprendizagem pode ser facilitada. A capacidade criativa e de interpretação, que é individual, faz desse sujeito ser único e, por isso, agente de seu próprio processo de construção cognitiva.

Cognição é desenvolvida conforme os anos e os estágios segundo piaget, contrutivismo é esse processo de construção de aprendizado e desenvolvimento

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