Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 14 of 43Next

A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento. Estuda os processos mentais, isto é, como conhecemos.

Ocupa-se da atribuição de significados, da compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação, assim como da percepção, resolução de problemas e tomada de decisões.

Neste sentido, como Piaget e Vygotsky percebem a cognição que contribui fortemente para o desenvolvimento do sujeito?

Observe a imagem abaixo e explique como a visão cognitivista trata do desenvolvimento por meio do construtivismo.

Piaget parte do princípio que as estruturas mentais que o indivíduo cria para representar e interpretar as experiências- são as estratégias ou conceitos. Definiu três tipos de esquemas: comportamentais (sensório- motor), esquemas simbólicos e operacionais.

Vygotsky, parte da premissa de que esse desenvolvimento deve ser entendido com referência ao contexto social e cultural. Os processo mentais superiores (pensamento, linguagem, comportamento volitivo, atenção consciente, memória voluntária, etc) têm origem em processos sociais e são a conversão de relações sociais em funções mentais.

  1. Ao explicar as quatro etapas, de aprendizado e desenvolvimento, Jean Piaget nos esclarece que por meio da faixa etária, da idade, aprendemos a nos desenvolver por etapas.
  2. Levotsky apresenta outra definição e sustenta a ideia que o convívio social, ou com crianças mais desenvolvidas, a criança pode chegar a ter um melhor aprendizado e uma melhor evolução.

A cognição é desenvolvida por si, mas o comportamento se resulta da influência do meio que o rodeia.

O crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. A assimilação mental vem da construção individualizada,  é, um complexo de esquemas de assimilação que, segundo Piaget, tendem a organizar-se segundo os modelos matemáticos de grupo e rede.

Por Piaget o aprendizado se dá por interação entre estruturas internas e contextos externos. Vigostsky o aprendizado depende da influência do meio social, que Piaget considerava uma interferência na construção do conhecimento.

Ambos contribuíram para a compreensão do desenvolvimento cognitivo: Piaget analisou a forma do desenvolvimento através das interações individuais e como elas vão contribuindo para o desenvolvimento já Vygostky já analisou a forma do desenvolvimento em um campo de conjunto onde todos trabalham em conjunto, já tendo o valor de conjunto de união aprendendo através do convívio entre seus pares.

 

 

 

Percebem como fonte da construcao da aprendizagem.

Tanto Piaget quanto Vygotsky são teóricos importantes no estudo do desenvolvimento cognitivo humano, embora eles tenham abordagens diferentes sobre como a cognição contribui para o desenvolvimento do sujeito.

Piaget assistiu que o desenvolvimento cognitivo é o resultado de processos internos que ocorrem dentro do indivíduo, e que o desenvolvimento ocorre através da adaptação do sujeito ao ambiente. Ele acreditava que a cognição se desenvolve através da interação do indivíduo com o ambiente e que as mudanças cognitivas ocorrem através de processos de assimilação e acomodação. 

Já Vygotsky enfatizava a importância do ambiente social e cultural no desenvolvimento cognitivo humano. Ele argumentou que a cognição se desenvolve por meio da interação social, em que os indivíduos aprendem a partir daqueles que são mais experientes.

Olá a todos.

Na figura exposta no exercício vemos as simbologias ou símbolos na mente do indivíduo, que permitem que ele possa fazer hipóteses, previsões, decisões, etc. Temos na figura informações a serem interpretadas segundo os desenhos em referência.

 

PreviousPage 14 of 43Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱