Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 15 of 43Next

Fundamentos do Cognitivismo:

O cognitivismo remonta ao tempo de Platão e Aristóteles.

Baseia-se em processos que ocorrem por trás das mudanças de comportamento.

Essas mudanças são observadas na busca para entender o que acontece na mente do aluno.

O cognitivismo acredita na atuação ativa do indivíduo em organizar estímulos recebidos do ambiente. (Reorganização das redes neurais)

Para Piaget: A pessoa aprende com a relação com o meio, mas através de um processo de maturação biológica.

 

Já no Construtivismo:

Cada pessoa constrói sua visão do mundo que o rodeia por meio das suas próprias experiências e compreensões.

Todo o conhecimento apropriado de forma personalizada pelo aprendiz altera todo o arcabouço mental já existente. O indivíduo modifica o meio e é também modificado por ele. A adaptação intelectual constitui-se então em um "equilíbrio progressivo entre um mecanismo assimilador e uma acomodação complementar" (Piaget, 1982).

A construção dos conhecimentos é diretamente influenciada pelo ambiente de aprendizagem que deve:

Oferecer desafios baseados no mundo real que sejam compreendidos pelos alunos.

Facilitar a construção coletiva dos conhecimentos por meio de atividades em equipe e outras formas de interação que estimulem a troca entre todos os participantes.

A cognição é o processo de conhecer e envolve a atribuição de significados, a compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação. Tanto Piaget quanto Vygotsky contribuíram para a compreensão da cognição e seu papel no desenvolvimento humano. Piaget propôs que a cognição se desenvolve por meio da construção ativa de estruturas mentais, enquanto Vygotsky enfatizou a importância do contexto social e cultural na construção da cognição. Ambos destacam a importância do sujeito como agente ativo na construção do conhecimento. O construtivismo é uma abordagem dentro do cognitivismo que destaca o papel ativo do sujeito na construção do conhecimento, através da interação com o ambiente e com outras pessoas. Em resumo, o cognitivismo e o construtivismo propõem que o desenvolvimento humano ocorre através de um processo de construção ativa do conhecimento, onde o sujeito é um agente ativo e construtor de seu próprio conhecimento.

Nessa base de pensamento nossa vida está ligada a esse cognitivismo cotidiano que acompanhamos e passamos dia após dia interpretando nossas vidas e nossos cotidianos diários de forma interpretativa.

Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental.  com base nos estudos de Vygotsky e seus seguidores, sobre o efeito da interação social, da linguagem e da cultura na origem e na evolução do psiquismo humano.

O homem necessita do desenvolvimento de suas habilidades.

Pois bem, “ninguém é tão burro que não possa ensinar algum ou muita coisa ou tão inteligente ou auto suficiente que não possa aprender com alguém” a construção cognitiva do sujeito é um conjunto de fatores que vai desde a cultura na qual o sujeito está inserido na sociedade quando seu próprio aprendizado

O Piaget foi muitop feliz ao desenvolver essa Teoria, isso deveria ser algo que não só profissionais da área da saúde emocional domine, mas também os pais, por que?

Porque  forma como as crianças entendem o mundo é proveniente da interação com os pais,

isso faz muito sentido, pois os 4 estágios de desenvolvimento faz com respeitemos e reconhecemos cada faze na vida de uma criança, e assim sendo, as crianças cresceria com a sua saúde mental maus saudável.

teoria de Vygotsky considera como o contexto social e cultural específico de um indivíduo afeta o crescimento intelectual, essa consideração é muito válida, pois assim pode-se mapear com mais facilidade a personalidade e base de valores de um individuo. o contexto no qual ele está inserido justifica certos comportamentos.

Piaget enfatiza a interação com os objetos e Vygostky a interação social .

A cognição é o ato de conhecer, a forma como o ser humano reconhece o mundo.

Nesse convívio no meio no qual o sujeito está inserido , tendo  suas experiências e passando por estágios que  vão se desenvolvendo.

Como o próprio nome indica, o construtivismo atua na construção do sujeito e nas suas relações nomeio em que está inserido, percebendo, analisando, transformando e construindo novos saberes a partir das informações vivenciadas.

O construtivismo mostra que o conhecimento não é apenas dado a criança, mas sim de acordo com o estágio que ela se encontra e a forma como a sociedade a apresenta aquela situação.

PreviousPage 15 of 43Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱