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Desafio

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O cognitivo,  ira construir e interpretar, sobre a influência do meio sócial a qual ele estár inserido. Quando uma criança recebe informação que se enquadra na zona de desenvolvimento proximal, neste momento onde uma criança pode quase, mais não completamente ,compriender ou desenvolver uma tarefa sozinho , essas informações recebidas com intuito de aumentar sua comprienção, ou domínio sobre uma nova tarefa . Como esta informação esta na zona  ZDP, a criança não pode domina sozinha. Este é o momento onde pais, professores,  tutores,  e o meio sócial a qual ela está inserida ira influência,  sua maneira de interpretar e solucionar os problemas . A intelectualidade neste momento de como se interpreta o mundo, e solucionar problemas,  irá se direcionada de maneira positiva ou negativa para a sociedades e para o próprio indivíduo . Em ressumo a individualidade de interpretação de um problema é a sua solução deve se ter uma grande atenção,  para aqueles que são os influenciadores destas crianças.

De acordo com a noção que Piaget utiliza para definir parte dos processos de desenvolvimento da criança o que se relaciona com o desenvolvimento cognitivo a partir da maturação biológica. Ele ocorre na medida que na assimilação a mente não se modifica, enquanto para o outro autor nossas relações com o meio tem grande interferência ao longo de nossas vidas.

Os conceitos defendem que o conhecimento é construído a partir da interação entre os sujeitos e o meio, devendo o professor atuar como um mediador e orientador desse processo, e não como o único detentor do poder de ensinar, responsável por apenas passar o conhecimento para os alunos.

Como é fantástico a nossa capacidade de desenvolvimento, tanto sozinhos como no meio social, e também é fantástico a nossa capacidade de observar o mundo ao nosso redor de captar coisas que nos faz bem e ajuda no processo de desenvolvimento do indivíduo.

Piaget, observa o desensenvolvimento do ser humano desde seu nascimento até a vida adulta, e dá classificação para faixas etarias, enquanto Vigotsky, diz que de acordo com a cultura da criação é desenvolvido a nossa cognição.

A psicologia cognitivista estuda as formas de pensar, raciocínio, compreensão, imaginação e essas cognições como reguladoras do comportamento humano.

A técnica cognitivista é uma estratégia terapêutica baseada nessa abordagem, que visa ajudar os indivíduos a identificar e modificar seus padrões de pensamento e crenças para promover uma mudança positiva no comportamento e nas emoções.

A técnica cognitivista geralmente envolve os seguintes passos:

  1. Identificação de pensamentos automáticos: Ajuda-se o indivíduo a se tornar consciente de seus pensamentos automáticos, que são pensamentos automáticos e rápidos que ocorrem em resposta a determinadas situações. Esses pensamentos podem ser positivos, negativos ou neutros e podem influenciar as emoções e o comportamento.
  2. Avaliação dos pensamentos automáticos: O terapeuta ajuda o indivíduo a avaliar a validade e a precisão dos pensamentos automáticos. Isso pode envolver a análise de evidências que apoiam ou refutam esses pensamentos e a consideração de alternativas ou interpretações mais realistas.
  3. Reestruturação cognitiva: Nesta etapa, o terapeuta ajuda o indivíduo a substituir os pensamentos automáticos negativos e disfuncionais por pensamentos mais adaptativos e realistas. Isso pode ser feito através da identificação de distorções cognitivas, como pensamento catastrófico, generalização excessiva ou filtragem mental, e trabalhando para desafiar e substituir essas distorções por pensamentos mais equilibrados e baseados em evidências.
  4. Prática e reforço: O indivíduo é encorajado a praticar a nova forma de pensar e a aplicá-la em situações do dia a dia. O terapeuta pode fornecer tarefas ou exercícios para reforçar as novas habilidades cognitivas e monitorar o progresso ao longo do tempo.

A técnica cognitivista é frequentemente utilizada na terapia cognitivo-comportamental (TCC), que é uma abordagem terapêutica amplamente aplicada para tratar uma variedade de transtornos mentais, como ansiedade, depressão, fobias e transtorno de estresse pós-traumático, entre outros.

Para Piaget a aprendizagem está associada às etapas do desenvolvimento do indivíduo; já para vigostky aprender está relacionado diretamente com as interações sociais do indivíduo.

Por meio do construtivismo, a visão cognitivista explica o desenvolvimento a partir da absorção e interpretação de informações e eventos, que resulta na construção da cognição do indivíduo em um processo em que ele atua ativamente.

A visão cognitivista estuda como nossa mente processa informações e pensamentos, enquanto o construtivismo enfatiza que aprendemos construindo nosso próprio conhecimento por meio de interações com o ambiente. Ambas as abordagens mostram que o desenvolvimento ocorre através do pensamento e da interação com o mundo ao nosso redor.

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