Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 17 of 45Next

A parte cognitiva varia de criança pra criança. Mesmo as crianças que tem o mesmo estímulo, podemos notar a diferença no rpocesso cognitivo de cada uma delas, mas isso não quer dizer que não se desenvolverão igualmente mas sim cada uma no seu tempo.

O processo cognitivo também depende muito do meio em que a criança vive, escola, casa, amigos. Uma criança amada em casa, cercada de paciência e métodos corretos de aprendizagem, se desenvolverá muito melhor e mais rápido.

Sabemos que o Construtivismo é uma doutrina acerca do processo de obtenção do conhecimento que defende o papel ativo do sujeito neste processo.

Já o Cognitismo é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento, ela envolve diversos fatores como o conhecimento.

A visão do cognitivista sobre o desenvolvimento cognitivo trata o aprendizado como um processo ativo que depende da interação entre o indivíduo e o ambiente. Nesse sentido, o construtivismo é uma teoria importante para o cognitivismo, pois destaca o papel do aluno como construtor do conhecimento.

 

Segundo o construtivismo, o aprendizado ocorre gradualmente à medida que o aluno interage com o ambiente, utilizando seus conhecimentos prévios para construir novas habilidades e conceitos. Já o cognitivismo enfatiza a importância do processamento da informação no aprendizado, analisando os processos mentais que ocorrem durante a aquisição de conhecimento.

 

Dessa forma, a visão do cognitivista sobre o desenvolvimento por meio do construtivismo considera que o aluno é ativamente engajado no processo de construção do conhecimento e que sua interação com o ambiente é fundamental para o desenvolvimento cognitivo. Ambas as teorias valorizam uma abordagem que considera o sujeito como agente de seu próprio processo de aprendizagem.

Piaget estrutura mentais que o indivíduo cria para representar é interpretar as experiências São as estratégias ou conceito, não vem de fora vem de dentro , vigoskt tem  origem em processos sociais e são a conversão de reações  em funções mentais, as reações externas se convertem em funções mentais 

É muito importante aprendermos as maneiras como nosso cérebro associados conhecimentos, pois isso nos ajuda na prática psicanalítica. É um módulo importante para compreendermos os processos de assimilação de nossos pacientes.

O processo cognitivo passa por várias fases de construção e entendimento, porém um fato que me chamou a atenção foi o estudo da melhora cognitiva quando assistida ou seja quando existe a colaboração do indivíduo para o aprendizado do outro em forma contínua ou repetitiva melhora sua capacidade cognitiva.

No estágio operacional concreto (dos 7 aos 11 anos), as crianças adquirem a capacidade de pensar logicamente sobre eventos concretos e entender relações de causa e efeito. Elas também podem realizar operações mentais reversíveis.

No estágio operacional formal (a partir dos 11 anos e a idade adulta), as pessoas desenvolvem até a capacidade de pensar de forma abstrata e hipotética. Elas podem usar lógica formal e pensamento dedutivo para resolver problemas complexos.

Piaget enfatizou a importância da interação ativa do sujeito com o ambiente para o desenvolvimento da cognição. Ele acreditava que a criança construía ativamente seu conhecimento pelo meio da assimilação (incorporando novas informações em esquemas existentes) e acomodação (ajustando os esquemas existentes para acomodar novas informações).

Em resumo, para Piaget, a cognição do sujeito se desenvolve por meio de ganhos sequenciais, nos quais uma criança adquire habilidades cognitivas mais complexas à medida que interage com o ambiente e constrói seu conhecimento.

No estágio operacional concreto (dos 7 aos 11 anos), as crianças adquirem a capacidade de pensar logicamente sobre eventos concretos e entender relações de causa e efeito. Elas também podem realizar operações mentais reversíveis.

No estágio operacional formal (a partir dos 11 anos e a idade adulta), as pessoas desenvolvem até a capacidade de pensar de forma abstrata e hipotética. Elas podem usar lógica formal e pensamento dedutivo para resolver problemas complexos.

Piaget enfatizou a importância da interação ativa do sujeito com o ambiente para o desenvolvimento da cognição. Ele acreditava que a criança construía ativamente seu conhecimento pelo meio da assimilação (incorporando novas informações em esquemas existentes) e acomodação (ajustando os esquemas existentes para acomodar novas informações).

Em resumo, para Piaget, a cognição do sujeito se desenvolve por meio de ganhos sequenciais, nos quais uma criança adquire habilidades cognitivas mais complexas à medida que interage com o ambiente e constrói seu conhecimento.

É uma das abordagens do cognitivismo que procura estudar como o indivíduo constrói suas estruturas cognitivas para a aquisição do conhecimento e quais os processos de pensamento presentes no homem desde sua infância até a idade adulta.

O sujeito quase sempre é o realizador das ações e a partir delas, pode-se criar uma análise bastante detalhada, sobre. As cognições, o aprendizado, e outros fatores, criam situações que podem permitir a construção de ações positivas ou negativas.

PreviousPage 17 of 45Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱