Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 20 of 55Next

Piaget explica o que é a cognição por meio de quatro estágios. De acordo com ele, à medida que o indivíduo se desenvolve, avança também sua percepção das coisas, do mundo. O construtivismo parte da percepção que o indivíduo tem das coisas, do mundo, a partir da sua interação com as pessoas, com as coisas e com o significado de tudo.

Processo de cognição, de aprendizagem, de como o ser humano passa e dar significado às coisas, a interpretar e a entender cada coisa. As mudanças externas observáveis são fruto das internas relacionadas com mentalizações, sentimentos, emoções e significações da pessoa.

No construtivismo de Piaget, o processo de construção do conhecimento confunde-se com o próprio processo de constituição e de desenvolvimento do sujeito, na sua relação com o mundo, que é físico e ao mesmo tempo simbólico. Esse sujeito se define como tal a partir do momento em que se constitui junto com o objeto do conhecimento, que não é apenas, nem necessariamente, físico. Dessa forma, falar em construção do conhecimento significa falar ao mesmo tempo em construção do sujeito que conhece e do objeto a ser conhecido. Ambos "aparecem como resultado de um processo permanente de construção.

Vygotsky aprofunda a teoria de Piaget, afirmando que o desenvolvimento cognitivo acontece à medida que o ser estabelece conexões com o meio em que vive. A interação social, portanto, possibilitaria novas experiências e, assim, a aquisição de conhecimento – fundamental para a evolução.

 

Esses conceitos reforçam as ideias sobre a forma como a sociedade se desenvolve e se estrutura, ou seja, as interpretações que cada indivíduo faz dando preferência para determinados tipos de situações e rejeitando outras.

TANTO PIAGET COMO VYGOSTKY CONSIDERAVAM A CRIANÇA, COMO UM SER ATIVO, OU SEJA, CAPAZES DE CRIAR HIPÓTESES EM SEUS PRÓPRIOS AMBIENTES.

O ponto principal da teoria de Piaget é que o desenvolvimento do indivíduo advêm de seu aprendizado decorrente.

O homem é um ser social, não tem sentido viver sozinho, ele existe a partir do reflexo do outro. Neste sentido, a escola cognitiva colabora para uma maior compreensão do outro. sendo assim, uma visão melhor de nós mesmos.

Para Piaget a construção passa por estagios de conhecimento e desenvolvimento de habilidades socias, representações e experiencias,  para Vygotsky a costrução psiquica se da por desenvolvimento de estruturas mentais que necessita que o sujeito aprenda a superar seus limites e desenvolver novas habilidades criando assim estruturas mentais.

Piaget percebeu a contribuição da cognição para o desenvolvimento humano a partir da definição dos processos de desenvolvimento cognitivo, o que configura Maturação Biológica. Enquanto Vygotsky percebeu que as relações com o meio são grandes influências que interferem a vida do sujeito a longo prazo.

A Teoria de Piaget nos mostra o desenvolvimento cognitivo atrelado ao desenvolvimento da criança, onde a cada faixa etária  acontece um estagio do desenvolvimento cognitivo e um ganho de capacidade cognitiva diferente.

Dos nascimento aos 2 anos - Estágio Sensório motor,

dos 2 anos aos 7 anos - estágio Pre-operatório,

dos 7 aos 12 anos - Estágio operátório concreto,

dos 12 anos até a idade adulta - Estágio operatório Formal

Vygostysc vem complementando a teoria de Piaget, com a ideia de que o desenvolvimento cognitivo em cada uma dessas fases, está intimamente ligada as influência do meio em que a criança vive.

PreviousPage 20 of 55Next