Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 19 of 45Next
  1. Desenvolvimento cognitivo: A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget é uma perspectiva importante dentro do cognitivismo. Piaget argumentou que as crianças passam por estágios sequenciais de desenvolvimento cognitivo, nos quais suas habilidades mentais e a compreensão do mundo se expandem.
  2. Processos atencionais: O cognitivismo explora como a atenção afeta a percepção e o processamento das informações. Isso envolve a seleção de estímulos relevantes, a focalização da atenção e a alocação de recursos cognitivos.
  3. Metacognição: A metacognição refere-se à capacidade de uma pessoa de refletir e monitorar seus próprios processos cognitivos. Isso envolve a autorregulação do pensamento, o planejamento, a avaliação e a adaptação das estratégias cognitivas.

O cognitivismo teve um impacto significativo na psicologia e influenciou várias áreas, como a psicologia educacional, a psicologia cognitiva, a psicoterapia cognitivo-comportamental e a ciência cognitiva. Essa abordagem oferece uma perspectiva valiosa sobre os processos mentais e tem sido aplicada em muitos campos para entender e melhorar o funcionamento humano

Jean Piaget e Lev Vygotsky são dois renomados teóricos que contribuíram significativamente para o campo da Psicologia Cognitiva e do desenvolvimento infantil. Embora ambos se concentrem no estudo dos processos cognitivos, eles apresentam perspectivas diferentes em relação ao desenvolvimento cognitivo e à forma como a aprendizagem ocorre. Enquanto Piaget destaca o papel do amadurecimento individual e das interações com o ambiente, Vygotsky enfatiza a importância das interações sociais e do contexto cultural na construção do conhecimento. Ambas as perspectivas oferecem contribuições valiosas para a compreensão dos processos cognitivos e da aprendizagem nas crianças.

Em Piaget, foram identificados quatro estágios (sensório-motor, do nascimento aos 2 anos; estágio pré-operatório, dos 2 aos 7 anos; estágio operatório concreto, dos 7 aos 12 anos; estágio operatório formal, dos 12 até à vida adulta) no desenvolvimento das crianças. Foi também constatado que esses estágios não diferem só em função da quantidade de informações adquiridas, mas também na qualidade do conhecimento e da compreensão. Nessa medida, a cada estágio desenvolvido corresponderia uma certa carga de maturidade e experiências. Para Vygotsky (complementando a teoria de Piaget), o meio e a cultura em que somos criados afeta significativamente o nosso desenvolvimento. Dessa forma, não podemos entender o nosso progresso cognitivo sem levar em conta os aspectos sociais da aprendizagem.

Para Piaget o conhecimento se dá em estágios. Vygotsky postula que o construtivismo tem como base a influência social.

O construtivismo complementa o cognitivismo, pois a influência social tem participação ativa na formação cognitiva do indivíduo.

A teoria Cognitiva de Piaget enfatiza, defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Através dos 04 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio de relações sociais, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente. o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.

 

 

Piaget e Vygotsky percebem a cognição que contribui fortemente para o desenvolvimento do sujeito. O cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer. A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento.

Piaget supõe que o indivíduo se desenvolve de maneira estruturada, cria estruturas mentais para representa e interpretar experiências. Já Vygotsky, este desenvolvimento está fortemente vinculado ao contexto social e cultural onde o sujeito vive.

Em uma concepção construtivista, Piaget direciona o papel do sujeito de forma estruturante, reformando as questões sobre pensamentos e linguagem. Vygotsky usa também de aspectos construtivistas na sua teoria, porém de forma que busca mostrar o aparecimento de mudanças, inovações no desenvolvimento a partir do mecanismo de internalização.

O cognitivismo como ato de conhecer, explora, e faz ser o agente da sua própria estrutura cognitivista. O ser humano reconhece esse mundo, onde ele é o protagonista, em sua trajetória. Pois em suas atribuições de significados, compreensão, transformação e uso de suas próprias informações, promovem as tomadas de decisão. Através também da linguagem e das relações sociais, vai transformando suas funções mentais. Esse processo, percebemos, que seja alterado também por força de idade e experiência.

PreviousPage 19 of 45Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱