Desafio
Citação de Jairo em agosto 21, 2023, 5:06 pmTanto Jean Piaget quanto Lev Vygotsky foram influentes psicólogos do desenvolvimento que abordaram a cognição e o desenvolvimento humano, embora de maneiras distintas. Eles oferecem perspectivas complementares sobre como a cognição contribui para o desenvolvimento do sujeito.
Piaget é conhecido por sua teoria construtivista do desenvolvimento cognitivo. Ele acreditava que as crianças constroem ativamente seu conhecimento por meio da interação com o ambiente. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre em estágios sequenciais, cada um caracterizado por formas diferentes de pensamento e compreensão do mundo. Piaget identificou quatro estágios de desenvolvimento: sensoriomotor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal. Em cada estágio, as crianças desenvolvem novas formas de pensamento e compreensão do mundo. Piaget enfatizou a importância da assimilação (incorporar novas informações em estruturas existentes) e acomodação (ajustar estruturas existentes para acomodar novas informações) no processo de desenvolvimento.
Vygotsky, por outro lado, concentrou-se na interação social e na cultura como componentes fundamentais do desenvolvimento cognitivo. Sua teoria sociocultural argumenta que o desenvolvimento ocorre por meio da interação com outros indivíduos mais experientes e da absorção das ferramentas culturais, como linguagem, símbolos e sistemas de significado. Vygotsky introduziu o conceito de "zona de desenvolvimento proximal" (ZDP), que é a diferença entre o que um indivíduo pode fazer sozinho e o que pode fazer com a ajuda de um guia mais experiente. Ele enfatizou a importância da mediação, onde adultos ou colegas mais competentes fornecem suporte e orientação para permitir que as crianças desenvolvam habilidades cognitivas mais avançadas.
Simplificando, enquanto Piaget enfatizou a construção ativa do conhecimento por meio de estágios sequenciais de desenvolvimento, Vygotsky focou na influência das interações sociais e da cultura na formação da cognição e no papel crucial da mediação na promoção do desenvolvimento cognitivo. Ambos os teóricos contribuíram de maneira significativa para a compreensão de como a cognição contribui para o desenvolvimento do sujeito, cada um oferecendo uma perspectiva valiosa.
Jairo Pereira Filho
Tanto Jean Piaget quanto Lev Vygotsky foram influentes psicólogos do desenvolvimento que abordaram a cognição e o desenvolvimento humano, embora de maneiras distintas. Eles oferecem perspectivas complementares sobre como a cognição contribui para o desenvolvimento do sujeito.
Piaget é conhecido por sua teoria construtivista do desenvolvimento cognitivo. Ele acreditava que as crianças constroem ativamente seu conhecimento por meio da interação com o ambiente. Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre em estágios sequenciais, cada um caracterizado por formas diferentes de pensamento e compreensão do mundo. Piaget identificou quatro estágios de desenvolvimento: sensoriomotor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal. Em cada estágio, as crianças desenvolvem novas formas de pensamento e compreensão do mundo. Piaget enfatizou a importância da assimilação (incorporar novas informações em estruturas existentes) e acomodação (ajustar estruturas existentes para acomodar novas informações) no processo de desenvolvimento.
Vygotsky, por outro lado, concentrou-se na interação social e na cultura como componentes fundamentais do desenvolvimento cognitivo. Sua teoria sociocultural argumenta que o desenvolvimento ocorre por meio da interação com outros indivíduos mais experientes e da absorção das ferramentas culturais, como linguagem, símbolos e sistemas de significado. Vygotsky introduziu o conceito de "zona de desenvolvimento proximal" (ZDP), que é a diferença entre o que um indivíduo pode fazer sozinho e o que pode fazer com a ajuda de um guia mais experiente. Ele enfatizou a importância da mediação, onde adultos ou colegas mais competentes fornecem suporte e orientação para permitir que as crianças desenvolvam habilidades cognitivas mais avançadas.
Simplificando, enquanto Piaget enfatizou a construção ativa do conhecimento por meio de estágios sequenciais de desenvolvimento, Vygotsky focou na influência das interações sociais e da cultura na formação da cognição e no papel crucial da mediação na promoção do desenvolvimento cognitivo. Ambos os teóricos contribuíram de maneira significativa para a compreensão de como a cognição contribui para o desenvolvimento do sujeito, cada um oferecendo uma perspectiva valiosa.
Jairo Pereira Filho
Citação de decio em agosto 28, 2023, 7:03 pmNão existe passivo nesta transformação , todos somos ativos e mudamos a percepção nossa de outros constantemente , e o meio e os instrumentos mudificam tbm.
Não existe passivo nesta transformação , todos somos ativos e mudamos a percepção nossa de outros constantemente , e o meio e os instrumentos mudificam tbm.
Citação de Lara de Oliveira Vale Feitosa em agosto 31, 2023, 12:37 pmO construtivismo propõe que a aprendizagem deve acontecer através da experiência, sendo o aluno o agente do seu conhecimento.
Citação de Marco Antonio Machado de Moraes em setembro 1, 2023, 4:20 pmO cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer a forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença com sua transição
O cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer a forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença com sua transição
Citação de Rosana Mendes Neiva em setembro 12, 2023, 1:03 pmPiaget enfatiza a importância da interação do sujeito com o ambiente, passando por estágios de desenvolvimento cognitivo sequenciais. Vygotsky destaca a influência das interações sociais e da cultura no desenvolvimento cognitivo.
Piaget enfatiza a importância da interação do sujeito com o ambiente, passando por estágios de desenvolvimento cognitivo sequenciais. Vygotsky destaca a influência das interações sociais e da cultura no desenvolvimento cognitivo.
Citação de Lucas Dietrich em setembro 14, 2023, 8:37 amPara o cognitivismo, o conhecimento é funcional, uma vez que um sujeito, ao encontrar-se diante de uma acontecimento por já a ter processado na sua mente (isto é, que já conhece), pode saber com maior ou menor exatidão o que lhe pode acontecer. Os conhecimentos ajudam a que as pessoas possam desenvolver planos e fixar metas, minimizando assim as probabilidades de experienciarem consequências negativas. A conduta dos seres humanos ajusta-se ao cognitivo e às expectativas do conhecido.
Para o cognitivismo, o conhecimento é funcional, uma vez que um sujeito, ao encontrar-se diante de uma acontecimento por já a ter processado na sua mente (isto é, que já conhece), pode saber com maior ou menor exatidão o que lhe pode acontecer. Os conhecimentos ajudam a que as pessoas possam desenvolver planos e fixar metas, minimizando assim as probabilidades de experienciarem consequências negativas. A conduta dos seres humanos ajusta-se ao cognitivo e às expectativas do conhecido.
Citação de Lara de Oliveira Vale Feitosa em setembro 14, 2023, 10:08 amTeoria piagetiana e de Vygotsky são diferentes, enquanto esse apresenta sua teoria como historico-social do desenvolvimento, e aquele apresenta um processo de construção de estruturas lógicas, uma teoria individualista.
Citação de Anilton Reis de Castro em setembro 16, 2023, 9:01 pmTanto Piaget e Vygotsky enfatizam que o conhecimento é ativamente construído pelo indivíduo.
- Piaget- Teoria Construtivista Cognitiva: abordando a construção individual, explorando objetos. O meio embora importante não é tão essencial. O instrutor atua como facilitador, mas cabe a criança construir o conhecimento. A linguagem é um reflexo do desenvolvimento cognitivo. É baseado numa proposta de estágios específicos: 1o) Estágio Sensório Motor [ do nascimento até os 2 anos de idade] Onde a criança tem pouca competência em representar o meio, utilizando se mais das ações sensoriais e motoras. 2o) Estágio Pré-Operatório [dos 2 aos 7 anos] Onde a criança se comunica através da linguagem e utiliza dos símbolos na representação do mundo, mas com dificuldade de pensamento lógico. O pensamento ainda é egocêntrico não tendo compreensão do princípio da conservação. 3o) Estágio Operatório Concreto [Dos 7 aos 12 anos] Nesta fase as crianças apresentam raciocínio lógico, mas ainda ligadas à realidade física concreta e compreendem a reversibilidade. Examina os efeitos de mudanças de variáveis de cada vez. 4o) Estágio Operatório Formal [12 anos em diante] Nesta fase adquire a capacidade do pensamento abstrato, formal e lógico, já lidando com questões hipotéticas e abstratas.
- Vygostky - Teoria Socio Cultural (Construtivista) do Desenvolvimento: A construção é mediada pela interação social, ou seja com a ajuda de adultos. A importância do meio social neste processo de desenvolvimento cognitivo é de grande relevância. O instrutor desempenha um papel mais ativo no processo de aprendizagem. A linguagem facilitadora da aprendizagem e comunicação. Aponta para a duração da memória aumentando com a idade. O desenvolvimento Cognitivo ocorrendo através das interações sociais, onde por exemplo aprende a compartilhar. É abordado a Zona de Desenvolvimento Proximal - ZPD, que é a Zona onde a criança passa a compreender ou a desempenhar uma tarefa de forma autônoma, considerando que esta fase atinge com a intervenção de um adulto na ajuda, através do que chamou de "scaffolding". Defende ainda que é no contexto sócio-cultural que irá refletir no aspecto intelectual. O Contexto Social portanto é essencial e é um pilar de sua Teoria.
Tanto Piaget e Vygotsky enfatizam que o conhecimento é ativamente construído pelo indivíduo.
- Piaget- Teoria Construtivista Cognitiva: abordando a construção individual, explorando objetos. O meio embora importante não é tão essencial. O instrutor atua como facilitador, mas cabe a criança construir o conhecimento. A linguagem é um reflexo do desenvolvimento cognitivo. É baseado numa proposta de estágios específicos: 1o) Estágio Sensório Motor [ do nascimento até os 2 anos de idade] Onde a criança tem pouca competência em representar o meio, utilizando se mais das ações sensoriais e motoras. 2o) Estágio Pré-Operatório [dos 2 aos 7 anos] Onde a criança se comunica através da linguagem e utiliza dos símbolos na representação do mundo, mas com dificuldade de pensamento lógico. O pensamento ainda é egocêntrico não tendo compreensão do princípio da conservação. 3o) Estágio Operatório Concreto [Dos 7 aos 12 anos] Nesta fase as crianças apresentam raciocínio lógico, mas ainda ligadas à realidade física concreta e compreendem a reversibilidade. Examina os efeitos de mudanças de variáveis de cada vez. 4o) Estágio Operatório Formal [12 anos em diante] Nesta fase adquire a capacidade do pensamento abstrato, formal e lógico, já lidando com questões hipotéticas e abstratas.
- Vygostky - Teoria Socio Cultural (Construtivista) do Desenvolvimento: A construção é mediada pela interação social, ou seja com a ajuda de adultos. A importância do meio social neste processo de desenvolvimento cognitivo é de grande relevância. O instrutor desempenha um papel mais ativo no processo de aprendizagem. A linguagem facilitadora da aprendizagem e comunicação. Aponta para a duração da memória aumentando com a idade. O desenvolvimento Cognitivo ocorrendo através das interações sociais, onde por exemplo aprende a compartilhar. É abordado a Zona de Desenvolvimento Proximal - ZPD, que é a Zona onde a criança passa a compreender ou a desempenhar uma tarefa de forma autônoma, considerando que esta fase atinge com a intervenção de um adulto na ajuda, através do que chamou de "scaffolding". Defende ainda que é no contexto sócio-cultural que irá refletir no aspecto intelectual. O Contexto Social portanto é essencial e é um pilar de sua Teoria.
Citação de Mayara Arruda em setembro 27, 2023, 3:38 pmAmbos, em resumo, contruibuiram para grandes compreensoes do Desenvolvimento Cognitivo Humano. Piaget enfatiza o papel do indivíduo na construção do conhecimento através da interação com o ambiente, e Vygotsky destaca a importância do ambiente social e cultural na formação da cognição e do desenvolvimento.
Ambos, em resumo, contruibuiram para grandes compreensoes do Desenvolvimento Cognitivo Humano. Piaget enfatiza o papel do indivíduo na construção do conhecimento através da interação com o ambiente, e Vygotsky destaca a importância do ambiente social e cultural na formação da cognição e do desenvolvimento.
Citação de hernani.ilek em outubro 5, 2023, 3:20 pmO indivíduo é tanto construtor do seu meio com influenciador dessa construção de realidade, a partir dele a percepção do meio se desenvolve e se adapta a sua influência.
A partir dessa premissa o desenvolvimento se torna uma via de mão dupla onde a influência da cada qual e do meio altera e se atualiza em um processo constante se retroalimentando e se atualizando a cada nova influência seja ela boa ou não a sua própria sobrevivência.
O indivíduo é tanto construtor do seu meio com influenciador dessa construção de realidade, a partir dele a percepção do meio se desenvolve e se adapta a sua influência.
A partir dessa premissa o desenvolvimento se torna uma via de mão dupla onde a influência da cada qual e do meio altera e se atualiza em um processo constante se retroalimentando e se atualizando a cada nova influência seja ela boa ou não a sua própria sobrevivência.