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Desafio

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O Construtivismo se aproxima mais da natureza do ser humano

Citação de Carlos Jose em janeiro 14, 2022, 9:27 pm

O homem, naturalmente é concebido para viver em sociedade, portanto, isso corrobora com a teoria construtivista em que, a criança desenvolve-se cognitivamente de forma mais precisa através da interação com seus pares. Esse desenvolvimento acontece quando ela tem acesso a informações em forma da fala e também de ações de agentes mais desenvolvidos, que se tornam como "modelo" para o seu processo cognitivo.

tenho observado que: de zero a 12 anos a mudanças lentas mas profundas dentro de cada processo da idade, por isso nao pode uma criança viver isolada, não somos ilhas, viver em ambientes sociais floresce o conhecimento, olhando como cada uma delas dessas idades, observamos o crescimento e maturidade chegando dentro desses racicionios é uma descoberta significativa, Dr Jean Piaget  mostrou na teoria do desenvolvimento cognitivo que é possível.

Na perspectiva do ser humano ter a capacidade criativa de interpretar e representar o mundo,não só respondendo mas construindo sua estrutura cognitiva,pode ser  relacionada a teoria de Piaget e Vygotsky como complementares,tanto nos quatro estágio de desenvolvimento na teoria de desenvolvimento de Piaget como em Vygostky com a influência da cultura no desenvolvimento.

A capacidade de construção da estrutura cognitiva,com o ser humano também como agente,aumenta nesse processo tanto em qualidade ou quantidade,como desenvolvimento da capacidade memória e atenção,por exemplo,dependentes da idade e interação para se realizar.

O Construtivismo afirma que o conhecimento é resultado da construção pessoal do aluno; o professor é um importante mediador do processo ensino-aprendizagem.

O ser humano enfatiza a contribuição de significados de compreensão transformação armazenamento e decisões para desenvolvimento construtivo e cognitivismo

 

A teoria de Jean Piaget aborda o desenvolvimento cognitivo mediante um sistema de transformações contínuos que comportam uma história e uma evolução das funções psicológicas que geram mudanças na capacidade de interação com o meio.

Esse processo genético de desenvolvimento tem como ponto de partida uma estrutura já construída e que, segundo Piaget, se caracteriza por ser um conjunto de elementos tais que cada um depende dos outros e só pode ser o que é pela e em sua relação com os demais elementos.

Por outro lado a teoria Sócio-Cultural a partir da perspectiva de Lev Vigotsky,  Vygotsky é um marxista e tenta desenvolver uma Psicologia com estas características. Nessa perspectiva, a aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor. Trataremos da condição de compreensão de como se formam conceitos e se produz aprendizagem e como o homem se desenvolve.

Estuda processos mentais, ações devido a reações e de forma inesperada, instinto mesmo.

A visão cognitivista e o construtivismo são duas abordagens que se entrelaçam e têm uma grande influência na compreensão do desenvolvimento cognitivo humano, particularmente nas perspectivas de Jean Piaget e Lev Vygotsky. A visão cognitivista aborda o desenvolvimento por meio do construtivismo:

*Desenvolvimento da cognição: Tanto Piaget quanto Vygotsky concordam que o desenvolvimento cognitivo desempenha um papel fundamental na formação do indivíduo. No entanto, eles têm abordagens ligeiramente diferentes para entender como esse desenvolvimento ocorre.

*Construtivismo: Ambos os teóricos compartilham um elemento-chave, que é o construtivismo. O construtivismo é a ideia de que o conhecimento não é passivamente transmitido, mas sim construído ativamente pelo indivíduo por meio da interação com o ambiente e da assimilação de novas informações às estruturas cognitivas existentes.

*Piaget e a construção do conhecimento: Jean Piaget, um dos principais teóricos cognitivistas, enfatiza que o desenvolvimento ocorre em estágios, e as crianças constroem seu conhecimento por meio da adaptação, assimilação e acomodação. As estruturas cognitivas se desenvolvem à medida que a criança interage com o mundo e lida com novas experiências, criando esquemas mentais mais complexos.

*Vygotsky e a zona de desenvolvimento proximal: Lev Vygotsky, por outro lado, introduziu a noção de "zona de desenvolvimento proximal". Ele argumentou que o desenvolvimento cognitivo ocorre de forma mais eficaz quando as crianças são apoiadas por adultos ou colegas mais competentes em uma área específica. A interação social desempenha um papel fundamental na construção do conhecimento, e o desenvolvimento é fortemente influenciado pela cultura e pela linguagem.

*Interligação: Portanto, a visão cognitivista trata do desenvolvimento por meio do construtivismo, já que ambas as abordagens reconhecem que a criança é ativa na construção de seu conhecimento e que o ambiente desempenha um papel importante nesse processo. Enquanto Piaget enfatiza a construção individual, Vygotsky destaca a importância da interação social no desenvolvimento.

Em resumo, a visão cognitivista enfatiza a importância da cognição e da construção ativa do conhecimento, e o construtivismo é um componente essencial para entender como o desenvolvimento cognitivo ocorre, seja por meio das fases de desenvolvimento de Piaget ou da zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky. Ambas as perspectivas contribuem para uma compreensão abrangente do desenvolvimento humano.

Piaget e Vygotsky colaboram em estabelecer as relações pertinentes ao indivíduo em seu meio, na forma de aderir o conhecimento de forma ampla e a estruturar a partir dos estágios de desenvolvimento, como também na zona proximal para uma melhor aprendizagem no que condiz ao desenvolvimento do alunado.

Piaget percebe a cognição dentro da unicidade do ser de evoluir em cada fase de sua vida e Vygotsky percebe a cognição a partir de movimentos sociais e culturais influenciando cada indivíduo.

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