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Desafio

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O construtivismo tem como base a cognição que influencia o social, e o homem foi criado para viver em sociedade e isso contribui com a teoria construtiva.

Piaget enfatiza o egocentrismo e o considera como ponto intermediário entre o pensamento autístico e o pensamento orientado.

Vygotsky, dá ênfase ao social, sendo este a fala mais primitiva das crianças, que subdivide-se em discurso egocêntrico e comunicativo.

O cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer. A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento.

A visão cognitivista, por meio do construtivismo, enxerga o homem como um sujeito ativo em seu desenvolvimento cognitivo e em sua aprendizagem. Os indivíduos absorvem e interpretam informações durante toda a vida, internalizando conceitos e dando significados às coisas e eventos, o que possibilita a construção de sua cognição1A teoria cognitivista tem como principais características os estímulos provocados pelo meio em que se situa o sujeito, os registros sensoriais do indivíduo e a informação que processa, de acordo com o grau de atenção.

No sentido da percepção de Piaget e Vygotsky segundo a teoria Cognitivista por meio do construtivismo, enxerga o homem como um sujeito ativo em seu desenvolvimento cognitivo e em sua aprendizagem assim sendo, o individuo absorve e interpreta informações  durante toda a vida, internacionalizando conceitos e dando significado as coisas e eventos. Piaget  define três tipos de esquema comportamentais ( sensório - motor) esquemas símbolicos e operacionais. sendo gerado pela  absorvição e interpretação de informações. E, Vygotsky parte da primissa  de que este desenvolvimento deve ser atendido com  referência  ao contexto social e cultural, os processos mentais superiores ( pensamento,linguagem,comportamento volitivo, atenção consciente,memoria voluntária e etc..) sua origem é em processos sociais e são a converção de relações sociais em funções mentais.

desta forma posso concluir que a teoria  cognitiva é de uma relevante contribuição para o desenvolvimento do sujeito por meio dos estudos sociais e de observação quanto a forma como o individuo reage a realidade apresenta!

Segunda a teoria de Piaget a abordagem cognitivista consite na observação do aluno e em seu comportamento social e indutivo, propondo uma liberdade de ação voltada ao trabalho de equipe, pois segundo a sua teoria a interação social é decorrente ao trabalho em grupo. Sendo assim, podemos apontar que a principal contribuição das teorias cognitivistas é permitir o maior nível de compreensão sobre como o aluno aprende e se desenvolve através de suas capacidades sensormotriz.

O cognitivismo é uma corrente teórica da psicologia que se concentra no estudo dos processos mentais envolvidos na aprendizagem, no pensamento e na resolução de problemas. Surgiu como uma reação ao behaviorismo, que focava exclusivamente no comportamento observável. O cognitivismo destaca a importância dos processos mentais internos, incluindo percepção, memória, linguagem, pensamento e solução de problemas, na compreensão do comportamento humano.

Alguns dos principais princípios e temas do cognitivismo incluem:

1. Processamento de Informações: O cognitivismo vê a mente humana como um processador de informações, semelhante a um computador, que recebe, interpreta, armazena, recupera e utiliza informações. Isso envolve a compreensão de como as pessoas adquirem, codificam, armazenam e recuperam informações para tomar decisões e resolver problemas.

2. Modelos Mentais: Os modelos mentais são representações internas da realidade que as pessoas constroem para compreender o mundo ao seu redor. Esses modelos são utilizados para organizar informações, prever eventos e resolver problemas, refletindo a maneira como as pessoas interpretam e processam informações para tomar decisões e agir no ambiente.

3. Processos Cognitivos Superiores: O cognitivismo estuda processos cognitivos superiores, como atenção, memória de longo prazo, resolução de problemas, tomada de decisões e linguagem. Esses processos desempenham um papel crucial na compreensão da forma como as pessoas processam e utilizam informações complexas para resolver problemas e tomar decisões em contextos diversos.

4. Desenvolvimento Cognitivo: O estudo do desenvolvimento cognitivo enfatiza como as capacidades mentais evoluem ao longo da vida, desde a infância até a idade adulta. Teorias como a de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo infantil são fundamentais para entender como as habilidades cognitivas se desenvolvem e se expandem ao longo do tempo.

O cognitivismo teve um impacto significativo na educação, na psicoterapia, na psicologia organizacional e em muitas outras áreas, oferecendo uma compreensão mais profunda dos processos mentais envolvidos no comportamento humano e fornecendo uma base teórica para intervenções e aplicações práticas em diversos contextos.

Portanto, Piaget e Vygotsky colaboram em estabelecer as relações pertinentes ao indivíduo em seu meio, na forma de aderir o conhecimento de forma ampla e a estruturar a partir dos estágios de desenvolvimento, como também na zona proximal para uma melhor aprendizagem no que condiz ao desenvolvimento do alunado.

cognitivismo é uma abordagem teórica para o entendimento da mente. O movimento foi uma resposta ao behaviorismo, que, segundo os cognitivistas, negligencia a cognição.

A própria conceituação de construtivismo já denota a ideia de construir algo. Sendo assim, entendendo os fundamentos da aprendizagem a partir dos esquemas cognitivos, percebemos que o conhecimento se constrói a partir do momento em que o sujeito passa a perceber esta construção e reconhece seus processos mentais e sua memória mais significativos.  Ou seja, não somente recebe informações a partir de suas capacidades físicas e cognitivas mas desenvolve uma criticidade acerca do que aprende.

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