Desafio
Citação de cmsana23 em outubro 20, 2023, 5:56 pmO construtivismo tem como base a cognição que influencia o social, e o homem foi criado para viver em sociedade e isso contribui com a teoria construtiva.
O construtivismo tem como base a cognição que influencia o social, e o homem foi criado para viver em sociedade e isso contribui com a teoria construtiva.
Citação de Daniela Amate em outubro 20, 2023, 11:33 pmPiaget enfatiza o egocentrismo e o considera como ponto intermediário entre o pensamento autístico e o pensamento orientado.
Já Vygotsky, dá ênfase ao social, sendo este a fala mais primitiva das crianças, que subdivide-se em discurso egocêntrico e comunicativo.
Piaget enfatiza o egocentrismo e o considera como ponto intermediário entre o pensamento autístico e o pensamento orientado.
Já Vygotsky, dá ênfase ao social, sendo este a fala mais primitiva das crianças, que subdivide-se em discurso egocêntrico e comunicativo.
Citação de Liliane em outubro 25, 2023, 9:11 pmO cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer. A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento.
O cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer. A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento.
Citação de Bruna Georg Balbo Santos em outubro 27, 2023, 12:31 pmA visão cognitivista, por meio do construtivismo, enxerga o homem como um sujeito ativo em seu desenvolvimento cognitivo e em sua aprendizagem. Os indivíduos absorvem e interpretam informações durante toda a vida, internalizando conceitos e dando significados às coisas e eventos, o que possibilita a construção de sua cognição1. A teoria cognitivista tem como principais características os estímulos provocados pelo meio em que se situa o sujeito, os registros sensoriais do indivíduo e a informação que processa, de acordo com o grau de atenção.
A visão cognitivista, por meio do construtivismo, enxerga o homem como um sujeito ativo em seu desenvolvimento cognitivo e em sua aprendizagem. Os indivíduos absorvem e interpretam informações durante toda a vida, internalizando conceitos e dando significados às coisas e eventos, o que possibilita a construção de sua cognição1. A teoria cognitivista tem como principais características os estímulos provocados pelo meio em que se situa o sujeito, os registros sensoriais do indivíduo e a informação que processa, de acordo com o grau de atenção.
Citação de CLEA LUCIA DOS SANTOS ALMEIDA em outubro 29, 2023, 5:26 pmNo sentido da percepção de Piaget e Vygotsky segundo a teoria Cognitivista por meio do construtivismo, enxerga o homem como um sujeito ativo em seu desenvolvimento cognitivo e em sua aprendizagem assim sendo, o individuo absorve e interpreta informações durante toda a vida, internacionalizando conceitos e dando significado as coisas e eventos. Piaget define três tipos de esquema comportamentais ( sensório - motor) esquemas símbolicos e operacionais. sendo gerado pela absorvição e interpretação de informações. E, Vygotsky parte da primissa de que este desenvolvimento deve ser atendido com referência ao contexto social e cultural, os processos mentais superiores ( pensamento,linguagem,comportamento volitivo, atenção consciente,memoria voluntária e etc..) sua origem é em processos sociais e são a converção de relações sociais em funções mentais.
desta forma posso concluir que a teoria cognitiva é de uma relevante contribuição para o desenvolvimento do sujeito por meio dos estudos sociais e de observação quanto a forma como o individuo reage a realidade apresenta!
No sentido da percepção de Piaget e Vygotsky segundo a teoria Cognitivista por meio do construtivismo, enxerga o homem como um sujeito ativo em seu desenvolvimento cognitivo e em sua aprendizagem assim sendo, o individuo absorve e interpreta informações durante toda a vida, internacionalizando conceitos e dando significado as coisas e eventos. Piaget define três tipos de esquema comportamentais ( sensório - motor) esquemas símbolicos e operacionais. sendo gerado pela absorvição e interpretação de informações. E, Vygotsky parte da primissa de que este desenvolvimento deve ser atendido com referência ao contexto social e cultural, os processos mentais superiores ( pensamento,linguagem,comportamento volitivo, atenção consciente,memoria voluntária e etc..) sua origem é em processos sociais e são a converção de relações sociais em funções mentais.
desta forma posso concluir que a teoria cognitiva é de uma relevante contribuição para o desenvolvimento do sujeito por meio dos estudos sociais e de observação quanto a forma como o individuo reage a realidade apresenta!
Citação de Otavio Bragiatto em outubro 30, 2023, 5:19 pmSegunda a teoria de Piaget a abordagem cognitivista consite na observação do aluno e em seu comportamento social e indutivo, propondo uma liberdade de ação voltada ao trabalho de equipe, pois segundo a sua teoria a interação social é decorrente ao trabalho em grupo. Sendo assim, podemos apontar que a principal contribuição das teorias cognitivistas é permitir o maior nível de compreensão sobre como o aluno aprende e se desenvolve através de suas capacidades sensormotriz.
Segunda a teoria de Piaget a abordagem cognitivista consite na observação do aluno e em seu comportamento social e indutivo, propondo uma liberdade de ação voltada ao trabalho de equipe, pois segundo a sua teoria a interação social é decorrente ao trabalho em grupo. Sendo assim, podemos apontar que a principal contribuição das teorias cognitivistas é permitir o maior nível de compreensão sobre como o aluno aprende e se desenvolve através de suas capacidades sensormotriz.
Citação de Everton Cavalcante em outubro 31, 2023, 2:48 amO cognitivismo é uma corrente teórica da psicologia que se concentra no estudo dos processos mentais envolvidos na aprendizagem, no pensamento e na resolução de problemas. Surgiu como uma reação ao behaviorismo, que focava exclusivamente no comportamento observável. O cognitivismo destaca a importância dos processos mentais internos, incluindo percepção, memória, linguagem, pensamento e solução de problemas, na compreensão do comportamento humano.
Alguns dos principais princípios e temas do cognitivismo incluem:
1. Processamento de Informações: O cognitivismo vê a mente humana como um processador de informações, semelhante a um computador, que recebe, interpreta, armazena, recupera e utiliza informações. Isso envolve a compreensão de como as pessoas adquirem, codificam, armazenam e recuperam informações para tomar decisões e resolver problemas.
2. Modelos Mentais: Os modelos mentais são representações internas da realidade que as pessoas constroem para compreender o mundo ao seu redor. Esses modelos são utilizados para organizar informações, prever eventos e resolver problemas, refletindo a maneira como as pessoas interpretam e processam informações para tomar decisões e agir no ambiente.
3. Processos Cognitivos Superiores: O cognitivismo estuda processos cognitivos superiores, como atenção, memória de longo prazo, resolução de problemas, tomada de decisões e linguagem. Esses processos desempenham um papel crucial na compreensão da forma como as pessoas processam e utilizam informações complexas para resolver problemas e tomar decisões em contextos diversos.
4. Desenvolvimento Cognitivo: O estudo do desenvolvimento cognitivo enfatiza como as capacidades mentais evoluem ao longo da vida, desde a infância até a idade adulta. Teorias como a de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo infantil são fundamentais para entender como as habilidades cognitivas se desenvolvem e se expandem ao longo do tempo.
O cognitivismo teve um impacto significativo na educação, na psicoterapia, na psicologia organizacional e em muitas outras áreas, oferecendo uma compreensão mais profunda dos processos mentais envolvidos no comportamento humano e fornecendo uma base teórica para intervenções e aplicações práticas em diversos contextos.
O cognitivismo é uma corrente teórica da psicologia que se concentra no estudo dos processos mentais envolvidos na aprendizagem, no pensamento e na resolução de problemas. Surgiu como uma reação ao behaviorismo, que focava exclusivamente no comportamento observável. O cognitivismo destaca a importância dos processos mentais internos, incluindo percepção, memória, linguagem, pensamento e solução de problemas, na compreensão do comportamento humano.
Alguns dos principais princípios e temas do cognitivismo incluem:
1. Processamento de Informações: O cognitivismo vê a mente humana como um processador de informações, semelhante a um computador, que recebe, interpreta, armazena, recupera e utiliza informações. Isso envolve a compreensão de como as pessoas adquirem, codificam, armazenam e recuperam informações para tomar decisões e resolver problemas.
2. Modelos Mentais: Os modelos mentais são representações internas da realidade que as pessoas constroem para compreender o mundo ao seu redor. Esses modelos são utilizados para organizar informações, prever eventos e resolver problemas, refletindo a maneira como as pessoas interpretam e processam informações para tomar decisões e agir no ambiente.
3. Processos Cognitivos Superiores: O cognitivismo estuda processos cognitivos superiores, como atenção, memória de longo prazo, resolução de problemas, tomada de decisões e linguagem. Esses processos desempenham um papel crucial na compreensão da forma como as pessoas processam e utilizam informações complexas para resolver problemas e tomar decisões em contextos diversos.
4. Desenvolvimento Cognitivo: O estudo do desenvolvimento cognitivo enfatiza como as capacidades mentais evoluem ao longo da vida, desde a infância até a idade adulta. Teorias como a de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo infantil são fundamentais para entender como as habilidades cognitivas se desenvolvem e se expandem ao longo do tempo.
O cognitivismo teve um impacto significativo na educação, na psicoterapia, na psicologia organizacional e em muitas outras áreas, oferecendo uma compreensão mais profunda dos processos mentais envolvidos no comportamento humano e fornecendo uma base teórica para intervenções e aplicações práticas em diversos contextos.
Citação de ADRIANA IOKO OKADA DE BARROS em novembro 7, 2023, 2:38 amPortanto, Piaget e Vygotsky colaboram em estabelecer as relações pertinentes ao indivíduo em seu meio, na forma de aderir o conhecimento de forma ampla e a estruturar a partir dos estágios de desenvolvimento, como também na zona proximal para uma melhor aprendizagem no que condiz ao desenvolvimento do alunado.
Portanto, Piaget e Vygotsky colaboram em estabelecer as relações pertinentes ao indivíduo em seu meio, na forma de aderir o conhecimento de forma ampla e a estruturar a partir dos estágios de desenvolvimento, como também na zona proximal para uma melhor aprendizagem no que condiz ao desenvolvimento do alunado.
Citação de Flavio Luiz Barbosa Saraiva em novembro 8, 2023, 2:51 pmcognitivismo é uma abordagem teórica para o entendimento da mente. O movimento foi uma resposta ao behaviorismo, que, segundo os cognitivistas, negligencia a cognição.
cognitivismo é uma abordagem teórica para o entendimento da mente. O movimento foi uma resposta ao behaviorismo, que, segundo os cognitivistas, negligencia a cognição.
Citação de Carlos Guedes em novembro 10, 2023, 5:22 pmA própria conceituação de construtivismo já denota a ideia de construir algo. Sendo assim, entendendo os fundamentos da aprendizagem a partir dos esquemas cognitivos, percebemos que o conhecimento se constrói a partir do momento em que o sujeito passa a perceber esta construção e reconhece seus processos mentais e sua memória mais significativos. Ou seja, não somente recebe informações a partir de suas capacidades físicas e cognitivas mas desenvolve uma criticidade acerca do que aprende.
A própria conceituação de construtivismo já denota a ideia de construir algo. Sendo assim, entendendo os fundamentos da aprendizagem a partir dos esquemas cognitivos, percebemos que o conhecimento se constrói a partir do momento em que o sujeito passa a perceber esta construção e reconhece seus processos mentais e sua memória mais significativos. Ou seja, não somente recebe informações a partir de suas capacidades físicas e cognitivas mas desenvolve uma criticidade acerca do que aprende.