Desafio
Citação de Quezia Maria dos Santos Benevenuto em novembro 14, 2023, 4:29 pmPara Piaget o apresedizado está ligado a fase de desenvolvimento, e isso ianteraje com o meio .
Para Vygotsky aprendizado e desenvolvimento só se completam não seguindo uma regra.
Para Piaget o apresedizado está ligado a fase de desenvolvimento, e isso ianteraje com o meio .
Para Vygotsky aprendizado e desenvolvimento só se completam não seguindo uma regra.
Citação de Juliano Saka em novembro 14, 2023, 10:24 pmPiaget com o cognitivismo criou um estudo sobre as fases dos desenvolvimento biologico humano aliadas a maturação dos processos mentais criando estágios significativos de como o ser humano interage com o mundo de acordo com sua faixa etária. Vygotsky tem sua contribuição em relação as ZDP e a relação de que o individuo responde ao meio em que vive, sendo reflexo da sociedade em suas interações fisicas e mentais.
Piaget com o cognitivismo criou um estudo sobre as fases dos desenvolvimento biologico humano aliadas a maturação dos processos mentais criando estágios significativos de como o ser humano interage com o mundo de acordo com sua faixa etária. Vygotsky tem sua contribuição em relação as ZDP e a relação de que o individuo responde ao meio em que vive, sendo reflexo da sociedade em suas interações fisicas e mentais.
Citação de claudiojankovski em novembro 16, 2023, 5:55 pmO construtivismo é uma teoria educacional que destaca a importância da construção ativa do conhecimento pelo aprendiz. Tanto Jean Piaget quanto Lev Vygotsky são importantes teóricos do construtivismo, mas eles têm abordagens distintas em relação ao desenvolvimento cognitivo e à aprendizagem.
Embora ambos compartilhem a perspectiva construtivista, a abordagem de Piaget é mais focada no desenvolvimento individual, enquanto Vygotsky enfatiza a influência do ambiente social e cultural na aprendizagem. Ambas as teorias têm contribuições valiosas para a compreensão da educação e do desenvolvimento cognitivo.
O construtivismo é uma teoria educacional que destaca a importância da construção ativa do conhecimento pelo aprendiz. Tanto Jean Piaget quanto Lev Vygotsky são importantes teóricos do construtivismo, mas eles têm abordagens distintas em relação ao desenvolvimento cognitivo e à aprendizagem.
Embora ambos compartilhem a perspectiva construtivista, a abordagem de Piaget é mais focada no desenvolvimento individual, enquanto Vygotsky enfatiza a influência do ambiente social e cultural na aprendizagem. Ambas as teorias têm contribuições valiosas para a compreensão da educação e do desenvolvimento cognitivo.
Citação de Dioneia lobo de Almeida dos santos em novembro 16, 2023, 10:29 pmTodo ser humano tem seu desenvolvimento dado através de suas próprias construções cognitivas . Portanto nem sempre a forma de ver o mundo de um será a visão do outro.
Todo ser humano tem seu desenvolvimento dado através de suas próprias construções cognitivas . Portanto nem sempre a forma de ver o mundo de um será a visão do outro.
Citação de Carlos Alberto Fernandes em novembro 17, 2023, 12:08 pmO cognitismo procura estudar como o individuo constroi suas estruturas cognitivas para a aquisição do conhecimento e os processos de pensamentos presente no homem desde a sua infãncia até a idade adulta.
O cognitismo procura estudar como o individuo constroi suas estruturas cognitivas para a aquisição do conhecimento e os processos de pensamentos presente no homem desde a sua infãncia até a idade adulta.
Citação de anabrizon em novembro 17, 2023, 4:57 pmO construtivismo de Jean Piaget é uma teoria epistemológica que coloca a pessoa com papel ativo na criação e modificação do objeto do conhecimento.
O construtivismo de Jean Piaget é uma teoria epistemológica que coloca a pessoa com papel ativo na criação e modificação do objeto do conhecimento.
Citação de Girlanio Castelo Dias em novembro 20, 2023, 10:34 amA proposta construtivista, ou abordagem cognitivista, atuam com a criação de condições, situações, experimentações e atividades que estimulam os estudantes para que eles construam seus próprios saberes através da interação, se tornando, assim, os principais responsáveis pelo processo de aprendizagem.
A proposta construtivista, ou abordagem cognitivista, atuam com a criação de condições, situações, experimentações e atividades que estimulam os estudantes para que eles construam seus próprios saberes através da interação, se tornando, assim, os principais responsáveis pelo processo de aprendizagem.
Citação de Gigliola em novembro 21, 2023, 12:55 pmPara construtivistas as pessoas constroem o conhecimento a partir da interação entre suas experiências e suas estruturas mentais. Para os cognitivistas, o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da assimilação de novas informações às estruturas mentais existentes e da acomodação dessas estruturas para acomodar novas informações.
Para construtivistas as pessoas constroem o conhecimento a partir da interação entre suas experiências e suas estruturas mentais. Para os cognitivistas, o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da assimilação de novas informações às estruturas mentais existentes e da acomodação dessas estruturas para acomodar novas informações.
Citação de Raphaella em novembro 21, 2023, 4:49 pmO termo cognicao pode ser definido como o conjunto de habilidades mentais necessárias para a construção de conhecimento sobre o mundo. Os processos cognitivos envolvem, portanto, habilidades relacionadas ao desenvolvimento do pensamento, raciocínio, linguagem, memória, abstração etc.; têm início ainda na infância e estão diretamente relacionados à aprendizagem.
De acordo com os principais teóricos cognitivistas, dentre os quais se destacam Piaget, Wallon e Vigotsky, é preciso compreender a ação do sujeito no processo de construção do conhecimento. Apesar de diferenças entre suas teorias, procuraram compreender como a aprendizagem ocorre no que se refere às estruturas mentais do sujeito e sobre o que é preciso fazer para aprender.
Jean Piaget (1896-1980) centraliza sua explicação para o desenvolvimento cognitivo nas fases de desenvolvimento da criança. Para ele, o desenvolvimento cognitivo ocorre em uma série de estágios sequenciais e qualitativamente diferentes, através do quais vai sendo construída a estrutura cognitiva seguinte, mais complexa e abrangente que a anterior. Nesse sentido a teoria piagetiana considera a inteligência como resultado de uma adaptação biológica, aonde o organismo procura o equilíbrio entre assimilação e acomodação para organizar o pensamento. O que determina o que o sujeito é capaz de fazer em cada fase do seu desenvolvimento é o equilíbrio correspondente a cada nível mental atingido.
Henry Wallon (1879-1962) compreende o desenvolvimento cognitivo como um processo social e interacionista, no qual a linguagem e o entorno social assumem um papel fundamental. Assim como Piaget, Wallon também categoriza o desenvolvimento em etapas, mas procura o entendimento do sujeito em sua integralidade: biológica, afetiva, social e intelectual. Desta forma, a existência do indivíduo se dá entre as exigências do organismo e da sociedade e seu desenvolvimento ocorre por meio de uma construção progressiva em que predominam ora aspectos afetivos, ora cognitivos estabelecidos, através das relações entre um ser e um meio que se modificam reciprocamente.
Lev Vygotsky (1896-1934) postula que o desenvolvimento do indivíduo e a aquisição de conhecimentos é resultado da interação do sujeito com o meio, através de um processo sócio histórico construído coletivamente e mediado pela cultura. De acordo com sua teoria, a aprendizagem promove o despertar de processos internos de desenvolvimento que não ocorreriam senão por meio das interações estabelecidas com o meio externo ao longo da vida. Como fruto dessas trocas e interações, o cérebro tem a capacidade de criar novos conhecimentos, isto porque o contato com outras experiências ativa as potencialidades do aprendiz em elaborar seus conhecimentos sobre os objetos, em um processo mediado pelo outro.
Podemos apontar que a principal contribuição das teorias cognitivas é permitir um maior nível de compreensão sobre como as pessoas aprendem, partindo do princípio de que essa aprendizagem é resultado da construção de um esquema de representações mentais que se dá a partir da participação ativa do sujeito e que resulta, em linhas gerais, no processamento de informações que serão internalizadas e transformadas em conhecimento
O termo cognicao pode ser definido como o conjunto de habilidades mentais necessárias para a construção de conhecimento sobre o mundo. Os processos cognitivos envolvem, portanto, habilidades relacionadas ao desenvolvimento do pensamento, raciocínio, linguagem, memória, abstração etc.; têm início ainda na infância e estão diretamente relacionados à aprendizagem.
De acordo com os principais teóricos cognitivistas, dentre os quais se destacam Piaget, Wallon e Vigotsky, é preciso compreender a ação do sujeito no processo de construção do conhecimento. Apesar de diferenças entre suas teorias, procuraram compreender como a aprendizagem ocorre no que se refere às estruturas mentais do sujeito e sobre o que é preciso fazer para aprender.
Jean Piaget (1896-1980) centraliza sua explicação para o desenvolvimento cognitivo nas fases de desenvolvimento da criança. Para ele, o desenvolvimento cognitivo ocorre em uma série de estágios sequenciais e qualitativamente diferentes, através do quais vai sendo construída a estrutura cognitiva seguinte, mais complexa e abrangente que a anterior. Nesse sentido a teoria piagetiana considera a inteligência como resultado de uma adaptação biológica, aonde o organismo procura o equilíbrio entre assimilação e acomodação para organizar o pensamento. O que determina o que o sujeito é capaz de fazer em cada fase do seu desenvolvimento é o equilíbrio correspondente a cada nível mental atingido.
Henry Wallon (1879-1962) compreende o desenvolvimento cognitivo como um processo social e interacionista, no qual a linguagem e o entorno social assumem um papel fundamental. Assim como Piaget, Wallon também categoriza o desenvolvimento em etapas, mas procura o entendimento do sujeito em sua integralidade: biológica, afetiva, social e intelectual. Desta forma, a existência do indivíduo se dá entre as exigências do organismo e da sociedade e seu desenvolvimento ocorre por meio de uma construção progressiva em que predominam ora aspectos afetivos, ora cognitivos estabelecidos, através das relações entre um ser e um meio que se modificam reciprocamente.
Lev Vygotsky (1896-1934) postula que o desenvolvimento do indivíduo e a aquisição de conhecimentos é resultado da interação do sujeito com o meio, através de um processo sócio histórico construído coletivamente e mediado pela cultura. De acordo com sua teoria, a aprendizagem promove o despertar de processos internos de desenvolvimento que não ocorreriam senão por meio das interações estabelecidas com o meio externo ao longo da vida. Como fruto dessas trocas e interações, o cérebro tem a capacidade de criar novos conhecimentos, isto porque o contato com outras experiências ativa as potencialidades do aprendiz em elaborar seus conhecimentos sobre os objetos, em um processo mediado pelo outro.
Podemos apontar que a principal contribuição das teorias cognitivas é permitir um maior nível de compreensão sobre como as pessoas aprendem, partindo do princípio de que essa aprendizagem é resultado da construção de um esquema de representações mentais que se dá a partir da participação ativa do sujeito e que resulta, em linhas gerais, no processamento de informações que serão internalizadas e transformadas em conhecimento
Citação de Gilcelia Carvalho Lopes em novembro 24, 2023, 4:40 pmA criança tem seu conhecimento e desenvolvimento no seu tempo.
A criança tem seu conhecimento e desenvolvimento no seu tempo.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱