Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 24 of 45Next

Para Piaget o apresedizado está ligado a fase de desenvolvimento, e isso ianteraje com o meio .

Para Vygotsky aprendizado e desenvolvimento só se completam não seguindo uma regra.

Piaget com o cognitivismo criou um estudo sobre as fases dos desenvolvimento biologico humano aliadas a maturação dos processos mentais criando estágios significativos de como o ser humano interage com o mundo de acordo com sua faixa etária. Vygotsky tem sua contribuição em relação as ZDP e a relação de que o individuo responde ao meio em que vive, sendo reflexo da sociedade em suas interações fisicas e mentais.

O construtivismo é uma teoria educacional que destaca a importância da construção ativa do conhecimento pelo aprendiz. Tanto Jean Piaget quanto Lev Vygotsky são importantes teóricos do construtivismo, mas eles têm abordagens distintas em relação ao desenvolvimento cognitivo e à aprendizagem.

Embora ambos compartilhem a perspectiva construtivista, a abordagem de Piaget é mais focada no desenvolvimento individual, enquanto Vygotsky enfatiza a influência do ambiente social e cultural na aprendizagem. Ambas as teorias têm contribuições valiosas para a compreensão da educação e do desenvolvimento cognitivo.

Todo ser humano tem seu desenvolvimento dado através de suas próprias construções cognitivas . Portanto nem sempre a forma de ver o mundo de um será a visão do outro.

O cognitismo procura estudar como o individuo constroi suas estruturas cognitivas para a aquisição do conhecimento e os processos de pensamentos presente no homem desde a sua infãncia até a idade adulta.

O construtivismo de Jean Piaget é uma teoria epistemológica que coloca a pessoa com papel ativo na criação e modificação do objeto do conhecimento.

A proposta construtivista, ou abordagem cognitivista, atuam com a criação de condições, situações, experimentações e atividades que estimulam os estudantes para que eles construam seus próprios saberes através da interação, se tornando, assim, os principais responsáveis pelo processo de aprendizagem.

 

 

Para construtivistas  as pessoas constroem o conhecimento a partir da interação entre suas experiências e suas estruturas mentais.  Para os cognitivistas, o desenvolvimento cognitivo se dá por meio da assimilação de novas informações às estruturas mentais existentes e da acomodação dessas estruturas para acomodar novas informações.

O termo cognicao pode ser definido como o conjunto de habilidades mentais necessárias para a construção de conhecimento sobre o mundo. Os processos cognitivos envolvem, portanto, habilidades relacionadas ao desenvolvimento do pensamento, raciocínio, linguagem, memória, abstração etc.; têm início ainda na infância e estão diretamente relacionados à aprendizagem.

De acordo com os principais teóricos cognitivistas, dentre os quais se destacam Piaget, Wallon e Vigotsky, é preciso compreender a ação do sujeito no processo de construção do conhecimento. Apesar de diferenças entre suas teorias, procuraram compreender como a aprendizagem ocorre no que se refere às estruturas mentais do sujeito e sobre o que é preciso fazer para aprender.

Jean Piaget (1896-1980) centraliza sua explicação para o desenvolvimento cognitivo nas fases de desenvolvimento da criança. Para ele, o desenvolvimento cognitivo ocorre em uma série de estágios sequenciais e qualitativamente diferentes, através do quais vai sendo construída a estrutura cognitiva seguinte, mais complexa e abrangente que a anterior. Nesse sentido a teoria piagetiana considera a inteligência como resultado de uma adaptação biológica, aonde o organismo procura o equilíbrio entre assimilação e acomodação para organizar o pensamento. O que determina o que o sujeito é capaz de fazer em cada fase do seu desenvolvimento é o equilíbrio correspondente a cada nível mental atingido.

Henry Wallon (1879-1962) compreende o desenvolvimento cognitivo como um processo social e interacionista, no qual a linguagem e o entorno social assumem um papel fundamental. Assim como Piaget, Wallon também categoriza o desenvolvimento em etapas, mas procura o entendimento do sujeito em sua integralidade: biológica, afetiva, social e intelectual. Desta forma, a existência do indivíduo se dá entre as exigências do organismo e da sociedade e seu desenvolvimento ocorre por meio de uma construção progressiva em que predominam ora aspectos afetivos, ora cognitivos estabelecidos, através das relações entre um ser e um meio que se modificam reciprocamente.

Lev Vygotsky (1896-1934) postula que o desenvolvimento do indivíduo e a aquisição de conhecimentos é resultado da interação do sujeito com o meio, através de um processo sócio histórico construído coletivamente e mediado pela cultura. De acordo com sua teoria, a aprendizagem promove o despertar de processos internos de desenvolvimento que não ocorreriam senão por meio das interações estabelecidas com o meio externo ao longo da vida. Como fruto dessas trocas e interações, o cérebro tem a capacidade de criar novos conhecimentos, isto porque o contato com outras experiências ativa as potencialidades do aprendiz em elaborar seus conhecimentos sobre os objetos, em um processo mediado pelo outro.

Podemos apontar que a principal contribuição das teorias cognitivas é permitir um maior nível de compreensão sobre como as pessoas aprendem, partindo do princípio de que essa aprendizagem é resultado da construção de um esquema de representações mentais que se dá a partir da participação ativa do sujeito e que resulta, em linhas gerais, no processamento de informações que serão internalizadas e transformadas em conhecimento

A criança tem seu conhecimento e desenvolvimento no seu tempo.

PreviousPage 24 of 45Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱